Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Novas Mídias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve como referência para as questões 33 e 34.
Durante os primeiros anos de jornalismo on-line no Brasil, não havia uma linguagem própria para produção de notícia que se adequasse às pecularidades do novo meio eletrônico e as matérias eram transpostas do jornal impresso para a tela, sem alterações no conteúdo. Com o passar do tempo, as redações foram explorando as oportunidades tecnológicas e as possibilidades informativas da internet, culminando no que se conhece atualmente por webjornalismo.
No livro Jornalismo na Internet, o autor J.B. Pinho descreve sobre a expansão da internet e o papel do jornalista neste meio. Levando em consideração as informações acima, aponte a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA:
Em se tratando da instantaneidade, o webjornalismo ganhou mais destaque e relevância pela sua capacidade de oferecer uma cobertura imediata dos principais acontecimentos locais e mundiais, já que requer um aparato tecnológico relativamente acessível a qualquer jornalista.
As páginas de notícias na web também precisam seguir um conceito denominado arquitetura da informação, que orienta o webdesigner na construção e disposição dos recursos de interatividade, usabilidade e navegação.
Ferramentas do jornalismo on-line vêm trazendo novas influências em técnicas conhecidas do jornalismo, como a pirâmide invertida. No entanto, estas mesmas técnicas continuam presentes nos manuais de redação dos mais consagrados veículos noticiosos e nas ementas dos cursos de jornalismo.
A tendência é de que cada vez mais os sites de notícia substituam os meios de comunicação impressos como jornais e revistas. É a extinção do jornalismo arcaico.
É possível receber material noticioso sobre atualização dos sites e temas preferidos do usuário, através de um sistema de alerta chamado RSS (Really Simple Syndication).
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A comunicação pública trata dos processos de comunicação (instrumental) realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público, na formação de uma sociedade cidadã e democrática, em encurtar distâncias sociais reduzindo as diferenças e em ampliar a capacidade analítica individual em prol do coletivo.
Levando em consideração o conceito de comunicação pública, assinale a alternativa correta:
O agente responsável pela comunicação pública de determinado órgão tem como dever mobilizar o público o qual representa através de ações que promovam o seu assessorado.
Sugere-se que a elaboração de estratégias midiáticas visando à utilidade pública é tarefa do comunicador do setor público.
Mandar releases para a imprensa e interferir diretamente nos veículos de comunicação para que a informação necessária chegue à população é papel do assessor de imprensa de um órgão público.
O compromisso com a verdade é fundamental, mas o agente responsável pela comunicação pública deve priorizar a informação conforme o interesse do órgão que representa.
Pelo bem da sociedade, o assessor de imprensa de um Poder Legislativo pode incentivar e contribuir com elaborações de leis pertinentes à comunidade.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve como referência para as questões 33 e 34.
Durante os primeiros anos de jornalismo on-line no Brasil, não havia uma linguagem própria para produção de notícia que se adequasse às pecularidades do novo meio eletrônico e as matérias eram transpostas do jornal impresso para a tela, sem alterações no conteúdo. Com o passar do tempo, as redações foram explorando as oportunidades tecnológicas e as possibilidades informativas da internet, culminando no que se conhece atualmente por webjornalismo.
Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto a seguir:
Viabiliza o material noticioso em um formato multilinear, com inserção de links nas palavras-chaves do texto, que remetam a outros textos, ou vídeos, ou fotos, ou áudios. No web-jornalismo esta ferramenta pode ser chamada de ______________________________________________ .
Hiperlink
Follow up
Hipertexto
Downlink
Web-lead
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Texto de apoio à questão 37:
Seguindo os conceitos apresentados pela obra de Rogério Christofoletti, pode-se considerar:
I. Pela ética é inevitável que o repórter não se envolva na relação entrevistador entrevistado em casos de extrema necessidade.
II. A visão profissional do jornalista deve-se impor diante das dificuldades sociais, independente do que possa acontecer. Atingir seu público e tratar a história com apelo são metas prioritárias do trabalho.
III. Repórteres, redatores e editores precisam dominar equipamentos e linguagens, mas não devem se descolar de seus comprometimentos e valores.
IV. O repórter pode tentar suspender suas opiniões em certos momentos, mas, se por acaso esquecerem suas funções e suas relações com o público, colocará tudo a perder.
Assinale a alternativa correta:
Todas as considerações são corretas.
Apenas I é correta.
Apenas II e IV são corretas.
Apenas III e IV são corretas.
Apenas III é correta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Numa cidade, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, uma grande empresa do ramo de Engenharia Química é responsável pela produção de um creme dental que há pouco tempo foi lançado no mercado, mas que já se tem projetado como um grande sucesso de vendas na região. A expectativa inicial do Departamento Comercial da empresa era de obter êxito local para expandir o produto a outras regiões do país, por isso uma extensa campanha publicitária já havia sido iniciada. No entanto, durante o processo de envasamento das substâncias químicas, técnicos da empresa constataram uma reação anormal do produto. Esta mesma mistura já havia sido utilizada para a produção dos últimos 20 lotes de produtos (equivalente a 60 mil caixas), os quais já estavam sendo entregues aos mercados da região.
Haja vista a situação, qual o procedimento correto a ser tomado pela Assessoria de Comunicação da empresa citada, tendo como base seus princípios éticos da profissão?
Para evitar o caos social e não arriscar a imagem da empresa, o plano de comunicação deve ser voltado a um novo produto e o assunto relacionado ao creme dental deve ser mantido em sigilo.
Obter informações sobre a quais mercados chegou o produto supostamente contaminado e o número de vendas em cada localidade para informar o público alvo e informar corretamente a imprensa.
Antecipar-se junto aos veículos de comunicação de massa através da emissão de releases explicando o ocorrido.
Zelar pela imagem da empresa. Informar a população somente através de materiais gráficos, boletins informativos e demais alternativas de comunicação que a empresa pode oferecer, sem avisar a imprensa.
Continuar a divulgação do creme dental como se nada tivesse acontecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...