Questões de Comunicação Social da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Uma das principais discussões no campo de assessorias de comunicação refere à técnica de convencimento dos veículos de imprensa para a divulgação de notícias de organizações. Ainda prevalece a indisposição da maioria dos editores contra assessorias de comunicação. Qual dos comportamentos discriminados é considerado como exemplar para os assessores de comunicação?

  • A.

    O Assessor de Comunicação telefona para os editores de jornais, televisão e rádios para mostrar que a sua matéria é muito importante e merecedora de destaque na veiculação.

  • B.

    O Assessor de Comunicação abastece os veículos de comunicação de notícias, apostando na possibilidade de emplacar pelo menos uma matéria.

  • C.

    O Assessor de Comunicação envia informações sobre os acontecimentos da sua organização para os veículos de divulgação, enfatizando a sua importância para a sociedade, sem extrapolar os limites da ética e da verdade, podendo sugerir pautas.

  • D.

    O Assessor de Comunicação pede que o diretor da organização onde trabalha interceda junto aos diretores dos veículos de comunicação, sensibilizando-os a dar destaque às suas matérias.

O clima organizacional precisa da comunicação para alcançar um bom nível de convivência interna. Se for bem trabalhada, com eficiência, transparência e confiança, a comunicação ajuda a organização a alcançar, em nível interno, um ambiente de:

  • A.

    Produção, alinhamento e concentração.

  • B.

    Dedicação, suor e cansaço.

  • C.

    Interação, compreensão e satisfação.

  • D.

    Deveres, confiança e silêncio.

As organizações procuram, cada vez mais, avançar em tecnologia para facilitar os acessos às informações aos seus funcionários. Assim, a assessoria de comunicação, por exemplo, passa a dispor de facilidades para implementar meios destinados a dinamizar o fluxo de informação para atingir até os que não trabalham com a tecnologia da informação. Qual o plano indicado para dinamizar a comunicação?

  • A.

    Emissão de boletins eletrônicos, via rede de computadores, a cada uma hora, para colocar os empregados da organização a par do que acontece dentro dela.

  • B.

    Criação de uma rede interna, obrigando os funcionários a se habituar à cultura do computador, de forma a tornar dinâmico o processo de comunicação.

  • C.

    Implantação de uma intranet, sem dispensar os meios tradicionais.

  • D.

    Instalação de circuito interno de tv, intranet, suspendendo os veículos antigos que obrigam o sujeito a parar diante de quadro de avisos, por exemplo.

Os meios de comunicação não fogem à neurose da velocidade da informação, motivo pelo qual procuram estar sempre em luta contra o relógio para ganhar sempre a pole position. A grande dúvida é se esta corrida contra o tempo e a obsessão pelo furo de reportagem não estariam comprometendo a qualidade da informação, ao invés de permitir uma melhor apuração dos fatos e qualidade do texto, considerando que o acesso às informações é bem mais rápido. Escolha entre as alternativas qual a mais compatível com a realidade descrita:

  • A.

    Antes da informática, o jornalista precisava sair às ruas em busca de informação ou disputar linhas telefônicas, um tanto escassa. Mesmo assim, ele arranjava tempo para produzir um bom texto e apurar bem os fatos e suas causas. Hoje, o jornalista, dispõe de acessos fáceis ao mundo da informação, aos bancos de dados, de informações e de conhecimento, motivo pelo qual ele reúne mais e melhores condições para produzir uma reportagem completa e um ótimo texto.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa devem acompanhar as mudanças, transformando seus produtos em espetáculos para atrair clientes, reduzindo o conteúdo e inovando as formas.

  • C.

    A televisão acompanha com perfeição a velocidade da informação, motivo pelo qual o jornal, o rádio e mesmo a web precisam seguir os seus passos.

  • D.

    Neste novo cenário do espetáculo da informação, os jornais precisam reduzir seus textos, tornando-os extremamente objetivos. É que o leitor moderno não tem mais tempo para leitura de notícias.

Qual deve ser o compromisso do jornalista com a organização onde trabalha no tocante à divulgação? Escolha abaixo a opção correta.

  • A.

    O jornalista, em nome da verdade, deve escamotear fatos verídicos no texto, para não comprometer a sua relação com a organização onde trabalha.

  • B.

    O jornalista deve corresponder à confiança do empregador, limitando-se a elaborar textos de acordo com as linhas ideológicas estabelecidas pela organização onde trabalha, mesmo que fatos tenham de ser omitidos na reportagem.

  • C.

    Em nome da saúde da organização onde trabalha, o jornalista deve direcionar o texto de acordo com a linha ideológica definida por quem paga o seu salário.

  • D.

    O jornalista deve fazer prevalecer o seu compromisso com a verdade, mesmo que o seu texto contrarie a orientação da organização que o emprega.

Uma campanha de comunicação, para ser bem sucedida, tem de convencer:

  • A.

    o cliente.

  • B.

    os meios de comunicação.

  • C.

    os jornalistas.

  • D.

    o público alvo.

Para desenvolver um bom plano de comunicação, em que temos de pensar primeiro?

  • A.

    Na estratégia.

  • B.

    Na criação.

  • C.

    Nos custos de produção.

  • D.

    Na mídia.

Um bom plano de comunicação deve prever a:

  • A.

    reação do público-alvo.

  • B.

    conquista de prêmios de propaganda.

  • C.

    reação do cliente.

  • D.

    economia nos custos de comunicação e de veiculação.

Qual destas frases está certa?

  • A.

    A mídia deve se limitar ao que o Cliente está pedindo.

  • B.

    Um bom plano de comunicação trabalha o posicionamento e orienta o conceito.

  • C.

    A elaboração de um plano de comunicação dispensa a colaboração da mídia e da criação.

  • D.

    O sucesso de uma campanha de propaganda só depende da criatividade das peças.

Uma organização convoca a sua Assessoria de Comunicação para que proponha ações no sentido de combater o alto índice de alcoolismo entre os empregados. A primeira decisão da Assessoria de Comunicação é:

  • A.

    Propor à direção da organização a demissão sumária dos alcoólatras que estão influenciando os colegas para o vício.

  • B.

    Convocar órgãos auxiliadores, como a Secretaria Municipal da Saúde, Polícia e psicólogos para montar uma estratégia de campanha.

  • C.

    Levantar as causas da alta incidência de alcoólatras na organização para subsidiar as estratégias destinadas a equacionar o problema.

  • D.

    Saber da Presidência da Organização qual o montante de recursos a ser destinado a essa campanha.

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