Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do sistema financeiro brasileiro e da sua diversidade de instituições e de produtos, julgue os itens subseqüentes.
O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma entidade pública, portanto sem fins lucrativos, de proteção aos correntistas, poupadores e investidores. Atua na recuperação dos depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de falência ou de liquidação. A manutenção do FGC resulta da contribuição das instituições financeiras, com uma porcentagem dos depósitos, e do Tesouro Nacional, com igual contrapartida.
As empresas vendedoras de bens costumam apresentar o leasing como mais uma forma de financiamento, mas o contrato deve ser lido com atenção, pois trata-se de operação com características próprias. Com referência ao leasing, julgue os itens seguintes.
Alvo de muita atenção do governo federal na atualidade, o microcrédito destina-se a financiar pequenas iniciativas normalmente não atendidas pelo sistema bancário convencional. Nesse sentido, um dos executores do microcrédito são as cooperativas de crédito, que funcionam nos mesmos moldes dos bancos comerciais e são submetidas à mesma legislação imposta a estes. Adicionalmente, as cooperativas de crédito sofrem restrições quanto a números mínimo e máximo de cooperados, mas são dispensadas da integralização de capital social mínimo para sua constituição.
A abertura de conta corrente de pessoa física é um contrato entre um banco e um cliente, celebrado pela livre decisão de ambas as partes. No entanto, algumas condições devem ser observadas nas cláusulas contratuais. Assinale a opção CORRETA:
a instituição financeira não é obrigada a colocar à disposição do cliente uma cópia do contrato;
a instituição pode impor no contrato cláusula, operação ou prestação de serviços prevalecendo-se de idade, condição social ou econômica do cliente;
em caso de cobrança de dívida, o banco pode expor o cliente a algum tipo de constrangimento ou ameaça;
o banco pode pedir que o cliente apresente, no mínimo, originais e cópias do documento de identificação (cédula de identidade ou documento que o substitua legalmente), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência;
o banco pode suspender ou cancelar o contrato unilateralmente, a qualquer tempo, independente das cláusulas legais e contratuais.
As empresas vendedoras de bens costumam apresentar o leasing como mais uma forma de financiamento, mas o contrato deve ser lido com atenção, pois trata-se de operação com características próprias. Com referência ao leasing, julgue os itens seguintes.
O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais.
Assinale a assertiva CORRETA:
o banco pode encerrar a conta de um correntista sem aviso prévio;
o banco pode encerrar a conta de um correntista se o mesmo for incluído no Cadastro de Cheques sem Fundos(CCF);
o banco não precisa obter autorização formal do cliente para fazer transferências automáticas de recursos das contas de depósitos à vista, ou de poupança, para qualquer modalidade de aplicação;
o banco não é obrigado a fornecer comprovante de operação de depósito realizada;
as contas correntes e de depósito não podem ser sacadas à vista pelos titulares.
As empresas vendedoras de bens costumam apresentar o leasing como mais uma forma de financiamento, mas o contrato deve ser lido com atenção, pois trata-se de operação com características próprias. Com referência ao leasing, julgue os itens seguintes.
Nesse tipo de operação, não se admite a transferência dos direitos e obrigações a terceiros.
Com relação às contas correntes, é CORRETO afirmar:
o banco pode lançar, nas contas de depósitos, débitos não autorizados pelo titular, por autoridade judicial ou por determinação legal;
as contas conjuntas são contratos de depósitos celebrados pelo banco com mais de um titular ao mesmo tempo, os quais assumem responsabilidade solidária pelos recursos depositados numa única conta;
nas contas conjuntas, somente o primeiro titular poderá ser incluído no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF);
os menores de idade e as pessoas incapazes não podem ser titulares de contas de depósitos;
os contratos de abertura de conta, cheque especial, empréstimos e outros, não podem conter cláusulas de débitos automáticos de tarifas, juros, e outras despesas.
Acerca do mercado de câmbio, julgue os seguintes itens.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ir a uma instituição autorizada a operar em câmbio para comprar ou vender moeda estrangeira. Como regra geral, para a realização das operações de câmbio, é necessário respaldo documental, visto que, nessas operações, são negociados direitos sobre a moeda estrangeira.
Conforme a Lei nº 7357/1985 (Lei do Cheque), o Cheque é definido como uma ordem de pagamento à vista, e tem certas características, das quais apenas uma das abaixo descritas é VERDADEIRA:
todo cheque, independente do valor, pode ser emitido "ao portador";
o cheque para ser recebido tem que ser depositado na conta corrente do beneficiário;
o cheque não tem prazo para apresentação, ele não prescreve;
o cheque é pagável à vista, assim que apresentado ao banco, mesmo que na sua emissão tenha sido registrada uma data posterior.
Acerca do mercado de câmbio, julgue os seguintes itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
Lúcia viajou aos EUA portando certa quantia em dólares norte-americanos, legalmente comprados em agência bancária no Brasil. Ao regressar ao Brasil, portava, ainda, em espécie, um saldo de US$ 1,000.00, em razão de a sua estada nos EUA ter sido reduzida.
Nessa situação, Lúcia poderá permanecer com os dólares remanescentes em seu poder, já que eles foram oriundos de processo legal de compra, podendo, inclusive, utilizá-los para o pagamento de compras feitas no mercado nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...