Lista completa de Questões de Conhecimentos Gerais do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marcando o centenário da escritora brasileira Clarice Lispector, que será comemorado em dezembro de 2020, a editora Rocco vai lançar, ainda este ano, novas edições de suas obras, que contarão com capas e conteúdo extra inéditos. Os livros serão lançados a partir de novembro, iniciando com publicações da escritora datadas da década de 1940.
(Fonte: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2019/11/21/obra-completa-de-clarice-lispector-e-reeditada-em-comemoracao-de-entenario.htm)
São livros da escritora da mesma década, EXCETO:
Cientistas da Universidade de Newcastle (Reino Unido) descobriram uma nova espécie marinha na parte mais profunda do oceano. A espécie em questão é um anfípode semelhante a um camarão de aproximadamente cinco centímetros de comprimento capturado na Fossa das Marianas, entre o Japão e as Filipinas. A região é uma das mais profundas do Oceano Pacífico. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Os cientistas chamaram a espécie encontrada de Eurythenes plasticus. O nome foi dado à nova espécie como forma de chamar a atenção para o impacto da poluição plástica que afeta milhares de espécies marinhas.
II- A cada ano, aproximadamente, 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos.
III- O anfípode, mesmo vivendo em uma das regiões mais profundas do Oceano, estava contaminado com partículas de plástico do tipo PET (tereftalato de polietileno) muito comum na fabricação de garrafas de água e utensílios domésticos.
É correto o que se afirma em:
Da publicação de uma colunista, e também professora, em uma revista nacional, extraiu-se a seguinte vivência: Em um mundo cada vez mais digital, ainda cultivo o hábito de guardar papéis, cartas, bilhetes e atividades dos estudantes com quem tenho convivido desde a última década como se fossem verdadeiros tesouros. Dentro do meu cofre, encontrei uma atividade feita pela Larissa, aluna que, na época, tinha 12 anos. Ao ser perguntada sobre os seus sonhos, ela respondeu:
O meu maior desejo é virar uma advogada. Desde pequena, quando o meu pai foi preso, eu sonho com isso. Quando o meu pai saiu, eu fiquei muito feliz, mas ele só ficou dois anos na rua. Então esse é o meu maior sonho, ser advogada para tirar o meu pai da cadeia. Sei que vou ter que estudar muito, mas tenho certeza que vou conseguir.
Quando me deparo com sonhos como o da Larissa, vejo que não há justiça quando a maioria precisa enfrentar toda ordem de dificuldades para galgar melhores condições de vida, ao passo que uma minoria detém todas as oportunidades. Além de perverso, uma vez que deposita nas classes pobres a culpa pela fragilização de suas vidas, tal discurso tem servido para criminalizar a pobreza e a miséria. Trabalho para que essa visão deturpada da realidade não contamine meus alunos.
Isto posto, infere-se da reflexão acima, uma crítica relacionada a/ao:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...