Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Um professor, junto com os seus alunos, estão produzindo um radiodocumentário sobre centros urbanos e procuram o técnico em audiovisual, para realizar a captação de áudio no centro da cidade. O objetivo é coletar sons vindos de todas as direções, com a finalidade de enriquecer o material com o máximo de detalhes do som ambiente. O microfone adequado, que o técnico deverá utilizar, para atender a essa demanda, é o que contenha a captação de

  • A. 105°.
  • B. 115°.
  • C. 360°.
  • D. 131°.
  • E. 90°.

A figura apresenta um alto-falante do tipo mid-bass. Com relação à sua resposta de frequência, as frequências, a que ele responde, são

  • A. 20 Hz a 100 Hz.
  • B. 50 Hz a 3500 Hz.
  • C. 500 Hz a 5 kHz.
  • D. 2 kHz a 20 kHz.
  • E. 100 Hz a 500 Hz.

O amplificador de áudio é um equipamento eletrônico de sistemas de som, cuja função é ampliar o sinal sonoro a ser propagado em um ou mais alto-falantes. Na parte frontal, além do botão liga desliga e dos indicadores de condição de funcionamento, há outro botão chamado de controle de volume ou controle de

  • A. altura.
  • B. intensidade.
  • C. timbre.
  • D. delay.
  • E. splitter.

Há um grande número de conectores de áudio disponíveis no mercado, dos mais diferentes tipos e especificidades. Na figura, há alguns tipos e as suas variações, conforme a sua aplicação técnica. Cada conector, na sequência da esquerda para a direita, está identificado corretamente na opção

  • A. SPEAKON, XLR, RCA, P10.
  • B. RCA, SPEAKON, P10, XLR.
  • C. XLR, RCA, P10, SPEAKON.
  • D. P10, RCA, SPEAKON, XLR.
  • E. P10, RCA, XLR, SPEAKON.

Existem inúmeros formatos de armazenamento de áudio digital no mercado, diversificando no modo como são armazenados, se é com ou sem compressão. Os formatos de armazenamento de áudio com e sem compressão, respectivamente, são

  • A. aac e pcm.
  • B. wave e aiff.
  • C. flac e mp3.
  • D. alac e ogg.
  • E. aiff e mp3.

Ao fazer uma edição de áudio, o técnico deseja fazer a mixagem de dois tracks de áudio, em que, na passagem de um áudio para o outro, ele deseja que ocorra de forma gradativa, saindo de um e entrando no outro, de forma sutil, para não incomodar o ouvinte. Esse efeito estético pode ser obtido por meio de um

  • A. fade out.
  • B. silence.
  • C. crossfade.
  • D. fade in.
  • E. volume in.

Equipamento de processamento de áudio que atua sobre o timbre do sinal sonoro e em várias faixas de frequência, atenuando-o ou reforçando-o. Trata-se do(a)

  • A. mesa de som.
  • B. equalizador.
  • C. processador de efeitos.
  • D. crossover.
  • E. reverb.

A figura apresenta o diagrama polar de quatro tipos de microfone. A classificação correta dos tipos de microfones apresentados, conforme a sua captação, em sequência, está na opção

  • A. omnidirecional, bidirecional, cardioide e supercardioide.
  • B. omnidirecional, bidirecional, cardioide e hipercardioide.
  • C. omnidirecional, bidirecional, cardioide e hipercardioide.
  • D. omnidirecional, duodirecional, cardioide e supercardioide.
  • E. panorâmico, duplo direcional, cardioide e hipercardioide.

Sobre os parâmetros de percepção do som, é correto dizer-se que

  • A. a altura pode ser medida em decibéis (Db).
  • B. a altura é a qualidade que distingue os sons de grande volume dos de baixo volume.
  • C. o timbre pode ser medido em hertz (Hz).
  • D. a altura, a partir da frequência medida em ciclos por segundos, distingue os sons graves dos agudos.
  • E. a intensidade é a qualidade que distingue os sons agudos dos graves.

Na figura, há o esquema de iluminação de um programa de TV estilo entrevista, em que as indicações numéricas de 1 a 6 referem-se aos tipos de refletores para iluminar os personagens A & B. A relação correta dos tipos de refletores é

  • A. 1&2 – key lights; 3&4 – back lights; 5&6 – fill lights.
  • B. 1&2 – fill lights; 3&4 – key lights; 5&6 – back lights.
  • C. 1&2 – key lights; 3&4 – fill lights; 5&6 – back lights.
  • D. 1&2 – back lights; 3&4 – fill lights; 5&6 – key lights.
  • E. 1&2 – key lights; 3&4 – back lights; 5&6 – set lights.
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