Questões de Comunicação Social da Dom Cintra Fundação

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Para orientar a efetividade das ações de Relações Públicas, no ponto de vista de Fortes, o processo se integra ao desenvolvimento das funções básicas. Entre elas:

  • A.

    pesquisa – planejamento - execução;

  • B.

    assessoramento – coordenação – elaboração;

  • C.

    controle – assessoramento – coordenação;

  • D.

    controle - avaliação - retroalimentação;

  • E.

    pesquisa – coordenação – implementação.

No primeiro momento do processo de Relações Públicas são proporcionados os instrumentos para:

  • A.

    definir as idiossincrasias do grupo;

  • B.

    localizar os pontos de fragilidade nas relações interpessoais;

  • C.

    conhecer os segmentos públicos e entender suas condutas;

  • D.

    organizar dinâmicas de grupo;

  • E.

    determinar a estratégia para mudanças de atitudes.

Os eventos são excelentes meios de comunicação dirigida, propiciam a aproximação da organização promotora com o público participante, podem ser bastante diversificados e se caracterizam por:

  • A.

    dispensar o patrocínio e a produção de materiais institucionais que vinculem as ações sociais a qualquer organização, o que atribui um caráter de independência e autonomia à empresa promotora do evento;

  • B.

    emergir espontaneamente na sociedade, sem demandar gestão nem planejamento prévios e sem onerar a organização que a eles se associa, exigindo, portanto, a mobilização de uma quantidade menor de recursos, o que torna a relação custo-benefício bastante atraente;

  • C.

    atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição, com planejamento detalhado de escolha de local, data, cadastramento de participantes, serviços de som e de multimídia, produção de material informativo e promocional e divulgação;

  • D.

    investir exclusivamente nas atividades esportivas e religiosas capazes de atrair um público mais numeroso e, em geral, naturalmente motivado, o que acarretaria um volume menor de despesas com serviços de estimulação e persuasão;

  • E.

    proporcionar grande retorno financeiro e de marketing com atividades espontâneas que não demandam um investimento de recursos de vulto nem uma divulgação excessivamente dispendiosa, além de incentivar a liberdade de expressão e proporcionar, por isso mesmo, um excelente feedback à organização que o promoveu.

Segundo Kunsch, entre os autores que defendem as Relações Públicas como um subsistema administrativo de apoio, estão:

  • A.

    Lyotard e Grunig;

  • B.

    Murphy e Grayson;

  • C.

    Bacon e Ungerer;

  • D.

    Grunig e Hunt;

  • E.

    Hunt e Mounin.

No ponto de vista de Lerbinger, conforme cita Kunsch, podemos encontrar três tipos de categorias de crises:

  • A.

    de relações; de ambiente; de falha administrativa;

  • B.

    do clima humano; do mundo físico; de colapso financeiro;

  • C.

    do mundo físico; do clima humano; de fracasso gerencial;

  • D.

    de fracasso gerencial; de ambiente; de colapso administrativo;

  • E.

    de falha econômica; de relações; do mundo natural.

As Relações Públicas enfatizam o lado profissional e corporativo das organizações e, segundo Kunsch, se caracterizam, como atividade profissional, por:

  • A.

    pensar em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; supervisionar e coordenar programas de comunicação com públicos; prever e gerenciar conflitos e crises nas organizações;

  • B.

    fundamentar-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos; persuadir o público a adquirir os produtos da empresa; analisar as estratégias dos concorrentes;

  • C.

    pensar e desenvolver estratégias de marketing que levem ao convencimento do público-alvo; implementar uma estratégia que satisfaça clientes e consumidores; fornecer subsídios para o departamento de vendas a corporação;

  • D.

    identificar mercados potenciais para os produtos da organização; criar serviços diferenciados que atraiam um novo público-alvo; dar apoio ao departamento de produção; fornecer feedback aos diretores de vendas;

  • E.

    criar programas de comunicação mercadológica; coordenar seminários de marketing para os funcionários da empresa; promover e manter um fluxo constante de troca de informações que permita o aprimoramento técnico dos produtos e serviços.

Castells diferencia o industrialismo e o informacionismo, quando afirma que cada modo de desenvolvimento tem, também, um princípio de desempenho estruturalmente determinado, que serve de base para a organização dos processos tecnológicos. Segundo ele, o informacionismo visa à:

  • A.

    maximização da produção industrial voltada para a exportação;

  • B.

    acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação;

  • C.

    maximização da produção industrial voltada para o mercado interno de cada país produtor;

  • D.

    otimização dos processos de acumulação do capital oriundo do agronegócio;

  • E.

    acumulação de conhecimentos produzidos pela indústria cultural dos países da periferia.

Castells afirma que, apesar de serem organizadas em paradigmas oriundos das esferas dominantes da sociedade, como o processo produtivo ou o complexo industrial militar, as tecnologias e as relações técnicas de produção:

  • A.

    modelam o comportamento social e a comunicação simbólica;

  • B.

    permitem a globalização da economia a partir da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados pelos países periféricos;

  • C.

    modelam as relações de classe dos países industrializados;

  • D.

    modelam as relações de classes de todos os países relacionados economicamente;

  • E.

    modelam o comportamento social e a comunicação simbólica, contribuindo para a conservação da cultura e dos comportamentos.

A reestruturação do capitalismo e a difusão do informacionismo são processos inseparáveis em escala global, e integram o mundo em comunidades virtuais, que se organizam:

  • A.

    para obter maior lucro na compra de produtos importados de países distantes;

  • B.

    por rígidos critérios de nacionalidade e de classe social;

  • C.

    a partir de identidades públicas, formais e institucionalizadas;

  • D.

    em torno de identidades construídas com base em determinado atributo cultural ou conjuntos de atributos;

  • E.

    por critérios de renda, gênero, idade e nacionalidade.

A cultura da virtualidade real associada a um sistema multimídia, eletronicamente integrado, contribui para a transformação do tempo em nossa sociedade de duas formas diferentes:

  • A.

    virtualidade e historicidade;

  • B.

    realidade e fantasia;

  • C.

    simultaneidade e intemporalidade;

  • D.

    passado e presente;

  • E. globalizado e local.
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