Questões de Comunicação Social da FUNECE

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Você é jornalista de uma revista especializada em Economia e Finanças, neste ano de 2017, e recebe uma reportagem, vinda de uma agência de notícias internacional, que relembra que a dívida externa dos Estados Unidos em 31 de dezembro de 2010, em dólares, “was approximately US$ 59,090,000,000,000” (conforme o texto original da agência, em inglês). Isso significa que você deve

  • A. sugerir essa informação em um infográfico, para facilitar a compreensão da informação por parte do leitor.
  • B. colocar essa informação no título da matéria, pois seus números impressionam, apesar de ela ser relativamente antiga.
  • C. edigir que a dívida externa dos EUA era de 59 trilhões de dólares no final de 2010, ao traduzir essa informação.
  • D. publicar a tradução dessa reportagem completa sem creditar ninguém, já que o material é de uma agência de notícias.

Leia atentamente o seguinte trecho extraído do livro Periodismo Integrado: convergencia de medios y reorganización de redacciones, de Ramón Salaverría e Samuel Negredo (2008):

“Um processo multidimensional que, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais de telecomunicação, afeta o âmbito tecnológico, empresarial, profissional e editorial dos meios de comunicação, propiciando uma integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens anteriormente desagregados, de forma que os jornalistas elaboram conteúdos que são distribuídos através de múltiplas plataformas, por meio de linguagens próprias a cada uma delas”.

O trecho se refere ao conceito de

  • A. marketing digital.
  • B. convergência jornalística.
  • C. narrativa transmídia.
  • D. copyleft da informação.

Nos anos 1990, uma determinada ferramenta surgiu e começou a mudar aos poucos a maneira como os usuários se relacionavam com as notícias na Internet, permitindo tempos depois uma maior personalização da experiência da leitura. O recurso em pauta é denominado

  • A. Push.
  • B. Flash.
  • C. Pull.
  • D. Whatsapp.

O jornalismo de revista tem sobrevivido às novas tendências de comunicação de massa, ainda que tenham ocorrido várias mudanças nos últimos anos; por exemplo, a norte-americana Newsweek e a brasileira Capricho migraram para a Internet, enquanto a versão brasileira da Playboy deixou de ser publicada pela Editora Abril. Tais mudanças são indicativas

  • A. dos custos decorrentes do preço do papel, o que torna uma revista impressa em papel couchê geralmente mais cara, ainda que suas tiragens de vendas estivessem aumentando exponencialmente nos 10 últimos anos, assim como tem ocorrido com o mercado editorial de livros no Brasil.
  • B. da mudança do perfil de consumo dos leitores, que têm preferido acessar informações e notícias através de sites, blogs e mídias sociais, o que releva a necessidade de os jornalistas revisitarem suas práticas e rotinas produtivas, bem como a qualidade dos produtos finais que ofertam no sistema midiático.
  • C. da troca de linhas editoriais dessas e de outras revistas, que vêm percebendo um esgotamento tendencial das pautas que interessam aos leitores, que buscam novidades em outros espaços da Internet, tentando romper cada vez mais com a “bolha informativa” na qual eles se inserem cotidianamente.
  • D. das novas práticas dos personagens e fontes jornalísticas, que têm adotado cada vez mais o uso de mídias sociais digitais para falarem diretamente com seu público, o que tem esvaziado os conteúdos das reportagens e entrevistas feitas pelos jornalistas, que se veem sem personagens para a redação de seus textos.

Um conceito recorrente nas discussões acerca da comunicação e do jornalismo contemporâneo é a noção de ubiquidade, quer seja dos meios de comunicação quer seja dos seus usuários. Em relação às discussões sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que

  • A. o jornalismo cidadão pode ser considerado como sendo a prática do indivíduo poder registrar e narrar fatos a sua volta graças aos dispositivos móveis.
  • B. o jornalismo-drone tende a violar certas fronteiras da privacidade pessoal, se não for exercido de um modo ético e adequado pelos profissionais de imprensa.
  • C. o muckraking journalism surge na virada do século com as práticas advindas do ciberjornalismo e com a miniaturização dos meios de registro de voz e imagem.
  • D. o jornalismo de dados e a prática do Big Data implicam grandes quantidades de informações que devem ser processadas no menor tempo possível.

O bom assessor de imprensa é aquele que

  • A. trata a todos os veículos de comunicação (independentemente de sua linha editorial) e todos os jornalistas do mesmo jeito, para evitar acusações tanto de favorecimento da informação quanto de criação de notícias prêt-à-porter.
  • B. sugere ao assessorado que fale à imprensa sempre utilizando jargões e termos técnicos, a fim de que possa criar uma boa imagem de si diante da imprensa, principalmente quando atende jornalistas de rádio e de TV.
  • C. pode assumir o papel de porta-voz da instituição por ele assessorada em determinadas situações, ainda que isso não deva ser algo recorrente a ponto de se tornar um procedimento profissional padrão.
  • D. sempre ouve, antes da redação e divulgação de qualquer release, o maior número possível de pessoas e instituições, conforme aponta o atual Código de Ética dos Jornalistas, aprovado em 2007.

as assessorias de comunicação podem se beneficiar diretamente do expediente da “pós-verdade”, desde que isso implique a satisfação ética do(s) seu(s) assessorado(

  • A. Um atentado terrorista em frente a um hotel lotado de turistas em Paris.
  • B. Um reality show no qual pessoas ficam confinadas em uma casa.
  • C. Um debate televisivo entre candidatos à presidência da República no Brasil.
  • D. Um terremoto de grandes proporções que atinge parte da América do Sul.

O advento da Internet modificou parte das rotinas profissionais dos jornalistas e assessores de imprensa. A partir dessa constatação em relação ao trabalho das assessorias de imprensa na Internet, é INCORRETO afirmar que

  • A. o uso de redes sociais por uma assessoria de imprensa deve ser proporcional à sua capacidade de monitoramento e atualização dos dados obtidos.
  • B. é desnecessário que uma assessoria de imprensa acompanhe os stakeholders, já que muitos deles tendem a ser ou ter, na verdade, perfis fakes nas redes sociais.
  • C. se deve evitar a oferta de releases em formatos como “.PDF”, “.DOC” e afins para download, pois tal prática tende a retardar o processo produtivo do jornalista.
  • D. o uso de áreas fechadas, que solicitam login e senha para criação de contas pessoais, pode vir a desestimular os jornalistas no uso cotidiano desse espaço.

Em relação às rotinas e práticas profissionais de uma assessoria de imprensa ou de comunicação, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. Todo porta-voz é fonte e toda fonte é porta-voz, e assim, do ponto de vista lógico, ambos significam a mesma coisa para o jornalismo, dentro da lógica das redações e assessorias.
  • B. É ideal que um assessor de imprensa trabalhe simultaneamente numa redação jornalística, para facilitar o trânsito de informações entre as duas instituições para as quais trabalha.
  • C. Um assessorado deve ter pelo menos algumas noções básicas de comunicação corporal e gestual, as quais podem ser obtidas através de um media training eficiente.
  • D. Não há necessidade de que um assessorado se planeje para uma entrevista com a imprensa, pois a espontaneidade é um fator determinante na construção de sua imagem.

Um candidato a cargo público eletivo é orientado por seus assessores a reorientar sua plataforma eleitoral e dar ênfase a uma temática que vem mobilizando a opinião pública através de várias notícias divulgadas recentemente pela imprensa. A perspectiva teórica que melhor explica o fato relatado é a

  • A. teoria da agulha hipodérmica, proposta por Mauro Wolf.
  • B. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • C. hipótese do agenda-setting, de Donald Shaw e Maxwell McCombs.
  • D. hipótese da modernidade líquida, proposta por Zygmunt Bauman.
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