Lista completa de Questões de Conhecimentos Bancários da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Bancários - Sistema de seguros privados e Previdência Complementar - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Todo bem patrimonial sofre desgaste com a sua utilização, sendo necessárias ações para que ele se mantenha operacional até o fim de sua vida útil. A vida econômica de um bem é o período de tempo em que o bem consegue exercer suas funções até o momento em que o
valor contábil é menor que a soma do custo operacional com o de manutenção.
valor de revenda do bem menos o valor residual da depreciação é mínimo.
valor de revenda ultrapassa o valor depreciado.
custo operacional é menor que o custo residual.
Custo Anual Equivalente (CAE) é mínimo.
Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado
Certificado de Depósito Bancário (CDB).
conta-corrente.
poupança.
cartão de crédito.
fundo de investimento.
Atualmente os grandes bancos do mercado financeiro realizam desde as atividades mais simples, como o pagamento de um título, até as mais complexas, como as operações de Corporate Finance, que envolvem a
realização de um contrato de câmbio para viabilizar as exportações e as importações.
realização de atividades corporativas no exterior.
gestão de ativos financeiros no segmento corporativo.
manutenção de contas-correntes de expatriados no exterior.
intermediação de fusões, cisões, aquisições e incorporações de empresas.
Para financiar suas necessidades de curto prazo, algumas empresas utilizam linhas de crédito abertas com determinado limite cujos encargos são cobrados de acordo com sua utilização, sendo o crédito liberado após a entrega de duplicatas, o que garantirá a operação. Esse produto bancário é o
Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
empréstimo compulsório.
crédito rotativo.
capital alavancado.
cheque especial.
A operação bancária de vendor finance é a prática de financiamento de vendas com base no princípio da
obtenção de receitas, que viabiliza vantagens para o cliente em uma transação comercial.
cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber à vista o pagamento do Banco, mediante o pagamento de juros.
concentração do risco de crédito, que fica por conta da empresa compradora em troca de uma redução da taxa de juros na operação do financiamento das vendas.
troca ou negociação de títulos de curto prazo por recebíveis de longo prazo, sem custos para ambas as partes.
retenção de crédito lastreado por títulos públicos e vinculado a transações comerciais, garantindo ao vendedor o recebimento total de sua duplicata.
Derivativos são instrumentos financeiros que se originam do valor de outro ativo, tido como ativo de referência. As transações com derivativos são realizadas no mercado futuro, a termo, de opções e swaps, entre outros. Os swaps são
ativos garantidores de operações em moeda estrangeira, adquiridos mediante a troca de ações, direitos e obrigações entre duas partes.
ativos que podem ser comprados por uma empresa investidora com o intuito de se proteger de uma eventual redução de preços de outro ativo da mesma carteira de investimento.
direitos adquiridos de comprar ou vender um ativo em uma determinada data por preço e condições previamente acertados entre as partes envolvidas na negociação.
acordos de compra e venda de ativos para serem entregues em uma data futura, a um preço previamente estabelecido, sem reajustes periódicos.
acordos entre duas partes que preveem a troca de obrigações de pagamentos periódicos ou fluxos de caixa futuros por um certo período de tempo, obedecendo a uma metodologia de cálculo predefinida.
As operações de garantia bancária são operações em que o banco se solidariza com o cliente em riscos por este assumidos. O aval bancário, por exemplo, é uma garantia que gera
obrigação assumida pelo Banco, a fim de assegurar o pagamento de um título de crédito para um cliente.
obrigação solidária do Banco credor para com o seu cliente mediante a assinatura de um contrato de câmbio.
direito real para o Banco em face ao seu cliente e se constitui, pela tradição efetiva, em garantia de coisa móvel passível de apropriação entregue pelo devedor.
responsabilidade acessória pelo Banco, quando assume total ou parcialmente o dever do cumprimento de qualquer obrigação de seu cliente devedor.
passivo para cliente tomador de um empréstimo contra o Banco credor, colocando seus bens à disposição para garantir a operação.
O Banco Central do Brasil
é um órgão normativo no Sistema Financeiro Nacional.
é um intermediário financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
empresta recursos aos agricultores para o custeio da safra.
rege a política fiscal do governo.
Conhecimentos Bancários - Conselho Monetário Nacional - CMN - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é constituído por todas as instituições financeiras públicas ou privadas existentes no país e seu órgão normativo máximo é o(a)
Banco Central do Brasil.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Conselho Monetário Nacional.
Ministério da Fazenda.
Caixa Econômica Federal.
Conhecimentos Bancários - Conselho Monetário Nacional - CMN - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo que atua sob a direção do Conselho Monetário Nacional e tem por finalidade básica
normatização e controle do mercado de valores mobiliários.
compra e venda de ações no mercado da Bolsa de Valores.
fiscalização das empresas de capital fechado.
captação de recursos no mercado internacional
manutenção da política monetária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...