Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a história da Assessoria de Imprensa, foi no ano de 1772 que a primeira atividade correlata foi desenvolvida. Quatro anos antes da independência dos Estados Unidos, um grupo de revolucionários comandado por George Washington, preocupado com a divulgação de informações oficiais, contratou o escritor e editor Samuel Adams para desenvolver um trabalho que mesclasse elementos da comunicação. Alguns outros trabalhos semelhantes foram desenvolvidos, porém, somente no ano de 1906, um jornalista norte-americano utilizou pela primeira vez o termo assessoria de imprensa e fundou, em Nova York, o primeiro escritório de assessoria de imprensa ou relações públicas do mundo, tornando-se o fundador das Relações Públicas, berço da assessoria de imprensa.Quemera esse jornalista?
Yve Lee.
Rupert Murdoch.
Chris Haney.
James Gordon Bennet Jr.
Howard Hughes.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:
união dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com baseemmuitos dados e pesquisa exaustiva.
mistura de narrativa jornalística com a literária, formandoumromance de não ficção.
enfoque mais imaginativo e lírico à reportagem, permitindo ao jornalista inserir-se na narrativa sem alterar a realidade da notícia sobre a qual trabalhava.
texto que não se encaixasse na categoria da notícia propriamente dita, a reportagem abrangia tudo relacionado com histórias de interesse humano, ou seja, textos que versavam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos na vida de pessoas comuns.
união do estilo cênico e literário, com técnicas apuradas de produção e apresentação dos textos, sempre baseados em muita pesquisa e com larga fonte de dados.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em referência às relações com os colegas, assinale a alternativa em DESACORDO com os princípios fundamentais apresentados no Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.
O profissional de Relações Públicas deve ter para com seus colegas a consideração e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.
A crítica a trabalhos desenvolvidos por colegas deverá ser sempre objetiva, construtiva, comprovável e de inteira responsabilidade de seu autor, respeitando sua honra e dignidade.
O profissional de Relações Públicas não deverá, em função do espírito de solidariedade, ser conivente com erro, contravenção penal ou infração a este Código de Ética praticado por outro colega.
O profissional de Relações Públicas não pleiteará para si emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro profissional de Relações Públicas, salvo a pedido do próprio.
O profissional de Relações Públicas não atenderá cliente que esteja sendo assistido por outro colega, salvo quando informado, seguramente, da interrupção definitiva do atendimento prestado pelo colega.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
OCapítulo II do Decreto n° 70.274, de 09 de março de 1972, que estabelece as normas do Cerimonial Público e a Ordem Geral de Precedência, trata da posse do Presidente da República. Esta será comunicada aos Governadores dos Estados da União, do Distrito Federal e, dos Territórios; ao Ministro das Relações Exteriores, às Missões diplomáticas e Repartições consulares de carreira brasileiras no exterior, bem como às Missões brasileiras junto a Organismos Internacionais, por meio do:
Ministério das Comunicações.
chefe do Serviço Nacional de Informações.
chefe do Gabinete Civil da Presidência da República.
Ministério da Justiça.
chefe do Gabinete Militar da Presidência da República.
Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.
Estrutura hierárquica bem definida.
Alto nível de especialização.
Unidade de comando.
Baixo nível de especialização.
Comunicação vertical.
Um planejamento formal pode trazer muitos benefícios para todos os tipos de empresa, grandes e pequenas, novas e maduras (Kotler, 1998). Assinale a opção que define planejamento estratégico, segundo o referido autor.
Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos e as capacidades da empresa e as oportunidades de mercado.
Estratégia de crescimento que consiste na identificação e no desenvolvimento de novos segmentos de mercado para seus atuais produtos.
Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações para atingir os objetivos estratégicos.
Processo de mensuração e de avaliação dos resultados das estratégias e dos planos de marketing para assegurar que os objetivos sejam atingidos.
Análise de sugestões para novos produtos, com o objetivo de localizar as boas ideias e abandonar as fracas assim que possível.
Diante dela, o cliente busca manter uma boa imagem, procurando aceitação, respeito, interesse ou atração.Oenunciado faz referência à:
Comunicação institucional.
Opinião pública.
Assessoria de imprensa.
Controle de informação.
Entrevista coletiva.
De acordo com o Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão, a Administração Pública deve adotar atitude proativa, publicando, na medida do possível, todas as informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos. Deve, também, oferecer amplo acesso dos cidadãos a essas informações, sem que seja necessário requisitar esses dados ou enfrentar qualquer tipo de obstáculo para obtê-los.Adescrição caracteriza uma comunicação que tem base no(na):
negligência social.
transparência e no compromisso com a cidadania.
improbidade administrativa.
sustentabilidade.
endomarketing.
As Teorias de Comunicação constituem uma série de estudos acerca da Comunicação Social que versam sobre o seu desenvolvimento e a sua aplicação em todos os aspectos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Esses estudos começaram a desenvolver-se no início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa, no período entreguerras. A primeira dessas teorias tratava toda a massa de indivíduos de forma idêntica, supondo que a informação atingisse a todos da mesma maneira e sem resistência. Como foi denominada esta teoria?
Teoria da Persuasão.
Teoria Empírica de Campo.
Teoria Hipodérmica.
Teoria Funcionalista.
Teoria Crítica.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em jornalismo, o que quer dizer o termo Suetto?
Texto de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.
Estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
Texto eminentemente opinativo mais que informativo , publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso.
Pequeno comentário jornalístico sobre o assunto do dia.
Comentário sobre determinado tema da esfera política propriamente dita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...