Lista completa de Questões de Comunicação Social da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Segundo publicação da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Telecomunicação, implantada em 1996, por meio de uma Emenda Constitucional, acarretará no desaparecimento de veículos de comunicação como as atuais emissoras de rádio e TV. Há uma corrente de estudiosos do setor que acredita nesta tendência com a justificativa de que
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Sobre as regulamentações que tratam da comunicação audiovisual de acesso condicionado no Brasil, é correto afirmar que
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Leia o texto a seguir.
Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.
É correto afirmar que o texto é um(a)
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Considerando os conceitos jornalísticos, marque a alternativa que apresenta especificamente uma caricatura, peça jornalística que começou a ser publicada nos veículos impressos, a partir do século XIX.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Analise as assertivas correlatas.
I. Na reportagem para veículos impressos, os fatos devem ser narrados com objetividade, anunciando a informação, de forma concisa e humanizada, com um texto de natureza expressionista".
II. A reportagem proporciona mais detalhamento e contextualização do que foi anunciado, mantendo conexão com a atualidade, mas não de forma imediatista, como ocorre com a notícia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta
Comunicação Social - Novas Mídias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Leia a afirmação a seguir.
Tal afirmação especifica que
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Ao redigir um texto jornalístico para televisão, o profissional desta área deve considerar as características próprias deste veículo. Analise-as.
I. A informação visual é a principal expressão deste veículo, onde a própria imagem já oferece informações significativas ao telespectador, portanto, o texto não deve ser descritivo, mas complementar à imagem.
II. O imediatismo está presente na produção jornalística para TV, já que a alta tecnologia permite que fatos sejam veiculados no momento exato em que ocorrem, exigindo uma linguagem adequada ao estilo da emissora, o que pode ser alcançado pela audiência.
III. O ritmo da televisão, de um modo geral, colabora para que seus conteúdos jornalísticos tendam a uma superficialidade, que deve ser cuidadosamente trabalhada no texto devido à instantaneidade de transmissão das informações em tempo e hora predefinidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
É imprescindível a uma assessoria de imprensa a atualização de seu __________________ para que possa realizar com eficiência o contato com os veículos de comunicação, seus editores e repórteres, a fim de alcançar espaços significativos e gratuitos de divulgação, formatando um _________________ notícias, reportagens e notas substanciais sobre a organização assessorada. Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Muito utilizado nas assessorias de comunicação, o release pode ter formatos distintos de acordo com a finalidade, o veículo e o objeto de divulgação. Sobre um release produzido especificamente para rádio e televisão, analise.
I. Devem ser produzidos em situações específicas, como na divulgação de eventos em programas de entrevistas, reportagens e notícias diversas.
II. Os textos devem seguir o mesmo modelo daqueles produzidos para os demais veículos sem atenção às convenções específicas.
III. São elaborados para quaisquer tipos de divulgação que tiverem como objetivos os veículos eletrônicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Uma das questões que podem interferir na eficácia da comunicação numa organização são os canais pelos quais as informações são difundidas. Sobre as técnicas desenvolvidas entre os canais de comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As fontes não têm necessidade de conhecimento nenhum sobre as características técnicas de cada canal, apenas os produtores.
( ) Comunicados oficiais de impacto são canais de comunicação seletivos, destinados a receptores específicos e privilegiados.
( ) E-mails via internet são canais tempestivos, enquanto os boletins noticiosos são rápidos e as conversas pessoais, simultâneas.
( ) Reuniões gerais, eventos e convocações são canais que permitem ampla visibilidade, difusão e sentido de atração.
A sequência está correta em
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