Questões de Conhecimentos Gerais

Lista completa de Questões de Conhecimentos Gerais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com a reestruturação do modo de produção capitalista no Século XX, o mundo do trabalho sofreu grandes alterações como a inserção de novas tecnologia e processos, sendo uma das consequências o desemprego estrutural. A associação deste fato à economia mundial, as crises financeiras globais, reflete-se no chamado desemprego conjuntural. Ambos (o estrutural e o conjuntural) trazem como consequência o crescimento de desocupados ou subocupadas. Sobre o assunto, análise o texto e o gráfico, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(1) Pessoas desocupadas + subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas + força de trabalho potencial, dividida pela soma da força de trabalho e da força de trabalho potencial. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; Fundação Seade.
( ) O impacto da crise econômica mundial de 2009 sobre o nível de desemprego conjuntural no Brasil foi menor do que em muitos outros países. No Brasil a taxa de desemprego foi 6% em 2012, na Espanha ela chegou a mais de 25%. Os impactos da crise econômica no Brasil foram agravados por uma crise política, fazendo com que a taxa de desocupados seja crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Com a retomada do crescimento econômico, na segunda metade da década de 2000, o emprego formal cresceu no Brasil. A complexidade da economia atual e a crise do trabalho impõe a precarização do emprego que assume formas de trabalho autônomo, informal e terceirizado, cuja taxa de subutilização da força de trabalho é crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Os cortes nas políticas sociais e de proteção ao trabalho refletem positivamente no comportamento das pessoas que buscam novas formas de trabalho, portanto a taxa de subutilização do trabalho entre os anos de 2016 a 2019 no Brasil, que é crescente, e reflete uma nova forma de trabalho com grandes benefícios para os trabalhadores. ( ) Processo reestruturativo do capitalismo global emerge uma nova morfologia social do trabalho, em que o trabalhador aceita abrir mão dos direitos trabalhistas, a fim de manter o desenvolvimento econômico e o lucro do empregador. Neste sente sentido, não existe a formalização do trabalho, fato que justifica o crescimento da taxa de desocupação.
A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F e V.

    B) V, F, V e F.

    C) F, F, V e V.

    D) V, V, F e F.

    E) V, V, V e F.

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) II, III e IV apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Assinale a alternativa que traz a CORRETA relação entre as noções de modernidade e modernização.

    A) A modernidade se caracteriza pela relação entre o antigo e o moderno a partir do contexto do progresso material impulsionado pela modernização e experimentado nas sociedades ocidentais, capitalistas e disciplinadoras no início do século XX.

    B) A modernização exclui o conceito de modernidade quando não valoriza o novo para as questões políticas das sociedades.

    C) Modernização e modernidade se relacionam por serem conceitos que mutuamente inspiram a defesa dos pobres e dos excluídos da história.

    D) A modernização não influenciou nos padrões de comportamento e civilização exigidos pela modernidade.

    E) A modernidade e a modernização se relacionam a partir da defesa da liberdade dos indivíduos no contexto das sociedades ocidentais que, ao longo do século XX, experimentaram a ascensão do progresso acessível para todos os indivíduos.

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A “ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

    A) III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I e II.

    E) IV.

Pesquisadores apontam a necessidade de conhecer mais profundamente a dinâmica demográfica dos povos indígenas no Brasil contemporâneo, sobretudo pela forte ameaça à vida dos indígenas, que historicamente é conhecida. O primeiro censo realizado sobre as populações indígenas ocorreu em 1991, incluindo a categoria indígena na variável cor e raça. Em 2000 o censo foi ampliado, porém ainda com lacunas sobre a demografia dos povos indígenas, e o último censo foi realizado em 2010. A representação do mapa temático permite a interpretação de determinados fenômenos e padrões de distribuição relacionados à população indígena. Leia o mapa temático e, em seguida, avalie como (V) verdadeiro ou (F) falso as proposições.
Fonte: Laboratório de demografia e estudos populacionais. Acesso: https://www.ufjf.br/ladem/2013/04/25/ibge-mapeia-a-populacao-indigena/
( ) A população indígena está distribuída por todo território nacional, e no litoral existe um maior número de pessoas declaradas indígenas nos Estados de Pernambuco e Alagoas. ( ) No Centro Oeste do Brasil o maior número de pessoas indígenas encontra-se no Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ( ) Dentro do limite da Amazônia Legal existe uma grande concentração no número de pessoas declaradas indígenas, em particular nos estados de Roraima e Amazonas. ( ) São Paulo é o estado do Sudeste que apresenta uma maior concentração da população declarada indígena.
Assinale alternativa CORRETA que apresenta a avaliação das proposições.

    A) V, V, F e F.

    B) V, V, V e F.

    C) F, V, V e V.

    D) F, F, V e V.

    E) F, V, F e V.

Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos. É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) II, III e IV apenas.

    D) III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A“ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira. Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:

    A) III.

    B) I, II e III.

    C) III e IV.

    D) I e II.

    E) IV.

Entre as festas populares brasileiras inclui-se uma que mistura religiosidade e folclore e que chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. Durante essa festa, os músicos, cantores e dançarinos percorrem as ruas da cidade, de porta em porta, com trajes de cores fortes e chapéus enfeitados com fitas coloridas.
A festa caracterizada no texto denomina-se

    A) samba de coco.

    B) xaxado.

    C) festa junina.

    D) capoeira.

    E) reisado.

Assinale a opção que apresenta a principal característica do comércio externo brasileiro.

    A) exportação de produtos industrializados

    B) trocas comercias de commodities com a China

    C) exportação de commodities de produtos agrícolas e minerais

    D) exportação de produtos semi-industrializados

    E) disputa comercial com a China pelo comércio com os Estados Unidos da América

Cartilha do povo

Raimundo Santa Helena


Ninguém nasceu neste mundo

Pra sofrer e virar Santo

Deus nos fez para gozar

Mais do que derramar pranto

Mas na panela do povo

Só tem farofa de ovo

Quando almoço não janto.


E todo trabalhador

Ao teto vai ter direito

Pelo salário compatível

Pelo que faz ou foi feito

Quem lavrar terra é dono


Não haverá abandono

Para quem tiver defeito.

Contestação não é crime

Onde há Democracia.

Só ao cidadão pertence

A sua soberania.


No poder coercitivo

Jesus foi subversivo

Na versão da tirania.

Eu sou dono do meu passe

Faço arte sem patrão

Deve ser oposição

Porque lutar pelos fracos

É tatear nos buracos

Na densa escuridão.


Internet: <www.culturagenial.com>.

O texto da literatura de cordel apresentado retrata uma situação de

    A) busca por justiça social.

    B) aversão à religião.

    C) apoio aos proprietários de terras rurais.

    D) garantia da soberania dos cidadãos pela democracia.

    E) busca por condições melhores de vida nas prisões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...