Lista completa de Questões de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Nas relações humanas, estamos sempre estabelecendo comunicações que podem ser prejudicadas por barreiras. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos fatores que dificultam as comunicações, ou seja, nas barreiras:
( ) preconceitos e opiniões pessoais.
( ) competição entre as pessoas, o que dificulta ouvir o outro.
( ) o número de intermediários - quanto maior o número maior a distorção.
( ) capacidade de ouvir o outro, de dialogar.
Agora, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
A comunicação é essencial nas relações humanas e este processo é, muitas vezes, prejudicado por obstáculos ou barreiras. Para ultrapassar obstáculos ou barreiras à comunicação, o emissor deve:
1- tornar a mensagem clara e precisa.
2- considerar as características do receptor.
3- evitar o uso de expressões técnicas e siglas ininteligíveis.
4- ajustar as comunicações ao devido tempo.
O correto está em:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Um dos espaços de relações humanas no trabalho são as reuniões. Saber participar de uma reunião é essencial às relações humanas, no ambiente de trabalho. Deste modo, são comportamentos corretos:
interromper quem estiver com a palavra de modo a cortar seu pensamento e obter vantagem na discussão.
quando discordar do que se está discutindo, disfarçar, simplesmente ficar calado e não participar.
se discordar de alguma coisa, pedir a palavra e falar com naturalidade, sem ênfase, sem comportar-se agressivamente.
quando o assunto foge completamente à sua especialidade, o melhor é ouvir para aprender mais ou então perguntar quando não entendeu algo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
São fontes de conflito, no ambiente de trabalho:
dificuldades de diálogo, de comunicação, problemas de convivência e indefinição da responsabilidades e tarefas.
respeito mútuo, regras claras, empatia ou capacidade de se colocar no lugar dos outros.
comunicação aberta, franca e respeito ao outro.
interesse das chefias e funcionários em superar as dificuldades do dia-a-dia do trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
É um comportamento correto no relacionamento, no ambiente de trabalho:
tratar a todos com cortesia e delicadeza.
atender com cortesia somente ao chefe, aos colegas e às autoridades.
dar orientação ao público em geral mesmo quando não conhece o assunto.
quando for tratado com grosseria ter a mesma atitude como reação.
A figura abaixo representa:
um bom ambiente de trabalho, pois permite expressão das divergências.
uma atitude de conflito velado, no relacionamento com colegas.
comunicação franca, aberta e cordial.
atitude de conflito aberto no ambiente de trabalho.
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