Lista completa de Questões de Comunicação Social da MAKIYAMA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Podemos entender por Meios de Comunicação de Massa (MCM) todos os meios que transmitem informações para as massas, como os jornais, o rádio, TV, cinema, etc. Em relação aos MCM, não se pode afirmar que
Quando falamos em Meios de Comunicação de Massa, compreendemos por Massa um aglomerado de indivíduos ou pequenos grupos desligados entre si, anônimos e heterogêneos, que apresentam diferentes idades, níveis culturais, econômicos, etc.
Uma das hipóteses sobre a origem dos MCM diz que a cultura de massa iniciou-se como um fenômeno ligado à industrialização e à criação da sociedade de consumo. Isso ocorreu no século XVIII, a partir da Revolução Industrial.
Tendo em vista que os Meios de comunicação de Massa apresentam conteúdo muito variado, que abrange desde filmes com cenas de violência e pornografia até programas educativos, existe uma polêmica muito grande sobre a contribuição dos MCM para a socialização da cultura e a melhoria da educação e do senso crítico da população.
Estudiosos acreditam que os MCM estão perdendo território para uma sociedade de redes, acelerada pelo uso dos computadores. Isso elevaria o padrão de qualidade dos programas e o grau de expectativa do público consumidor.
A Linguagem audiovisual em nada tem a ver com os MCM, pois elas minimizam fatores sensoriais e emotivos que levam o telespectador a se identificar e projetar nas personagens, vivenciando suas emoções e associando às suas próprias experiências de vida.
Estuda as funções que as mídias exercem na sociedade. Investiga os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa, estudando também o equilíbrio entre indivíduos e veículos e o sistema de transmissão de conteúdo. Além disso, defende que a existência de uma mídia deve estar relacionada a uma necessidade social. De qual conhecida teoria estamos falando?
Teoria funcionalista
Teoria da Persuasão
Teoria Crítica
Teoria dos Efeitos Limitados
Teoria do Agendamento
Sobre os meios de comunicação de massa avalie as afirmações abaixo.
I. Os meios de comunicação de massa são canais de comunicação usados para transmitir mensagens a um grande número de receptores.
II. Diz-se que os detentores destes meios tem o poder de fazer com que o grande público consuma assuntos e notícias que, nem sempre são de seus interesses mas, muitas vezes, são de conveniência de seus detentores.
III. Entre os principais meios de comunicação de massa podemos citar o jornal impresso, o rádio e a TV.
Está correto o que se afirma em
I, somente
II, somente
III, somente
I, II e III
I e III, somente
No jornalismo, convencionou-se que uma notícia, para ser considerada analítica (completa) precisa seguir a fórmula: 3Q+O+P+C = NA, ou seja, deve responder às perguntas clássicas: Quem? Que? Quando? Onde? Por quê? Como? A esse esquema chamamos de lead, que podem ser classificados de diversas formas. Qual das alternativas abaixo contém informações incorretas sobre lead?
O Lead Flash apresenta todos os fatos da notícia em forma de história. Ao longo desse relato, relembra o leitor de informações importantes e essenciais para a compreensão da notícia em forma de pequenos flashes.
O Lead-Chavão, apesar de ser pouco usado, é aquele que cita um slogan ou ditado popular.
O Lead-Contraste é aquele que apresenta fatos diferentes e antagônicos entre si.
O Lead-Pessoal é aquele que fala diretamente ao leitor
O Lead-Documentário contém informações que servem como base histórica pra determinado assunto.
De acordo com Galtung Ruge (1965) os critérios de relevância adotados pelos jornalistas para selecionar os acontecimentos à serem transformados em notícias percorriam todo processo que parte do acontecimento para chegar até o leitor... a ênfase constante de certos temas, aspectos e problemas forma uma moldura interpretativa, um esquema de conhecimentos, um frame que se aplica (de maneira mais ou menos consciente) para dar sentido ao que observamos. (Wolf, 2005, p.145). A qual fenômeno da comunicação se refere o texto citado?
Teoria Hipodérmica.
Audiência.
Agenda Setting.
Teoria Culturológica.
Newsletter.
Considere o pensamento abaixo e as afirmações que seguem.
O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho. ( T. W. Adorno)
I. A citação é emblemática para se entender o conceito de indústria cultural, divulgado pela Escola de Frankfurt, da qual o autor foi um dos grandes representantes.
II. De acordo com a visão crítica, a transformação da arte em simples mercadoria contribui para a alienação do homem.
III. A citação refere-se ao pouco tempo livre que os trabalhadores têm para o lazer, pois são submetidos à lógica capitalista.
Está correto o que se afirma em
todas
somente I e II
somente I e III
somente I
somente II
Considere a tirinha abaixo e as afirmações que seguem.
I. A tirinha sugere que a televisão é o ópio do povo, visão que está de acordo com o ponto de vista dos teóricos da Escola de Frankfurt.
II. As ideias de Karl Marx são a fundamentação da teoria funcionalista da comunicação.
III. Os dois quadrinhos não mantêm relação, uma vez que o personagem Calvin está consultando uma mídia impressa e a televisão é um veículo eletrônico.
Está correto o que se afirma somente em
I
II
III
I e II
II e III
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em se tratando de Semiótica.
A semiótica é uma ciência que estuda os signos e todas as linguagens e acontecimentos culturais vistos como fenômenos que produzem significados.
Além do campo verbal, os estudos dessa área englobam também artes visuais, música, fotografia, cinema, moda, gestos, religião, entre outros.
De acordo com Ferdinad de Saussure, considerado o pai da semiose, os signos pertencem ao mundo da representação e são constituídos por um significante e um significado. Em contrapartida está o referente, que pertence ao âmbito da realidade.
Peirce, outro estudioso muito importante dentro da semiótica, analisa o signo de uma forma diferente, mesclando realidade com representação.
Todas as alternativas acima possuem afirmações sobre Semiótica corretas.
Um conjunto de meios comunicativos que permite acesso simultâneo a imagens, sons e textos, de um modo interativo e não linear que possibilita fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e fazer versões pessoais das mesmas é definido como:
Hipermídia
Mídia
Informática
Teleconferência
Intersemiótica
Considere o texto e as charges abaixo.
somente I
somente II
somente III
somente I e III
somente II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...