Questões de Comunicação Social da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A respeito da história da imprensa no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A. Até a proclamação da República, apenas os jornais Gazeta do Rio de Janeiro e as revistas impressas pela Imprensa Régia tinham licença para circular no País.
  • B. No Brasil colonial, após sucessivas iniciativas terem sido sufocadas pela coroa portuguesa, a imprensa foi oficialmente instalada no País em 1808, mediante o Ato Real de D. João VI.
  • C. Nos primeiros 15 anos após 1822, com a independência do Brasil, passou a existir no País a censura prévia, destinada a fiscalizar que nada se imprimisse contra a religião, o governo e os bons costumes.
  • D. O período que antecedeu a abolição da escravatura foi marcado pelo retrocesso da imprensa brasileira, causado principalmente por jovens de famílias abastadas que voltavam do sul dos Estados Unidos, influenciados pela ideologia escravocrata.
  • E. O jornal Província de São Paulo, que mais tarde passou a chamar-se Folha de S. Paulo, nasceu em 1875.

Para explicar a influência que os meios de comunicação exercem sobre a construção social da realidade, muitas teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma mensagem midiática destinada a um público de massa afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto afirmar que se trata da teoria

  • A. hipodérmica, cujos objetivos tinham por finalidade conhecer os anseios populares, a fim de poder suprir suas legítimas carências e dirimir os fatores sociais que eram geradores da desigualdade e da opressão.
  • B. da persuasão, cujos objetivos levam em conta a necessidade de manipulação da opinião pública, a fim de gerar uma satisfação duradoura e controlável no tocante à atuação estatal em suprir expectativas sociais.
  • C. funcionalista, segundo a qual o indivíduo é estudado a partir da própria ação social, pelos valores que considera e pelos modelos sociais que ele adquire em comunidade.
  • D. hipodérmica, cujos objetivos giravam em torno da procura por uma forma de entender as influências da comunicação no comportamento social para – a partir disso – ser possível pensar em estratégias para exercer influência comportamental sobre a população.
  • E. da persuasão, cujos objetivos não seriam de dominação ou manipulação social, mas sim de convencimento, compreendendo o indivíduo como um ser único, inserido no próprio contexto sociocultural e político.

Com relação ao termo ombudsman, assinale a alternativa correta.

  • A. O termo ombudsman, cunhado na Noruega, cujo significado é representante do povo, surgiu com a criação do cargo de mensageiro parlamentar, efetivado com o objetivo de limitar os poderes do rei.
  • B. Ombudsman é o termo utilizado para o agente da iniciativa privada, e, para o agente de órgão público, utiliza-se ouvidor.
  • C. Ao ombudsman cabe fornecer aos cidadãos ou aos clientes de uma empresa as informações solicitadas, conforme estabelece a Lei no 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI).
  • D. A Procuradoria Pública no Brasil pode ser reconhecida como um órgão que desempenha a função semelhante a de ombudsman.
  • E. O Código de Ética dos Jornalistas preconiza que o profissional a exercer a função de ombudsman em uma redação deve ser eleito pelos pares.

Acerca das novas tecnologias e da globalização da informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A aculturação, processo no qual uma cultura obrigatoriamente assimila uma outra, é um dos elementos do processo de globalização.
  • B. A tecnologia da informação é uma das áreas do conhecimento que integram a ciência da computação.
  • C. O processo conhecido como globalização se restringe essencialmente à economia.
  • D. Conhecida como “novo paradigma”, a chamada nova economia agrega a tecnologia da informação ao fordismo.
  • E. O papel da informação e do conhecimento nas economias vem provocando modificações substantivas nas relações, na forma e no conteúdo do trabalho, o qual assume um caráter cada vez mais informacional.

No que se refere aos conceitos que compreendem os processos de diagramação e impressão de obras, assinale a alternativa correta.

  • A. Recebe o nome de imposição o tipo de disposição das páginas que serão impressas em um dos lados da folha, arranjadas em ordem adequada dentro do caderno a ser impresso, geralmente contendo um número de páginas múltiplo de oito.
  • B. Layout é o esboço de um trabalho gráfico que apresenta todos os seus elementos (textos, gráficos, ilustrações etc.) distribuídos em um espaço equivalente àquele que será impresso.
  • C. Traçado é a descrição gráfica de imposição de imagens e de sua localização em uma página montada em sistema eletrônico de editoração, em sistema RGB.
  • D. O vetor de uma ilustração é a concepção, a organização e a configuração de todos os elementos que compõem um trabalho de comunicação visual gráfica.
  • E. Halftone é o nome dado à variação progressiva de tons, desde um valor superior até um valor mínimo de pontos de tom pastel. Trata também dos contrastes de tonalidades de uma mesma gradação, podendo variar do magenta ao ciano.

Em relação aos conceitos que compreendem os processos de diagramação e impressão de publicações, assinale a alternativa correta.

  • A. Gamut (ou gama) é uma folha de material translúcido, colocada sobre a arte-final para indicar as aplicações de cor, de alterações e de correções.
  • B. Hue é um tipo de arquivo digital usado para transferir imagens em mapa de bites entre programas de aplicativos.
  • C. A sigla DRT (data recover tool ou ferramenta de recuperação de dados) refere-se a um sistema utilizado para recuperar informações na forma de arquivos eletrônicos, a partir de um sistema computadorizado lincado via protocolo TCP/IP.
  • D. Overlay é o nome dado a um sistema de classificação de cores e mistura de tintas padronizadas para a obtenção de cores especiais.
  • E. DPI (dots per inch ou pontos por polegada) é uma unidade de medida de resolução de um equipamento de saída, conectado a um sistema eletrônico de reprodução, a exemplo de um scanner, um monitor, uma impressora ou uma imagesetter.

Tomando-se como ponto de referência o programa de investigação resumido na célebre fórmula de Lasswell (1948) – “quem, diz o quê, por que canal, a quem, com que efeito?” –, pode-se dividir a história dos modernos estudos de comunicação em três períodos fundamentais. De acordo com Kurt Lang, no primeiro período da história relativa aos estudos da comunicação (de meados do século 19 até os anos 20 do século passado), estudiosos procuraram pesquisar as transformações trazidas pela Revolução Industrial, em que destacaram as mudanças na forma de comunicação pessoal e na mediatizada. Em relação a esse grupo de estudiosos, é correto afirmar que merece destaque

  • A. John Fiske, por ter apresentado um conjunto de referências provenientes da filosofia, da antropologia, da linguística, da sociologia, da psicossociologia, que explicavam a problemática comunicacional.
  • B. Weber, por ter proposto, no I Congresso de Sociólogos, em Frankfurt, em 1910, a constituição de uma sociologia da imprensa, que pode ser vista como a percursora da futura sociologia da comunicação.
  • C. Kurt Lewin, por ter alertado sobre a emergência da questão comunicacional.
  • D. Elihu Katz, por ter publicado uma obra sobre os efeitos da comunicação de massa.
  • E. Denis Mcquail, por ter apontado que a transmissão de mensagens procura produzir um determinado efeito sobre os receptores, centrando-se nas questões da eficácia e da exatidão da comunicação.

No contexto de uma instituição pública ou empresa, a comunicação, ou a comunicação integrada de marketing, assume, na realidade atual, um conjunto de novas competências que agregam a formação e a manutenção da boa imagem e a preocupação com a identidade, mediante a intensificação da venda de produtos e serviços. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto à definição de identidade corporativa.

  • A. Processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos comunicacionais para transmitir, eficazmente, o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser percepcionada pelo público.
  • B. Processo que define como a empresa se parece, ou seja, como ela é apercebida pelo público.
  • C. Elemento mais forte da instituição. É a sua representação simbólica e a de seus produtos e serviços que lhe conferem um conceito no mercado.
  • D. Forma particular como o nome da instituição ou o produto é representado graficamente.
  • E. Formato padrão que contempla as características principais da empresa e(ou) o respectivo produto.

Apesar da existência de muitos estudiosos antes da Segunda Guerra Mundial, a comunicação de massa não existia como campo academicamente consolidado. Considerando que a consolidação a que se referem os estudiosos, como DeFleur e Ball-Rokeach, só aconteceu com a sociologia funcionalista do pós Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa que indica o momento considerado mais decisivo nesse período.

  • A. Fundação da Escola de Palo Alto, em Chicago.
  • B. Fundação do Bureau of Applied Social Research, na Universidade de Colúmbia, por Paul Lazarsfeld.
  • C. Realização do I Congresso de Psicólogos e Sociólogos, em Berlim.
  • D. Publicação de uma compilação sobre as origens dos estudos de comunicação.
  • E. Surgimento do mass communication research como termo acadêmico.

Considerando Rego (2004), em Comunicação empresarial/comunicação institucional (1986), assinale a alternativa que apresenta os veículos que possuem poucas páginas, linguagem média, embora possam atingir níveis baixos, textos que podem se equilibrar com fotos, logotipo definido, geralmente impresso em uma só cor, podendo conter matérias de interesse do público externo, dependendo do objetivo estabelecido.

  • A. Relatórios.
  • B. Circulares.
  • C. Boletins.
  • D. Folhas soltas.
  • E. Folders.
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