Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Segundo o artigo 223, da Constituição Federal, compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e de imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.
Identifique a alternativa CORRETA sobre os parágrafos que compõem o artigo 223.
A não-renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, três quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.
O cancelamento da concessão ou permissão, antes de vencido o prazo, depende de decisão judicial
O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação de maioria simples do Senado Federal.
O prazo da concessão ou permissão será de vinte anos para emissoras de rádio e de trinta para as de televisão.
O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo máximo de noventa dias a contar do recebimento da mensagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Com base na argumentação da autora, é CORRETO dizer que:
a entrevista é um procedimento objetivo de apuração de informações;
a entrevista visa somente à coleta de interpretação e à reconstituição de fatos;
a entrevista pode ser uma conversação entre jornalista e entrevistado;
a entrevista é uma técnica de construção do texto jornalístico noticioso;
a entrevista é um mecanismo de obtenção de respostas pré-pautadas por um questionário.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Segundo Mário Erbolato, na obra Jornalismo Gráfico: técnicas de produção, os olhos são órgãos pequenos e delicados que se cansam com facilidade e, portanto, o jornal será orientado graficamente de maneira a não exigir do leitor muito trabalho físico e psicológico (p. 64). O autor destaca a existência de zonas de visibilidade, que seriam centros dominantes, pontos-chaves, direções de entrada e outras de saída.
Sobre essas zonas de visibilidade, julgue os itens abaixo como V (VERDADEIROS) ou F (FALSOS).
I Zona de visibilidade primária: no alto à esquerda da página.
II Zona de visibilidade secundária: no alto à direita da página.
III Zona de visibilidade morta: no alto à direita e na parte inferior à esquerda.
Está(ão) CORRETA(S).
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
Apenas I e III
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Sobre o jornalismo feito em revistas, julgue os itens abaixo como V (VERDADEIROS) ou F (FALSOS).
I A interpretação é uma das características básicas do jornalismo de revista.
II Em diversas situações, o texto das revistas de notícia se apropria de recursos literários.
III No jornalismo de revista, privilegia-se a cobertura factual, com maior espaço para a descrição dos cenários e personagens.
Está(ão) CORRETA(S).
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas I e II
Apenas I e III
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Dentre as atribuições do assessor de comunicação está a prevenção e o gerenciamento de crises nas organizações. Julgue os itens abaixo, que apresentam formas de lidar com a imprensa nestas situações.
I - Fazer um levantamento parcial da situação, especulando sobre fatos que ainda não estejam claros.
II - Admitir voluntariamente os erros cometidos; demonstrando contrição e preocupação sinceras para a solução do problema.
III - Preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.
Está(ão) CORRETA(S).
Apenas II
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas II e III
Todos os itens
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
A expressão press kit, utilizada por profissionais de Assessoria de Comunicação, refere-se a:
texto que contém a estrutura organizacional de uma instituição pública ou privada;
projeto gráfico de uma publicação destinada ao público externo de uma instituição;
textos e fotos para subsidiar os jornalistas de redação com informações;
clipagem de material publicado em veículos impressos;
público alvo de house organ das instituições públicas e/ou privadas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O Código de Ética da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) estabelece vários deveres ao jornalista profissional. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que NÃO está de acordo com o Código de Ética da Fenaj.
Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística.
Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas.
Prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O autor Jorge Duarte é conhecido por apresentar sugestões para ajudar políticos, autoridades, técnicos do setor público a estabelecer um relacionamento eficiente com jornalistas. Leia um fragmento de um de seus textos.
Agora, com base nas orientações do autor, identifique a alternativa que apresenta um exemplo de recomendação INCORRETA ao agente público.
Ser acessível, a fim de manter um bom relacionamento com a imprensa.
Encarar o assessor de comunicação como alguém responsável por colocar a autoridade na mídia.
Investir na comunicação com públicos segmentados, na integração de áreas e no planejamento, em capacitação.
Estabelecer formas de prever e atender com eficiência às demandas da imprensa.
Favorecer o desenvolvimento de uma cultura de comunicação, que estimule a circulação de informações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...