Questões sobre Guerras, Conflitos e Terrorismo

Lista completa de Questões sobre Guerras, Conflitos e Terrorismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre conflitos e Revoluções, verifique as assertivas e assinale a sequência correta.
I. Ocorreu de 1789 a 1799 e teve como resultado a abolição e substituição da monarquia, aristocracia e igreja por uma república democrática secular radical, que por sua vez, tornou-se mais autoritária, militarista e baseada na propriedade. II. Foi um evento político ocorrido entre 1688 e 1689 na Inglaterra, considerado em grande parte não violento (por vezes chamado de revolução sem sangue ou comparado a um golpe de Estado), no qual houve a ascensão de Guilherme III e Maria II, o fim do absolutismo monárquico e a Declaração de Direitos de 1689. III. Consistiu na transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840, com marcada substituição do trabalho humano por máquinas, ampliação do êxodo rural, intensificação do crescimento urbano desenfreado, aumento significativo da produção de bens de consumo e organização da sociedade em novos grupos sociais: a burguesia e o proletariado. IV. Tratou-se de período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Compreendeu duas fases distintas: a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro.

    A) I - Revolução Francesa; II - Revolução Gloriosa; III - Revolução Industrial; IV - Revolução Russa.

    B) I - Revolução Gloriosa; II - Revolução Francesa; III - Revolução Industrial; IV - Revolução Russa.

    C) I - Revolução Russa; II - Revolução Industrial; III - Revolução Gloriosa; IV Revolução Francesa.

    D) I - Revolução Industrial; II - Revolução Russa; III - Revolução Francesa; IV - Revolução Gloriosa.

Leia o texto a seguir:
“Na última quarta-feira (06/01/2021), o Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso do país (que reúne a Câmara dos Deputados e o Senado), foi invadido por uma multidão de apoiadores do presidente republicano Donald Trump. Marcada por violência e confrontos com a polícia, o ato fez com que deputados, senadores e outras autoridades tivessem que se refugiar no porão do prédio ou em seus escritórios privados até que a situação fosse controlada. Quatro pessoas morreram durante a confusão”.
Fonte: Quatro ataques históricos ao Capitólio dos EUA, por Bruno Carbinatto. https://super.abril.com.br. Atualizado em 7 jan 2021. Disponível em <https://super.abril.com.br/historia/4-ataques-historicos-ao-capitolio-dos-eua/>
Apesar do impacto causado e de toda a rigorosa segurança, este não foi o primeiro atentado sofrido pelo Capitólio. Sobre alguns outros atentados ocorridos anteriormente, assinale a afirmativa incorreta.

    A) Na guerra Anglo-americana (1812-1815), tropas britânicas invadiram e incendiaram o Capitólio ainda em construção, em agosto de 1814, durante o ataque de forças do Reino Unido a Washington.

    B) Em 1915, um ex-professor da Universidade Harvard explodiu três bananas de dinamite no Capitólio em resposta a uma ajuda de empresários americanos ao Reino Unido na Primeira Guerra Mundial. Apesar do ataque, não houve vítimas.

    C) Em 11 de setembro de 2001, por ocasião do atentado em conjunto orquestrado pelo grupo terrorista “Al Qaeda” que atingiu a sede do Pentágono e os edifícios do World Trade Center, o Capitólio também foi atingido por um avião sequestrado, causando enormes danos materiais.

    D) Em 1954, quatro nacionalistas de Porto Rico abriram fogo nas galerias da Câmara. Os criminosos faziam parte de uma facção que exigia a independência da ilha caribenha que pertence aos EUA. Cinco congressistas ficaram feridos.

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, a Nigéria ocupou a 12ª posição, devido à atuação do grupo extremista islâmico Boko Haram, que reivindica a instauração de um Estado Islâmico governado pela Sharia. Seus ataques são direcionados principalmente aos nigerianos da seguinte religião:

    A) Judaica.

    B) Banto.

    C) Cristã.

    D) Iorubá.

Dentro dos conflitos mundiais recentes que marcaram alterações profundas na geopolítica mundial podemos citar a Primavera Árabe, iniciada em 2010, que se refere:

    A) Aos conflitos iniciados no Oriente Médio pelo controle das jazidas de petróleo descobertas naquele ano, que mobilizou o interesse internacional, transformando a região numa zona de conflito armado.

    B) Aos protestos ocorridos no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.

    C) A fuga em massa de pessoas originárias do Oriente Médio, que buscam novos refúgios devido a Guerras Civis na região, especialmente iranianos e sírios.

    D) A instabilidade provocada pelo Estado Islâmico na região que controla com uso da força e atentados terroristas a população, que em desespero foge e busca refúgio em outros países.

A morte do general Qasem Soleimani resultou em uma série de ataques que alguns apontaram como uma possível III guerra mundial. Esse conflito ocorreu entre:

    A) Israel e Palestina.

    B) Coreia do Sul e Coreia do Norte.

    C) Iraque e Kuwait.

    D) Estados Unidos e Irã.

    E) Rússia e Síria.

Longe da sonhada paz, 2019 herdará pelo menos oito das maiores guerras e conflitos armados em curso, com seus graus de complexidade elevados pela interferência de potências regionais e mundiais. O quadro para o próximo ano será tão intrincado para a diplomacia e doloroso para as populações civis envolvidas quanto o registrado em 2018 (https://veja.abril.com.br). A guerra na Síria se tornou ainda mais violenta e complicada com o envolvimento, principalmente, de quais países?

    A) Rússia, Estados Unidos, Brasil e França.

    B) Irã, Turquia e Portugal.

    C) Estados Unidos, Itália, Venezuela e França.

    D) Turquia, China, Japão e Rússia.

    E) Rússia, Estados Unidos, Irã e Turquia.

As tensões geopolíticas e conflitos territoriais dominaram o cenário mundial no século XX. Mesmo com a dissolução da URSS, dando fim ao período da Guerra Fria, tais conflitos e tensões não cessaram e, ainda, persistem no mundo atual. Sobre esse assunto, considere as assertivas a seguir.
I. Os conflitos na Caxemira envolvem, de sobremaneira, de um lado, o Paquistão, de maioria mulçumana, e, do outro lado, a Índia, de maioria hinduísta, e, além de uma questão étnica-religiosa, a importância dessa região está no controle e soberania sobre recursos hídricos. II. Os conflitos na Chechênia são resultado do não reconhecimento, por parte da Rússia, da independência desta região autônoma, e o motivo para tal seria a importância logística dessa região localizada no Cáucaso, por onde passam importantes oleodutos, além da disposição de recursos hídricos. III. O Sudão do Sul é o país mais jovem do mundo, resultado de uma intensa guerra civil entre a parte Norte (maioria mulçumana) e o Sul (maioria Cristã) do antigo Sudão. IV. Os conflitos entre Israel e Palestina surgiram após a Segunda Guerra Mundial, em razão da ocupação e invasão do território Palestino por parte dos judeus, e atualmente se constitui em um massacre das tropas israelenses sobre a população árabe.
Estão corretas apenas:

    A) I e III

    B) II, III e IV.

    C) I, II, III e IV.

    D) I, II e III.

    E) III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...