Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na transcrição de textos para a escrita braille, devem-se seguir as recomendações propostas pela Comissão Brasileira de Braille, expressas nas Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille. Segundo essas normas, a adaptação de textos para o sistema Braille requer alguns cuidados, como

  • A. conhecimento integral do texto a ser transcrito, ainda que a finalidade seja a transcrição de parte dele.
  • B. produzir, obrigatoriamente em alto relevo, as imagens contidas no material original.
  • C. a substituição de termos técnicos por termos de uso popular.
  • D. a eliminação de todos os dados que remetam a imagens contidas no material.
  • E. a sinalização em braille de todas as palavras destacadas no texto original, sem exceção, para manutenção da fidelidade ao texto original.

O aparelho telefônico é o responsável pela origem e recepção das ligações. Há dois tipos de aparelhos telefônicos:

  • A. elétricos ou eletrônicos.
  • B. receptivos ou emissores.
  • C. analógicos ou digitais.
  • D. internos ou externos.
  • E. residenciais ou comerciais.

Em telefonia, o termo “ramais restritos” refere-se a ramais

  • A. habilitados unicamente para realizar ligações internas.
  • B. pertencentes aos profissionais dos altos cargos da instituição.
  • C. que podem ser utilizados apenas com permissão superior.
  • D. especiais, habilitados a realizar ligações externas.
  • E. para ligações externas, porém, temporariamente desligados.

No que diz respeito a chamadas externas, existe uma fraseologia padrão de atendimento, ou seja, ao atender a ligação, a telefonista deve dizer, imediatamente,

  • A. o seu nome, e, em seguida, perguntar: “quer falar com quem?”.
  • B. o nome da instituição, e, em seguida, dizer: “pois não, em que posso lhe ajudar?”.
  • C. “bom dia” ou “boa tarde”, e, em seguida, o seu próprio nome.
  • D. “bom dia” ou “boa tarde”, e, em seguida, questionar: “com quem gostaria de falar?”.
  • E. o nome da instituição, seguido das expressões “bom dia” ou “boa tarde”.

Ao perceber que o seu interlocutor é uma pessoa difícil, a telefonista deve

  • A. interrompê-lo delicadamente e solicitar que se mantenha calmo.
  • B. passar a ligação para um colega, evitando assim maiores constrangimentos.
  • C. manter a calma, ser paciente e procurar ouvi-lo sem interrupções.
  • D. tratá-lo de forma segura, séria, colocando-o em seu devido lugar.
  • E. chamar o seu superior para que a auxilie nesse atendimento.

Caso um escritor publique um livro que contenha afirmações discriminatórias contra determinada comunidade étnica,

  • A. o escritor não poderá ser condenado por racismo, em razão do princípio da liberdade de expressão, conforme expresso pela lei pertinente aos crimes de racismo.
  • B. os exemplares desse livro que estejam em circulação poderão ser imediatamente recolhidos, por ordem judicial.
  • C. os exemplares existentes do livro não poderão ser destruídos por ordem judicial, mesmo após sentença transitada em julgado, por terem constituído prova da materialidade do delito.
  • D. somente membros da comunidade étnica discriminada terão legitimidade para ingressar com ação judicial contra o escritor do livro.
  • E. todos os indivíduos que adquirirem o referido livro serão, em consequência dessa compra, sujeitos ativos de crime resultante de preconceito de raça.

A escala de coma de Glasgow (ECG) é um método destinado a analisar o nível de consciência, com o intuito de definir o estado neurológico, de pacientes com lesões cerebrais agudas. O uso desse recurso logo após um trauma é frequente, tendo como finalidade auxiliar no prognóstico da vítima e prever eventuais sequelas. De acordo com a ECG, ao se avaliar um paciente, são levadas em consideração as respostas

  • A. sensitiva e motora, somente.
  • B. ocular, verbal e sensitiva.
  • C. ocular, verbal e motora.
  • D. verbal, sensitiva e motora.
  • E. ocular, sensitiva e motora.

No atendimento pré-hospitalar de uma vítima politraumatizada, a abordagem primária é subdividida em duas fases: a abordagem primária rápida e a abordagem primária completa. Baseada em uma sequência de passos a ser cumpridos pelos socorristas, convencionalmente denominada ABCD do trauma, a abordagem primária completa de uma pessoa politraumatizada inicia-se com a

  • A. observação da vítima para avaliar se está consciente e respirando, bem como se é capaz de falar.
  • B. avaliação das vias aéreas da vítima, com atenção à possível existência de corpos estranhos na cavidade oral.
  • C. palpação do pulso radial ou do pulso carotídeo da vítima.
  • D. verificação da coloração da pele e do enchimento capilar da vítima.
  • E. aproximação frontal à vítima a fim de assegurar o controle de sua coluna cervical.

São possíveis causas de morte decorrente de trauma o sangramento profuso e a hemorragia aguda. O choque circulatório, contudo, não acontece até que uma grande parte da volemia (volume sanguíneo) do traumatizado tenha sido perdida, daí a importância de se realizar a reposição volêmica o mais rapidamente possível. Acerca desse assunto, assumindo-se que o sangue tem densidade igual à da água (1 g/mL), a volemia normal de um homem adulto de 70 kg é de aproximadamente

  • A. 9,8 L, o que corresponde a 14% do peso corporal.
  • B. 4,2 L, o que corresponde a 6% do peso corporal.
  • C. 5,6 L, o que corresponde a 8% do peso corporal.
  • D. 7,0 L, o que corresponde a 10% do peso corporal.
  • E. 8,4 L, o que corresponde a 12% do peso corporal.

Além da síndrome geral de adaptação sistêmica, pacientes que sofreram grandes queimaduras frequentemente apresentam, em decorrência da reação inflamatória e da perda de função da pele nas áreas queimadas, alterações fisiopatológicas, entre elas,

  • A. aumento do débito cardíaco.
  • B. aumento do volume sanguíneo.
  • C. hemodiluição.
  • D. hiperproteinemia.
  • E. edema em locais não lesados pelo agente térmico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...