Questões de Comunicação Social da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um bloco de diferentes informações digitais interconectadas que, ao utilizar nós ou elos associativos, permite que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear.

A definição acima, cunhada pela professora Pollyana Ferrari, refere-se a uma característica presente no jornalismo on-line. Assinale a alternativa que apresenta tal característica:

  • A. Multimidialidade
  • B. Livre-arbitrariedade
  • C. Interatividade
  • D. Flexibilidade
  • E. Hipertextualidade

Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde a um tipo de conteúdo indicado a ser veiculado na programação de uma rádio interna corporativa.

  • A. Notícias institucionais sobre a empresa, seus produtos e serviços
  • B. Informações e dicas de lazer dentro e fora da empresa
  • C. Comunicado de festas e comemorações ligadas à empresa
  • D. Informações sobre o(s) principal(is) concorrente(s), buscando que os funcionários se mantenham atualizados sobre o mercado
  • E. Entrevistas com funcionários, lideranças ou membros da diretoria da empresa sobre os mais variados temas, desde que sejam do interesse do público interno

Ao redigir um texto jornalístico para Rádio ou TV é preciso ter cuidado especial com os _____________, ou seja, evitar termos em que o encontro de sílabas de palavras diferentes possa formar sons desagradáveis ou palavras obscenas.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A. Pleonasmos
  • B. Arcaísmos
  • C. Neologismos
  • D. Solecismos
  • E. Cacófatos

Qual das extensões listadas abaixo NÃO está diretamente associada a um arquivo de vídeo:

  • A. .MPEG
  • B. .VBS
  • C. .MOV
  • D. .MP4
  • E. .AVI

Um bom jornalista precisa conhecer as características de cada veículo de comunicação para poder tirar o máximo proveito delas, adaptando sua linguagem sempre que necessário. O rádio, por exemplo, tem o poder de envolver o ouvinte e estimular sua imaginação. Por meio do uso de palavras e de recursos de sonoplastia, o ouvinte é guiado pela emoção, dando às mensagens transmitidas pelo veículo nuances individuais.

Assinale a alternativa que apresenta a característica do rádio descrita acima:

  • A. Sensoriedade
  • B. Individualidade
  • C. Imediatismo
  • D. Credibilidade
  • E. Sonoridade
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...