Questões de Comunicação Social da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As três arenas do uso da informação constituem os processos de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões. Sobre os processos de informação numa organização do conhecimento, assinale V para as alternativas corretas, e F para as falsas.

( ) A organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado.

( ) Na fase da criação de significado, o principal processo é a interpretação de notícias e mensagens sobre o ambiente.

( ) Para a tomada de decisões, as organizações buscam e avaliam informações.

( ) A organização usa a informação para dar sentido apenas às mudanças do ambiente interno.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V,V,V,V
  • B. V,F,V,F
  • C. F,V,V,V
  • D. F,V,F,V
  • E. V,V,V,F

A tomada de decisão numa organização implica ao seu gestor o acesso rápido a informações claras e precisas. O fluxo de informações que permeia a organização deve ser encarado como estratégia competitiva. Analisando a figura acima, constatamos que o gestor

  • A. analisa todos os dados que compõe o fluxo de informações.
  • B. consegue recuperar apenas uma pequena parte da informação relevante.
  • C. obtém todas as informações necessárias para a tomada de decisões.
  • D. mapeia a complexidade do fluxo de informação não relevante.
  • E. obtém mais do que pede.

“É uma mistura fluida de experiência condensada, valores, e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações”(DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Esse enunciado corresponde ao conceito de

  • A. informação.
  • B. gestão da informação.
  • C. criação de significado.
  • D. conhecimento.
  • E. gestão da qualidade.

O processo de referência compreende uma sequência lógica composta por oito etapas decisórias. São elas:

  • A. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • B. questão inicial, entrevista, identificação do usuário, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, disseminação seletiva da informação, solução.
  • C. problema, necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.
  • D. entrevista, identificação do usuário, problema, questão negociada, estratégia de busca, consulta, recuperação da informação, resposta.
  • E. problema, necessidade de informação, identificação do usuário, questão negociada, estratégia de busca, consulta, resposta, solução.

“Envolve uma confrontação face a face entre o profissional da informação e o usuário, visando melhor canalizar e aperfeiçoar os produtos e serviços em uma unidade de informação”(FIGUEIREDO, 2000). O enunciado trata da definição de

  • A. busca.
  • B. marketing.
  • C. entrevista de referência.
  • D. estudo do usuário.
  • E. processo de referência.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...