Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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O gráfico abaixo ilustra a curva de velocidade estabelecida pela relação da tensão de saída x frequência, referente à operação de uma máquina operatriz, acionada por meio de um motor elétrico alimentado com tensão de 220 V, em velocidade.

Para garantir um conjugado do motor suficiente para movimentar a máquina, em que o sistema sofreu um acréscimo de velocidade de 20%, os parâmetros de frequência e tensão de saída devem ser ajustados por meio do inversor de frequência, para Y e X, respectivamente, que assumirão os valores de:

  • A. 120 Hz e 440 V.
  • B. 90 Hz e 380 V.
  • C. 72 Hz e 264 V.
  • D. 180 Hz e 660 V.
  • E. 66 Hz e 242 V.

Os circuitos auxiliares são responsáveis por atuar em casos de falha do Controlador Lógico Programável

− CLP. Considere:

I. POWER ON RESET: desliga todas as saídas assim que o equipamento é ligado, isso evita que possíveis danos venham a acontecer.

II. WATCH DOG TIMER: monitora a tensão de alimentação salvando o conteúdo das memórias antes que alguma queda de energia possa acontecer.

III. POWER DOWN: o “cão de guarda” deve ser acionado em intervalos periódicos, isso evita que o programa entre em “loop” no caso de falha do microprocessador.

São circuitos auxiliares o que consta em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. I, II e III.

Considere o esquema abaixo.


O esquema apresentado na figura representa um diagrama

  • A. Multifilar.
  • B. Trifilar.
  • C. Unifilar.
  • D. Funcional.
  • E. Básico.

Tendo em vista o fenômeno do magnetismo, o que explica o fato de uma porção de clipes submetida à ação de um imã permitir que os clipes se atraiam uns aos outros é

  • A. a composição física dos clipes que são constituídos do mesmo material.
  • B. a posição horizontal em que se encontram apoiados na superfície do anteparo.
  • C. o alinhamento dos domínios do material, que o faz agir como um imã.
  • D. a igualdade de valores das massas e geometria dos clipes.
  • E. o fato de estes estarem encostados uns aos outros.

Considere a figura abaixo.


A figura ilustrada representa um sistema elétrico que foi aterrado

  • A. solidamente.
  • B. através de um reator.
  • C. através de bobina de Petersen.
  • D. através de um transformador.
  • E. através de um resistor.

Na utilização de resistores de aterramento do neutro, a ocorrência de baixos valores da resistência de aterramento, produzem

  • A. correntes reduzidas de defeito à terra, eliminando qualquer prejuízo ao funcionamento das proteções de neutro.
  • B. baixos resultados de resistência, em todos os casos, em que se aplique aos solos de alta resistividade.
  • C. reatância equivalente do sistema no local do defeito maiores que a resistência do resistor.
  • D. no transformador, sobretensões unicamente nas fases que apresentam problemas.
  • E. elevados valores de potência dissipada no resistor.

Considere a figura abaixo.

O elemento ilustrado na figura refere-se a bucha de passagem

  • A. interna/externa.
  • B. interna/interna.
  • C. externa/externa.
  • D. externa/interna.
  • E. interna/externa/interna.

Considere o circuito abaixo.

A potência do banco de capacitor a ser acoplado em paralelo com o circuito é igual a

  • A. 115 kVAr.
  • B. 100 kVAr.
  • C. 85 kVAr.
  • D. 200 kVAr.
  • E. 75 kVAr.

Ao proceder o aterramento do para-raios, no caso de não ser prevista caixa de inspeção no solo, onde todo o sistema ficará enterrado, a conexão dos cabos deverá ser feita por meio de

  • A. parafusos de aço temperado tipo Crosby, dotado de contra porca.
  • B. conectores tipo olhal.
  • C. emendas tipo rabo de rato.
  • D. solda exotérmica.
  • E. flanges com aba de compressão e parafuso tipo “U”, para conexão dos cabos.

Considere o esquema da figura abaixo.

O esquema ilustrado refere-se ao sistema que desliga o contato de um disjuntor. Esse mecanismo é denominado

  • A. arco resultante da câmara de extinção.
  • B. disparador magnético contra curto-circuito.
  • C. carga indutiva de média corrente de partida.
  • D. disparador térmico contra sobrecargas.
  • E. alavanca travada externamente.
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