Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

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Levando em consideração os ensaios realizados em isoladores aplicados em linhas de transmissão, assinale a alternativa correta.

  • A. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar a resistência do isolador às solicitações mecânicas, normais ou excepcionais, como sejam as que resultam do peso dos condutores, da ação do vento e do peso da camada de gelo que porventura se deposite sobre os condutores.
  • B. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar que níveis de tensão o isolador suporta sob determinadas condições, em que o isolador pode funcionar sem que se verifiquem descargas superficiais ou perfuração.
  • C. Os ensaios elétricos têm por finalidade verificar a resistência do isolador às variações mais ou menos bruscas da temperatura, frente às solicitações mecânicas em conformidade com a degradação superficial.
  • D. Os ensaios elétricos realizados em isoladores são ensaio de tração, rigidez, dureza, compressão, impacto e fadiga.
  • E. O ensaio elétrico de rigidez dielétrica é o principal ensaio de verificação da suportabilidade superficial dielétrica e térmica dos isoladores de ancoragem aplicados em estruturas de transmissão de energia elétrica.

Em linhas de transmissão, ocorrem descargas na superfície do condutor quando o campo elétrico ultrapassa o limite da rigidez dielétrica do ar. Com relação ao assunto, considere as seguintes consequências:

1. Emissão de luz e liberação de ozônio.

2. Ruído de rádio que causa interferência em circuitos de comunicação.

3. Vibração do condutor.

4. Aumento das perdas de potência.

São consequências do efeito mencionado:

  • A. 1 e 2 apenas.
  • B. 3 e 4 apenas.
  • C. 1, 2 e 3 apenas.
  • D. 2, 3 e 4 apenas.
  • E. 1, 2, 3 e 4.

Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente, com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção e, mais ainda, para garantir os limites (dos níveis) de segurança pessoal, é fundamental que o quesito aterramento mereça um cuidado especial. Os objetivos principais de aterramento são:

  • A. obter uma resistência de aterramento a mais alta possível, para evitar a circulação de correntes de falta à terra.
  • B. fazer que equipamentos de proteção sejam mais sensibilizados e isolem rapidamente as falhas à terra.
  • C. reter as cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos.
  • D. escoar as correntes elétricas à terra e aumentar os potenciais elétricos produzidos.
  • E. isolar o contato dos pés do operador da estrutura, evitando o potencial de toque.

Com relação ao estudo da potência em circuitos de corrente alternada, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Em cargas resistivas indutivas, ocorre devolução de parte da energia ao gerador.

( ) A potência instantânea de um circuito com carga resistivo-capacitiva é igual ao módulo da potência ativa.

( ) Em circuitos série cuja potência reativa capacitiva é predominante, a corrente está adiantada em relação à tensão aplicada.

( ) Um wattímetro mede apenas potência ativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – V.
  • B. F – F – V – F.
  • C. V – F – V – V.
  • D. F – V – F – V.
  • E. V – V – V – F.


  • A. 720 W - 960 Var - 1200 VA.
  • B. 960 W - 720 Var - 1400 VA.
  • C. 960 W - 720 Var - 1200 VA.
  • D. 960 W - 960 Var - 1680 VA.
  • E. 1200 W - 960 Var - 2160 VA.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a potência ativa total, a potência reativa total e a potência aparente total em um sistema trifásico.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

No sistema internacional de unidades, as medidas de carga elétrica, potência, campo magnético e conjugado (torque) são, respectivamente:

  • A. Coulomb – Watt – Tesla – Newton vezes metro.
  • B. Watt – Newton vezes metro – Coulomb – Tesla.
  • C. Watt – Coulomb – Newton vezes metro – Tesla.
  • D. Coulomb – Watt – Tesla – Newton vezes metro.
  • E. Watt – Newton vezes metro – Tesla – Coulomb.

A ilustração a seguir apresenta uma fonte de tensão alternada alimentando um resistor e um indutor. O diagrama fasorial desse circuito é mostrado ao lado. Assinale a alternativa que apresenta o valor do módulo da impedância Z, em ohms


  • A. 45.
  • B. 100.
  • C. 141.
  • D. 266.
  • E. 366

As cadeias de isoladores são fundamentais numa linha de transmissão para manutenção das distâncias dielétricas. Sobre esses equipamentos, considere as seguintes afirmativas:

1. A localização de falhas de cadeias de isoladores de vidro ou porcelana pode ser feita por inspeção visual.

2. Os tipos mais comuns de conexão de cadeias de isoladores são concha, boleto e garfo.

3. Instalam-se pesos adicionais nas extremidades das cadeias de isoladores para melhorar a estabilidade mecânica da linha.

4. Isoladores poliméricos podem ser utilizados para linhas de transmissão com tensão igual ou superior a 138 kV.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

As linhas de transmissão de energia apresentam alguns fenômenos elétricos intrínsecos à sua característica física e de operação. Sobre esses fenômenos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O efeito pelicular, comumente observado em transmissão em corrente contínua, ocorre devido à ionização do ar.

( ) O efeito capacitivo das linhas de transmissão em corrente alternada pode causar elevação da tensão elétrica ao longo dessas linhas de transmissão.

( ) O efeito corona pode ser observado nas extremidades das cadeias de isoladores das linhas de transmissão.

( ) O trilhamento elétrico é muito comum em condutores nus sob chuva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – V – V – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. F – V – F – V.
  • D. V – F – V – V.
  • E. V – V – F –F.
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