Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
Imagem corporativa é a que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo, e pode ser conceituada como o resultado das interações de todas as experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem da organização. Identidade corporativa deixa à deriva as experiências da organização, seus sucessos e fracassos, além de suas perspectivas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Não se caracteriza como release o texto jornalístico relativo a uma entrevista coletiva e distribuído durante ou após a realização dela.Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia, julgue os próximos itens.
Os elementos complementares da notícia, tais como ilustrações, fotos, gráficos e tabelas, devem receber tratamento editorial similar aos textos noticiosos. Tal como nos textos, devem se aplicar a esses recursos gráficos os critérios de seleção e hierarquização das informações neles contidas, uma vez que eles também apresentam conteúdo editorial.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
As corporações atuam tentando formar o que elas podem chamar de bens de cultura, sendo o luxo, atualmente, substituído pelo lucro, o que evidencia a aproximação delas com a cultura de massa.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
O profissional, ao ingressar em uma instituição, leva para ela a educação que recebeu e a predisposição de uma convivência cultural, da qual a empresa faz parte, sendo a cultura organizacional incorporada posteriormente.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
O espelho da cultura organizacional não está ligado ao processo de gestão e sim ao comportamento dos diversos públicos da organização.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
O lead, que é uma estratégia textual recomendada para a produção de releases, está presente em textos com estrutura de pirâmide normal.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.
O equilíbrio entre forma e conteúdo é um dos princípios da composição gráfica. Segundo essa orientação, é necessário considerar elementos como contraste, intensidade e tamanho/proporção. A figura acima, reproduzida da Internet(www.n.i.uol.com.br/educacao), é um exemplo adequado de aplicação desses elementos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
A definição de comunicação como ritual coincide com a de comunicação como transporte, ou seja, conjunto de mensagens emitidas no espaço e no tempo, para controle das pessoas e das distâncias.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.
As publicações jornalísticas institucionais denominadas genericamente de house-organs incluem jornais e revistas para públicos internos e externos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...