Questões de Conhecimentos Gerais

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Observe a imagem a seguir:
Fonte: Charge por Chng Choon Hiong para o vídeo 100 Days of Covid-19: Best of ST Covid-19 Illustrations. In: SHAMA, Simon. Plague time: A history of Europe's pandemics. Disponível em: <https://www.straitstimes.com/opinion/plague-time-a-history-of-europes-pandemics>
A charge é um tipo de desenho que trata com humor ou crítica acontecimentos e personalidades da atualidade ou de outras épocas. A charge acima retrata três eventos críticos de saúde, vividos pela humanidade ao longo da história.
Sobre os eventos retratados na imagem, assinale a afirmativa incorreta.

    A) A figura da esquerda refere-se à Peste Negra ocorrida na Europa no século XIV, matando entre 75 milhões e 200 milhões de pessoas na antiga Eurásia, fazendo vítimas, indiscriminadamente, papas e imperadores no auge de seus poderes, junto com camponeses e mendigos.

    B) A figura do centro refere-se à Gripe Espanhola de 1918, que teria matado entre 40 milhões e 50 milhões de pessoas inclusive, em 1919, o então presidente eleito do Brasil, Rodrigues Alves.

    C) A figura da direita refere-se à pandemia de Covid-19 ainda em curso, sendo esta uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2, fazendo milhões de vítimas, entre mortos e infectados, em todo o mundo.

    D) A Gripe Espanhola e a Covid-19 se enquadram no perfil de pandemia, já que a disseminação delas ocorreu ou ocorre em escala mundial, porém a Peste Negra, em tendo ocorrido somente na Europa, se enquadra no perfil de endemia, somente.

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. No que diz respeito ao assunto “Sustentabilidade” analise as questões abaixo e identifique a sequência correta:
I. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. II. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades empresariais. III. Um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. IV. Como exemplo de sustentabilidade temos: economia de água, garantia de alimentação em longo prazo e controle da urbanização e integração entre campo e cidades maiores.
A sequência correta é:

    A) As assertivas II e III estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva I está correta.

    D) As assertivas I e III estão corretas.

Em 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, foi firmado um compromisso mundial com meta na redução da emissão de gases do efeito estufa, ou seja, para combater a crise climática a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável. Envolvendo 195 países, o compromisso entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, ficando conhecido como

    A) Acordo de Paris.

    B) Protocolo de Kyoto.

    C) Cúpula sobre Mudanças Climáticas de Copenhagem.

    D) Convenção Marco Sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como Eco-92.

Leia o texto a seguir:
“Na última quarta-feira (06/01/2021), o Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso do país (que reúne a Câmara dos Deputados e o Senado), foi invadido por uma multidão de apoiadores do presidente republicano Donald Trump. Marcada por violência e confrontos com a polícia, o ato fez com que deputados, senadores e outras autoridades tivessem que se refugiar no porão do prédio ou em seus escritórios privados até que a situação fosse controlada. Quatro pessoas morreram durante a confusão”.
Fonte: Quatro ataques históricos ao Capitólio dos EUA, por Bruno Carbinatto. https://super.abril.com.br. Atualizado em 7 jan 2021. Disponível em <https://super.abril.com.br/historia/4-ataques-historicos-ao-capitolio-dos-eua/>
Apesar do impacto causado e de toda a rigorosa segurança, este não foi o primeiro atentado sofrido pelo Capitólio. Sobre alguns outros atentados ocorridos anteriormente, assinale a afirmativa incorreta.

    A) Na guerra Anglo-americana (1812-1815), tropas britânicas invadiram e incendiaram o Capitólio ainda em construção, em agosto de 1814, durante o ataque de forças do Reino Unido a Washington.

    B) Em 1915, um ex-professor da Universidade Harvard explodiu três bananas de dinamite no Capitólio em resposta a uma ajuda de empresários americanos ao Reino Unido na Primeira Guerra Mundial. Apesar do ataque, não houve vítimas.

    C) Em 11 de setembro de 2001, por ocasião do atentado em conjunto orquestrado pelo grupo terrorista “Al Qaeda” que atingiu a sede do Pentágono e os edifícios do World Trade Center, o Capitólio também foi atingido por um avião sequestrado, causando enormes danos materiais.

    D) Em 1954, quatro nacionalistas de Porto Rico abriram fogo nas galerias da Câmara. Os criminosos faziam parte de uma facção que exigia a independência da ilha caribenha que pertence aos EUA. Cinco congressistas ficaram feridos.

Leia o texto a seguir:
O processo de implementação da Lei da Educação das Relações Étnico-Raciais (Lei 10.639, em 2003) nos sistemas de ensino brasileiros vem enfrentando desafios, entre eles a necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira. Para contribuir com esse processo, a UNESCO instituiu no Brasil um programa que atua em três eixos estratégicos, complementares e fundamentais: acompanhamento da implementação da Lei; produção e disseminação de informações sobre a história da África e dos afro-brasileiros; e assessoramento no desenvolvimento de políticas públicas.
Fonte: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/projects/brazil-africa.
O texto se refere ao

    A) Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas.

    B) Programa Integrado de Ações Afirmativas para Negros - BRASIL AFROATITUDE.

    C) Projeto Mães da Favela.

    D) Projeto A Cor da Cultura.

Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos que devem ser garantidos a todos os cidadãos e cidadãs, sendo considerados fundamentais. Podemos afirmar que entre os direitos fundamentais NÃO é correto incluir o direito:

    A) A auxílios financeiros.

    B) À vida.

    C) À liberdade.

    D) À saúde.

O Tratado de Santo Idelfonso, assinado entre Portugal e Espanha no ano de 1777, teve um papel importante para a história de Santa Catarina. Uma das consequências diretas do referido documento para o estado foi:

    A) O reconhecimento espanhol da propriedade portuguesa na região sul brasileira.

    B) A oficialização do português como idioma obrigatoriamente falado na região, tendo em vista a grande presença espanhola.

    C) A edificação do forte em Laguna, como forma de apaziguar os conflitos entre os dois países.

    D) A devolução da Ilha de Santa Catarina tomada pelos espanhóis.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Cataria (IMA) administra as Unidades de Conservação Estaduais. Por exemplo, a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, criada em 04 de fevereiro de 1977 com uma área de aproximadamente 5.229 hectares. Esta é classificada como uma Reserva Ambiental, o que significa:

    A) Área natural instituída pelo poder público com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente e demais atributos naturais, não é permitida interferência humana direta ou modificações ambientais, exceto para pesquisa.

    B) Área destinada ao desenvolvimento sustentável, também é permitido o desenvolvimento de atividades econômicas, desde que haja a proteção da fauna, da flora e da qualidade de vida da população local.

    C) Área utilizada por populações locais que realizam o extrativismo vegetal e/ou mineral, este tipo de unidade de conservação objetiva a realização da atividade econômica de forma sustentável.

    D) Área com uma fiscalização e policiamento regular, suas características e condições permitem que seja explorada turisticamente, desde que atendidas todas as normas dos poderes públicos regulamentadores.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, na interpretação dessa lei devem ser levados em conta alguns aspectos. Marque a alternativa que NÃO indica um desses aspectos.

    A) As exigências do bem comum.

    B) Os fins sociais a que a lei se dirige.

    C) Os direitos e deveres individuais e coletivos.

    D) A condição da criança como ser independente.

O mosquito Aedes aegypti é vetor de diversas doenças virais. Marque a alternativa que NÃO indica um exemplo dessas doenças.

    A) Chikungunya.

    B) Dengue.

    C) Esquistossomose.

    D) Zika.

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