Questões sobre Produtos e serviços financeiros

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A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos. O valor mínimo da fatura de cartão de crédito emitida por instituições financeiras, a ser paga mensalmente, não pode ser inferior a 20% do saldo total da fatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos. A cobrança do uso de cartões de crédito emitidos por instituições financeiras está limitada a três tarifas específicas: anuidade, segunda via do cartão magnético e uso da função saque.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos. A cobrança de tarifa para a emissão de segunda via de cartões com a função débito é permitida nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista e decorrentes de motivos não imputáveis à instituição financeira emitente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise dos custos de um projeto compõe o quadro de projeções de resultados. Há vários critérios para classificação desses custos. Em relação ao volume de produção ou de utilização de capacidade produtiva, é correto afirmar que

  • A.

    os custos semivariáveis variam, de forma descontínua, com o nível de utilização da capacidade.

  • B.

    a depreciação é um típico custo variável, visto que é computada em função da utilização efetiva dos equipamentos.

  • C.

    um custo pode ser fixo por resultar da decisão irreversível de implantação de um processo com insuficiência de capacidade.

  • D.

    os custos diretos não são identificados com o produto.

  • E.

    os custos fixos variam na proporção da variação do volume produzido.

O Banco LMN deseja incrementar a fidelização de determinado segmento de clientes atuais. Para tanto, elaborou uma estratégia que visa à ampliação do valor entregue aos correntistas, com base na teoria do marketing que define o conceito de proposta de valor. Segundo essa teoria, uma ação que representa a proposta de entrega de alto valor ao cliente é

  • A. o aumento dos investimentos em automação bancária.
  • B. a fusão de agências de uma mesma praça.
  • C. o investimento visando a redução do consumo de energia e redução de gastos com material de escritório.
  • D. a oferta de solidez institucional, confiabilidade, rapidez e simpatia no atendimento.
  • E. o projeto de melhora na distribuição de dividendos aos acionistas.

O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer sua lucratividade crescer. NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade por fidelização do cliente:

  • A. o aumento do número de compras.
  • B. a redução de custos operacionais.
  • C. a indicação a outros clientes.
  • D. a disposição para pagar preços mais elevados.
  • E. a constituição de barreira à entrada de novos competidores.

As linhas bancárias de crédito rural possibilitam ao cliente acessar financiamento

  • A. para atividades de comercialização da produção.
  • B. do custeio das despesas pessoais e familiares.
  • C. com liberação de uma só vez, independentemente do cronograma de aquisições e serviços.
  • D. sem apresentação de garantias ao financiador.
  • E. para investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por um único ciclo produtivo.

O penhor mercantil é modalidade de garantia que pode ser exigida por operadores do Sistema Financeiro Nacional na formalização de operações de crédito em que

  • A. haja dispensa de fiel depositário.
  • B. o valor atualizado do bem não exceda 50% do valor financiado.
  • C. esse direito recaia sobre bens móveis.
  • D. o devedor possa substituir os bens empenhados sem autorização prévia do credor.
  • E. os recursos liberados permaneçam depositados na mesma instituição financeira.

As operações denominadas Crédito Direto ao Consumidor são caracterizadas

  • A. pela não incidência de IOF para contratos com pessoa física.
  • B. por destinação ao financiamento de bens e serviços para pessoas físicas ou jurídicas.
  • C. pela dispensa da informação do Custo Efetivo Total para clientes correntistas dos bancos.
  • D. pela impossibilidade de antecipação de pagamento de parcelas.
  • E. pela ausência de gravame no caso de financiamento de veículos usados.

Considerando que o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a (Transferência Eletrônica Disponível (TED) são maneiras de realizar transferências interbancárias, assinale a alternativa correta com relação às operações bancárias.

  • A. A segurança é um benefício importante para o destinatário da TED, uma vez que a operação é irreversível, ou seja, não pode ser sustada e só se realiza com recursos efetivamente disponíveis na conta do remetente.
  • B. De uso restrito a pessoas jurídicas, a TED tem sido largamente utilizada por médias e grandes organizações para realizar o pagamento de seus fornecedores, sem a necessidade de boletos de cobrança e cheques pré-datados.
  • C. O DOC é uma operação mais ágil que a TED, pois a transação não passa pelo sistema de compensação do banco.
  • D. Atualmente, a TED estabelece o limite máximo de três mil reais para operações entre agências e de dez mil reais para a transferência de valores entre contascorrentes de diferentes instituições bancárias.
  • E. As transferências interbancárias envolvem a transferência de recursos financeiros de uma agência para outra de um mesmo banco e se diferem no tempo de compensação e no valor em que podem ser emitidas.
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