Questões de Comunicação Social da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Assinale a alternativa correta.

  • A. O jornalismo público caracteriza-se principalmente pelo atendimento ao interesse de parte preponderante da população, devidamente quantificada por instrumentos públicos de medição.
  • B. No jornalismo público, o critério de noticiabilidade está mais definido pela agenda do cidadão do que pelos políticos e pelos poderes econômicos, ao contrário do que é praticado pelos meios de comunicação atualmente, que consideram os cidadãos mais como vítimas e consumidores do que como portadores potenciais de discurso público.
  • C. O conceito de jornalismo público inspirou o desenvolvimento do conceito de Responsabilidade Social das Empresas (RSE).
  • D. Com a abertura política, em meados dos anos de 1980, consolidou-se, no Brasil, o conceito de jornalismo público, superando os anos de censura imposta pelo governo militar.
  • E. Um dos propósitos do jornalismo público é reconectar os cidadãos com a vida pública, lançando mão de estratégias como a democratização do acesso à internet e aos demais meios de comunicação.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Quando se detecta a presença de signos e códigos na comunicação, dá-se o processo tipicamente estudado pela semiótica.
  • B. Ao cunhar a expressão “o meio é a mensagem”, o sociólogo canadense Marshall McLuhan quis mostrar que o meio não é apenas um veículo ou um canal de comunicação.
  • C. Com base nos modelos de Laswell, Schramm e Lazarfeld, o paradigma funcionalista formulava duras críticas ao processo utilizado pelos agentes de extensão rural, o que inspirou o clássico trabalho de Paulo Freire, “Comunicação ou Extensão”.
  • D. De acordo com as teorias do filósofo e sociólogo alemão Jüergen Habermas, a esfera pública é a dimensão social do processo comunicativo que ganhou relevância ao longo do século 20, tendo seu ponto máximo estabelecido pelo advento das novas tecnologias de comunicação e informação.
  • E. Para os sociólogos John e Matilde Riley, o processo que se estabelece entre o comunicador e o receptor independe da estrutura de relações sociais.

A respeito dos processos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Martin Barbero, a recepção é tão somente uma etapa no interior do processo de comunicação.
  • B. A crítica ao modelo funcionalista por teóricos e pesquisadores em comunicação levou ao desenvolvimento de novos métodos de pesquisa da comunicação, adequados à realidade latinoamericana.
  • C. Os estudos de recepção agrupam a família, o trabalho e o lazer como um espaço homogêneo, dando condições à chamada comunicação de massa.
  • D. As pesquisas em comunicação na América Latina, realizadas nos anos de 1980 e 1990, confirmam os estudos que, até então, privilegiavam o emissor e os efeitos da comunicação em detrimento do receptor.
  • E. Outro fator importante para a estagnação dos estudos de comunicação na América Latina foi a Teologia da Libertação, segmento progressista da Igreja Católica.

Assinale a alternativa correta sobre Comunicação Pública.

  • A.

    Conjunto de ações e estratégias voltadas para eficiência da comunicação entre órgãos do governo com a sociedade.

  • B.

    Ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil) em temas de interesse público.

  • C.

    Toda peça de informação ou produto veiculado em canais como TV aberta, rádios convencionais e, recentemente, a internet.

  • D.

    Assume a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse privado.

  • E.

    Caracteriza-se pela qualidade técnica, pela total imparcialidade e pela transparência no tratamento de questões de interesse público.

Saber planejar a comunicação de uma organização relaciona-se com o direito que todos possuem a informação. Julgue os itens a seguir quanto as características de uma boa política de comunicação organizacional.

I - A política de comunicação organizacional começa e termina na área de comunicação social da organização, e deve estar alicerçada em necessidades como o aumento da visibilidade da organização na mídia e o melhor relacionamento com os públicos de interesse.

II - A política de comunicação é feita de boas intenções que se manifestam e são flexíveis na sua realização, dependendo da aceitação no ambiente externo, sem necessidade de resultados positivos práticos.

III - Uma política de comunicação serve exclusivamente para a área de comunicação social. Cada setor organizacional desenvolve a sua própria política.

IV - Uma política de comunicação requer uma metodologia específica, que exige a realização de diagnósticos internos e externos para definir quais as melhores ações.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Assinale a alternativa correta a respeito da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    George Gallup é considerado o precursor da técnica e dos estudos em pesquisa de opinião, por aplicar questionários que visavam detectar a aceitação do povo norte-americano sobre o eminente engajamento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

  • B.

    Walter Lippman a considerava ferramenta de contribuição fundamental para um governo mais democrático, eficiente e responsável.

  • C.

    Técnica desenvolvida pela indústria norte-americana para verificar a aceitação de produtos.

  • D.

    Técnica originária das estratégias de Goebls para controle das massas.

  • E.

    É vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais.

A opinião geral de uma sociedade é chamada de opinião pública. Isto não quer dizer que seja uma opinião unânime, mas de grupos de interesse que têm importante papel na formação da opinião pública. Qual das alternativas abaixo indica uma ferramenta que o jornalista utiliza para saber a opinião do público?

  • A.

    Notícias e blogs na internet.

  • B.

    Serviços de assinatura na Internet.

  • C.

    Enquetes de rua.

  • D.

    Dados estatísticos divulgados pelo governo.

  • E.

    Jornais, revistas e demais periódicos.

Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.

  • A.

    Pautada pela regulamentação moderna, afinada com os preceitos da Constituição Federal de 1988.

  • B.

    Concentração da propriedade dos meios, constituindo o chamado monopólio da fala, onde poucas empresas dominam o universo da produção simbólica.

  • C.

    Independência do poder político e dinamismo, como evidenciados na cobertura da campanha “Diretas Já!”.

  • D.

    Regionalização da produção, com fortes características locais.

  • E.

    Produção pautada pelos conceitos do desenvolvimento solidário, da relevância social dos conteúdos e da chamada accountability.

Quando gravar uma sonora, o repórter deve ter o cuidado de anotar, para posterior colocação de GC,

  • A.

    o local da entrevista e a temperatura do ambiente, se a gravação for externa.

  • B.

    o nome e a profissão do entrevistado.

  • C.

    as iniciais do nome completo do entrevistado e soletrálas no momento da gravação.

  • D.

    soletrar nome e profissão do entrevistado no momento da gravação.

  • E.

    a data e local de nascimento do entrevistado, bem como número do CPF para posterior identificação, se necessário.

A história da imprensa no Brasil tem início quando o País ainda era colônia portuguesa. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

  • A.

    A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil promoveu a criação de uma imprensa oficial, inaugurada com o Diário Oficial Real.

  • B.

    Correio Braziliense e Gazeta do Rio de Janeiro foram os dois primeiros jornais oficiais a circular no Brasil.

  • C.

    A forte censura à imprensa praticada por D. João VI abafou a influência da mídia no processo de independência do Brasil.

  • D.

    Com a chegada da família real, a florescente imprensa brasileira enfrentou a censura e posterior estagnação.

  • E.

    D. João criou a Impressão Régia no Rio de Janeiro, cujo objetivo era imprimir atos normativos e administrativos oficiais do governo.

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