Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do sistema bancário, assinale a alternativa correta.
A função de intermediação financeira diz respeito à função de transformar ativos com determinadas características de investimento, volume, risco de crédito, risco de preço e liquidez em outros tipos de ativos com características diferentes.
A função de câmara de compensação é a tarefa de deslocar recursos de unidades superavitárias para unidades deficitárias, ou, dito de outra forma, de fazer a ponte entre poupadores e tomadores de recursos.
Os intermediários financeiros não-bancários são aqueles que captam recursos com depósitos à vista, e não com meios que caracterizam a chamada quase-moeda.
As funções essenciais de um banco são intermediação financeira, transmutação de ativos e câmara de compensação, as quais são realizadas em razão da especialização e da existência de economias de escala no volume de transações, no processamento de informações e na administração de carteiras, bem como por imposição legal.
A função de transmutação de ativos é intermediar trocas de moeda ou de liquidez na economia, cujos agentes transferem moeda e fazem pagamentos por intermédio dos bancos.
Parte considerável do financiamento no Brasil é gerenciado por agências de fomento estatais. Em relação às funções dessas agências, julgue os itens seguintes.
O Banco do Brasil S.A. pode prestar serviços de licitação por meio da Internet para administradores públicos.
Parte considerável do financiamento no Brasil é gerenciado por agências de fomento estatais. Em relação às funções dessas agências, julgue os itens seguintes.
No BNDES, a modalidade de financiamento por meio de fundos não reembolsáveis destina-se exclusivamente ao desenvolvimento social e cultural, deixando de parte o financiamento do desenvolvimento tecnológico, tradicionalmente bancado pelo CNPq e pela CAPES e suplementado pelas agências estaduais de fomento à pesquisa.
No que se refere ao atendimento prioritário nas agências bancárias definido por lei, analise as condições a seguir.
I - Idosos com idade igual ou superior a sessenta anos
II - Gestantes e lactantes
III - Pessoas portadoras de deficiências
IV - Pessoas com crianças de colo
Devem receber atendimento prioritário os que se enquadram na(s) condição(ões)
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Assinale a opção correta acerca do mercado financeiro.
As operações de hot money, vendor finance e créditos rotativos constituem instrumentos típicos de atuação dos bancos comerciais no mercado monetário.
As operações do mercado interfinanceiro são destinadas a atender ao fluxo de recursos demandado pelas instituições financeiras e são lastreadas em certificados de depósitos bancários.
Nas operações de crédito direto ao consumidor, as instituições financeiras estão desobrigadas de informar previamente ao cliente o custo efetivo total.
É de competência privativa do BACEN a formulação das normas que disciplinam o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas.
Os percentuais de recolhimento compulsório a que as instituições financeiras estão sujeitas podem variar em função das regiões geoeconômicas.
Em relação à abertura e à manutenção de contas de depósitos, assinale a opção correta.
A ficha-proposta relativa a conta de depósitos à vista deve conter cláusula que trate do saldo mínimo exigido para manutenção da conta, dos procedimentos para encerramento da conta, da cobrança de tarifa por conta inativa e da possibilidade de cobrança pelos serviços considerados essenciais.
A obrigatoriedade de comunicação, pelo depositante, de alteração em seus dados cadastrais restringe-se às hipóteses de mudança de endereço ou de número de telefone.
A incidência de tarifas deve estar consignada no contrato firmado entre a instituição financeira e o depositante; não se admite, contudo, a cobrança de taxas para ressarcimento de despesas com a emissão de boletos de cobrança ou carnês, ainda que contratualmente previstas.
É permitida a cobrança de tarifa de liquidação antecipada nas operações de crédito contratadas após janeiro de 2008, cabendo à instituição financeira esclarecer ao depositante a sua incidência no momento da abertura da conta de depósitos.
Segundo normas vigentes, o oferecimento de um pacote padronizado de serviços prioritários às pessoas físicas situa-se no campo da discricionariedade das instituições financeiras.
O Banco Central do Brasil
é um órgão normativo no Sistema Financeiro Nacional.
é um intermediário financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
empresta recursos aos agricultores para o custeio da safra.
rege a política fiscal do governo.
O sistema financeiro nacional é formado por instituições:
autárquicas e entre si independentes.
autarquias dependentes de autorização do Poder Executivo para funcionarem.
subordinadas ao Conselho Monetário Nacional.
operadoras dos mercados financeiros.
que devem executar políticas públicas na área bancária
A organização do sistema financeiro obedece a critérios que levam em conta:
separação das atividades por critérios subjetivos.
critérios de políticas públicas.
combinação de atividades financeiras de forma a dar mais eficiência ao sistema.
consagradas práticas internacionais.
as funções e especialidades das instituições que compõem o sistema.
A estrutura da função compliance de um banco depende de diversos fatores, incluindo-se porte e sofisticação, natureza e cobertura geográfica de suas atividades. Independentemente da estrutura utilizada pelo banco, dois princípios básicos devem ser observados: o papel e as responsabilidades da função compliance devem ser definidos de forma clara e a função compliance deve ser independente das atividades de negócio do banco. A função compliance
corresponde a instrumentos que permitem minimizar riscos, assegurando, com determinado grau de confiança, o alcance dos objetivos dos processos organizacionais.
permite gerenciar os controles operacionais de crédito e mercado, fortalecendo a cultura burocrática de resolução de problemas segundo aspectos hierárquicos formais.
permite a formulação de planejamento voltado para os objetivos da empresa, a mensuração dos possíveis riscos a serem enfrentados e a análise dos controles existentes ou necessários.
consiste em instrumento que permite acompanhar e identificar se os objetivos e as metas estabelecidas no planejamento estão sendo ou não alcançados e disponibilizar informação de forma tempestiva e padronizada.
assegura a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do sistema de controles internos da instituição, mitigando riscos e disseminando a cultura de controles, de acordo com regulamentos internos e externos à organização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...