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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Para orientar a efetividade das ações de Relações Públicas, no ponto de vista de Fortes, o processo se integra ao desenvolvimento das funções básicas. Entre elas:
pesquisa planejamento - execução;
assessoramento coordenação elaboração;
controle assessoramento coordenação;
controle - avaliação - retroalimentação;
pesquisa coordenação implementação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
No primeiro momento do processo de Relações Públicas são proporcionados os instrumentos para:
definir as idiossincrasias do grupo;
localizar os pontos de fragilidade nas relações interpessoais;
conhecer os segmentos públicos e entender suas condutas;
organizar dinâmicas de grupo;
determinar a estratégia para mudanças de atitudes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Os eventos são excelentes meios de comunicação dirigida, propiciam a aproximação da organização promotora com o público participante, podem ser bastante diversificados e se caracterizam por:
dispensar o patrocínio e a produção de materiais institucionais que vinculem as ações sociais a qualquer organização, o que atribui um caráter de independência e autonomia à empresa promotora do evento;
emergir espontaneamente na sociedade, sem demandar gestão nem planejamento prévios e sem onerar a organização que a eles se associa, exigindo, portanto, a mobilização de uma quantidade menor de recursos, o que torna a relação custo-benefício bastante atraente;
atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição, com planejamento detalhado de escolha de local, data, cadastramento de participantes, serviços de som e de multimídia, produção de material informativo e promocional e divulgação;
investir exclusivamente nas atividades esportivas e religiosas capazes de atrair um público mais numeroso e, em geral, naturalmente motivado, o que acarretaria um volume menor de despesas com serviços de estimulação e persuasão;
proporcionar grande retorno financeiro e de marketing com atividades espontâneas que não demandam um investimento de recursos de vulto nem uma divulgação excessivamente dispendiosa, além de incentivar a liberdade de expressão e proporcionar, por isso mesmo, um excelente feedback à organização que o promoveu.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
Segundo Kunsch, entre os autores que defendem as Relações Públicas como um subsistema administrativo de apoio, estão:
Lyotard e Grunig;
Murphy e Grayson;
Bacon e Ungerer;
Grunig e Hunt;
Hunt e Mounin.
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No ponto de vista de Lerbinger, conforme cita Kunsch, podemos encontrar três tipos de categorias de crises:
de relações; de ambiente; de falha administrativa;
do clima humano; do mundo físico; de colapso financeiro;
do mundo físico; do clima humano; de fracasso gerencial;
de fracasso gerencial; de ambiente; de colapso administrativo;
de falha econômica; de relações; do mundo natural.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Dom Cintra Fundação - 2012
As Relações Públicas enfatizam o lado profissional e corporativo das organizações e, segundo Kunsch, se caracterizam, como atividade profissional, por:
pensar em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; supervisionar e coordenar programas de comunicação com públicos; prever e gerenciar conflitos e crises nas organizações;
fundamentar-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos; persuadir o público a adquirir os produtos da empresa; analisar as estratégias dos concorrentes;
pensar e desenvolver estratégias de marketing que levem ao convencimento do público-alvo; implementar uma estratégia que satisfaça clientes e consumidores; fornecer subsídios para o departamento de vendas a corporação;
identificar mercados potenciais para os produtos da organização; criar serviços diferenciados que atraiam um novo público-alvo; dar apoio ao departamento de produção; fornecer feedback aos diretores de vendas;
criar programas de comunicação mercadológica; coordenar seminários de marketing para os funcionários da empresa; promover e manter um fluxo constante de troca de informações que permita o aprimoramento técnico dos produtos e serviços.
Castells diferencia o industrialismo e o informacionismo, quando afirma que cada modo de desenvolvimento tem, também, um princípio de desempenho estruturalmente determinado, que serve de base para a organização dos processos tecnológicos. Segundo ele, o informacionismo visa à:
maximização da produção industrial voltada para a exportação;
acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação;
maximização da produção industrial voltada para o mercado interno de cada país produtor;
otimização dos processos de acumulação do capital oriundo do agronegócio;
acumulação de conhecimentos produzidos pela indústria cultural dos países da periferia.
Castells afirma que, apesar de serem organizadas em paradigmas oriundos das esferas dominantes da sociedade, como o processo produtivo ou o complexo industrial militar, as tecnologias e as relações técnicas de produção:
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica;
permitem a globalização da economia a partir da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados pelos países periféricos;
modelam as relações de classe dos países industrializados;
modelam as relações de classes de todos os países relacionados economicamente;
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica, contribuindo para a conservação da cultura e dos comportamentos.
A reestruturação do capitalismo e a difusão do informacionismo são processos inseparáveis em escala global, e integram o mundo em comunidades virtuais, que se organizam:
para obter maior lucro na compra de produtos importados de países distantes;
por rígidos critérios de nacionalidade e de classe social;
a partir de identidades públicas, formais e institucionalizadas;
em torno de identidades construídas com base em determinado atributo cultural ou conjuntos de atributos;
por critérios de renda, gênero, idade e nacionalidade.
A cultura da virtualidade real associada a um sistema multimídia, eletronicamente integrado, contribui para a transformação do tempo em nossa sociedade de duas formas diferentes:
virtualidade e historicidade;
realidade e fantasia;
simultaneidade e intemporalidade;
passado e presente;
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