Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A “agenda-setting” é uma teoria jornalística que afirma que

  • A.

    A “agenda-setting” é uma teoria jornalística que afirma que

  • B.

    as pessoas definem seus assuntos de interesse em função do que os meios de comunicação veiculam.

  • C.

    os meios de comunicação organizam suas coberturas jornalísticas em função de um calendário de eventos pré-definido.

  • D.

    as fontes de informação, oficiais ou não, interferem na elaboração das pautas.

  • E.

    as pessoas ganham notoriedade quando têm entrevistas agendadas em programas especializados.

Assinale a figura que representa o plano americano.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

  • a.

    A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.

  • b.

    A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.

  • c.

    O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.

  • d.

    Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina − chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos − é gravada em outra máquina − chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em seqüência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.

  • e.

    Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca seqüencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.

A linha teórica na área da Comunicação que explica a existência de líderes de opinião na sociedade chama-se

  • A.

    Teoria Funcionalista.

  • B.

    Teoria Crítica.

  • C.

    Abordagem Empírico-Experimental.

  • D.

    Teoria Hipodérmica.

  • E.

    Abordagem Empírica de Campo.

O exemplo assemelha-se a uma história em quadrinhos sem balão, mas é uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. Esse roteiro é chamado, de

  • A.

    banda desenhada.

  • B.

    tira.

  • C.

    graphic script.

  • D.

    storyboard .

  • E.

    esboço.

Proposta por Elisabeth Noëlle-Neumann em 1973, a Teoria da Espiral do Silêncio afirma que

  • A.

    o poder dos proprietários dos meios de comunicação é tão grande que nada resta à população a não ser aceitar as mensagens por eles difundidas como verdadeiras.

  • B.

    o poder dos proprietários dos meios de comunicação estende-se como tentáculos por todas as áreas da sociedade e a população deve calar-se e aceitar todas as imposições por eles feitas.

  • C.

    os meios de comunicação tendem a dar mais espaço às opiniões que parecem dominantes e originárias de uma minoria ativa e com facilidade de acesso a eles, fazendo com que as suas opiniões sejam percebidas como se fossem não de um grupo minoritário da sociedade, mas da maioria silenciosa.

  • D.

    os meios de comunicação tendem a dar mais espaço para a opinião das pessoas que estejam dentro dos padrões de moda e de beleza vigentes em cada época.

  • E.

    os meios de comunicação apenas veiculam as opiniões de pessoas que sejam especialistas renomados de diferentes áreas do conhecimento humano e ligados a grupos parceiros seus.

Todas as siglas se referem a formatos de gravação em vídeo e sistemas de televisão em cores em

  • A.

    DVCam, Betacam, NTSC e PAL-M.

  • B.

    NTSC, MiniDV, DVCam e PDF.

  • C.

    Betacam, MiniDV, JPEG e PDF.

  • D.

    PDF, JPEG, WAV e PAL-M.

  • E.

    WAV, MP3, NTSC e VHS.

Nos meios de comunicação, a atividade que abrange todas as formas de controle das informações, desde as definições de codificação, seleção e formação da mensagem, sua veiculação, programação e sua exclusão parcial ou total é denominada

  • A.

    Interviewing.

  • B.

    Gatekeeping.

  • C.

    Reporting.

  • D.

    Feedback.

  • E.

    Scheduling.

O DVD é um suporte físico para a gravação de dados, áudio e vídeo. A sigla DVD significa

  • A.

    Digital Video Dub.

  • B.

    Decodificador de Vídeo Digital.

  • C.

    Dolby Video Digital.

  • D.

    Digital Video Disc.

  • E.

    Decodificador Variável Digital.

O cliente deve fornecer à sua agência, antes de iniciar uma campanha, algumas informações, a partir da qual ela poderá desenvolver a estratégia criativa mais adequada. Essas informações devem refletir com clareza todas as variáveis que possam afetar o produto, sua utilidade e as metas desejadas pelo contratante. Esse conjunto de informações é chamado de

  • A.

    problema.

  • B.

    tese.

  • C.

    briefing.

  • D.

    case.

  • E.

    hipótese.

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