Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Esteban condena a prática de uma avaliação classificativa, isto é, uma avaliação que tenha como proposta distinguir o aluno certo do errado, o bom do mau, o que aprendeu do que não aprendeu. Para ela, essa forma de avaliar carece de um sentido, na medida em que apenas exclui determinados alunos ao favorecer outros. A autora contrapõe esta concepção à avaliação investigativa, que não possui essa perspectiva classificatória. Um exemplo de avaliação investigativa pode ser a seguinte situação:

  • A. o professor realiza provas e exercícios semestralmente, a cada um destes é atribuída uma nota e ao final do ano é feita uma média. Cada aluno deve atingir um valor mínimo para ser aprovado;
  • B. ao longo de todo o processo de ensino, o professor avalia cada atividade realizada pelos alunos, sempre lhes atribuindo um conceito (suficiente/insuficiente). Aos alunos que receberem um insuficiente, serão dispostas atividades extras de recuperação já previamente elaboradas, para distinguir aqueles que tem condições para progressão e os que não tem;
  • C. ao término das aulas previstas pelo curso, o aluno é submetido a uma longa bateria de provas. Ao término desse processo, o aluno ganha, juntamente com seu diploma, um relatório discriminando as atividades em que se destacou, assim como das atividades em que ficou aquém das expectativas do curso;
  • D. ao fim de cada trimestre, o professor e sua turma realizam uma autoavaliação, em que definem um conceito (do A ao F) para o grupo. Ao término do curso, os certificados dos alunos estarão marcados com o conceito final da turma, sendo que os que obtiverem mais do que 50% de conceitos “F” repetirão o ano;
  • E. ao longo de cada módulo do curso, o professor, através de algumas atividades eleitas, evidencia as insuficiências de aprendizagem da turma e, a partir de uma reelaboração de seu planejamento, busca retrabalhá-las.

Na escola em que Anita trabalha como assistente escolar, ela observou um grupo de alunos zombando de um colega que, por ser gordinho e novato, ficava isolado e tímido. O comportamento do grupo persistia enquanto o colega se tornava mais retraído e solitário.

Diante da situação apresentada, a atitude CORRETA a ser adota por Anita é

  • A. não interferir, esperar que o aluno se fortaleça e se defenda sozinho.
  • B. ensinar ao aluno a se defender, agredindo e zombando o grupo agressor.
  • C. interferir com autoridade sobre o grupo encaminhando-o para a orientação escolar.
  • D. incentivar o grupo agressor para que o aluno se mobilize e reconheça que precisa emagrecer.

Considere o sistema superior de alimentação de água de um edifício. 

 

A tubulação indicada com a letra A é denominada

  • A. coluna de separação.
  • B. desconector.
  • C. tubulação de sucção.
  • D. barrilete.
  • E. calha de subdivisão.

Embora seja um recurso que promove, entre outros benefícios, a segurança do trânsito, a semaforização de sistemas expressos acaba provocando, ao final do percurso, problemas como, por exemplo,

  • A. atrasos na operação de transporte
  • B. redução de ônus no transporte
  • C. estabilização do fluxo de veículos na via
  • D. aumento da velocidade média
  • E. aumento na rotatividade de veículos

No circuito esquematizado abaixo, S é uma chave seletora. De acordo com a posição da chave, assinale a alternativa correta:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

A aplicação da solda que, pela sua geometria e penetração funciona como um parafuso, é chamada de solda de

  • A. potência.
  • B. entalhe.
  • C. descontinuidade.
  • D. filete.
  • E. tampão.

O caldo e o ágar nutritivos são exemplos de meios líquidos e sólidos, relativamente simples, indicados para a cultura de microrganismos heterotróficos comuns. Alguns microrganismos não se desenvolvem bem nestes meios, pois demonstram exigências de nutrientes específicos, como vitaminas e outras substâncias estimulantes. Tais microrganismos são chamados de:

  • A. Heterotróficos enriquecidos.
  • B. Heterotróficos fastidiosos.
  • C. Heterotróficos sanguíneos.
  • D. Heterotróficos seletivos.

Um aço ao carbono contendo 0,40%C recebeu um tratamento térmico em que foi resfriado bem lentamente a partir de um patamar de aquecimento no campo austenítico, cerca de 50oC acima da temperatura A3. Pode-se dizer que a microestrutura resultante é:

  • A. 100% perlítica.
  • B. 100% ferrítica.
  • C. de ferrita primária e perlita, contendo 50,5% do constituinte eutetóide.
  • D. de cementita primária e perlita, contendo 49,5% da fase pró-eutetóide.
  • E. 100% martensítica.

Observe a charge.

A atitude do jovem representada na charge demonstra que ele

  • A. compreende o significado de cidadania, pois busca a sua satisfação pessoal.
  • B. está exercendo a sua cidadania, pois, como chegou primeiro, tem o direito a se sentar onde escolher.
  • C. não está exercendo a sua cidadania, pois descumpre regras sociais desrespeitando o direito do outro.
  • D. não compreende o significado de cidadania, pois está sentado de mau jeito, prejudicando a sua própria coluna.
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