Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 0000

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a fotografia a seguir, exemplo clássico da história do fotojornalismo.

Pode-se afirmar que

  • A. as crianças de etnia oriental que aparecem na foto não são compatíveis com a situação de guerra ali apresentada.
  • B. o caráter dramático da fotografia foi obtido de forma indireta, usando-se montagem de imagens distintas para se obter um resultado chocante.
  • C. a imagem foi publicada de forma ilegal, não tendo havido consentimento e/ou cessão de direitos por parte das pessoas que aparecem nela.
  • D. a fotografia original é em cores. A divulgação da imagem em preto e branco foi com o intuito de torná-la mais estarrecedora.
  • E. o caráter dramático da imagem decorre das atribuições reportativas, sob as quais a fotografia de imprensa está geralmente submetida, e gera sensação de estupor e horror.

Define-se Editoração Gráfica como

  • A. o processo de catalogação e fichamento de livros e periódicos para consulta em bibliotecas públicas e privadas.
  • B. o processo de finalização de textos e imagens com o auxílio de programas de computação que, posteriormente, serão utilizados na impressão de livros e periódicos.
  • C. a veiculação de livros e periódicos em forma de fascículos colecionáveis e, posteriormente, levados à encadernação.
  • D. a colorização de material fotográfico, originalmente registrado em preto e branco, inviável à impressão de livros infantis e fotonovelas.
  • E. a eliminação de imagens nas publicações de baixo orçamento traduzindo-as em textos explicativos e de fácil compreensão.

Entre inúmeros filtros disponíveis no mercado, aquele utilizado para atenuar a intensidade luminosa da cena em prol de uma correta exposição sem alteração do tempo de exposição, da abertura do diafragma e da temperatura de cor, é o filtro

  • A. de densidade neutra.
  • B. ultravioleta.
  • C. polarizador.
  • D. cross screen.
  • E. enhance.

Observe as imagens a seguir. Em fotografia, as condições de foco e desfoco entre os assuntos dispostos no enquadramento caracterizam diferentes resultados estéticos.

No que diz respeito à “profundidade de campo”, a alteração de quais recursos determinam diferentes resultados?

  • A. A distância focal da objetiva, a temperatura de cor e a sensibilidade do sensor.
  • B. O tempo de exposição, a abertura do diafragma e a sensibilidade do sensor.
  • C. A distância focal da objetiva, a abertura do diafragma e a área do sensor.
  • D. O tempo de exposição, o formato wide-screen e a abertura do diafragma.
  • E. A velocidade do obturador, a sensibilidade do sensor e a distância focal da objetiva.

Observe as três imagens a seguir.

A imagem “X” mostra o fotojornalista John Stanmeyer em Kolkata, India. A foto foi executada por outro profissional A.C. Roy. Observe que imagem “X” foi registrada com ajuste de temperatura de cor na câmera compatível com a luz do ambiente (luz do dia) no momento do registro. Nas imagens “Y” e “Z”, houve mudanças que geraram diferentes resultados nas temperaturas de cor resultantes.

Tendo como referência a imagem “X”, que mudanças foram essas?

  • A. As três imagens foram registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “Y”, tem-se uma sobrexposição em relação a “X”, prevalecendo a transmissão das ondas de maior frequência (azul), e, em “Z”, uma subexposição, prevalecendo a transmissão das ondas de menor frequência (vermelho).
  • B. Na imagem “Y”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, superior àquela da imagem “X”; enquanto na imagem “Z”, a temperatura de cor configurada foi inferior.
  • C. As três imagens forão registradas sob a mesma temperatura de cor, mas em “Y”, o fotógrafo utilizou, na câmera, um filtro de conversão âmbar (série Wratten 85), e, em “Z”, um filtro de conversão azul (série Wratten 80).
  • D. Na imagem “Y”, a câmera foi configurada com uma temperatura de cor, em graus Kelvin, inferior àquela da imagem “X”; enquanto na imagem “Z”, a temperatura de cor configurada foi superior.
  • E. Nas câmeras digitais (DSLR), não há possibilidade de mudança na configuração da temperatura de cor, os resultados observados em “Y” e “Z” podem, somente, ser obtidos na pós-produção.

Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o número de pixels dispostos na superfície sensível; o diafragma, o diâmetro da abertura por onde passam os raios luminosos; e o tempo de exposição, o tempo necessário à revelação do fotograma.
  • B. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa a escala de amostragem cromática da imagem; o diafragma, a velocidade do obturador; e o tempo de exposição, o tempo de validade da emulsão fotoquímica.
  • C. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o nível de sensibilidade para imagens em cor, enquanto a ASA o mesmo valor para imagens em preto e branco; o diafragma, a área de abertura do obturador; e o tempo de exposição, o tempo de lampejo do flash.
  • D. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa a área útil do sensor; o diafragma, o ângulo de enquadramento da objetiva; e o tempo de exposição, o intervalo de tempo, no qual cada pixel transforma em código binário a informação luminosa recebida.
  • E. Trata-se do “triângulo da exposição”, no qual o ISO representa o nível de sensibilidade da superfície sensível; o diafragma, o diâmetro da abertura por onde passam os raios luminosos; e o tempo de exposição, o intervalo de tempo em que a superfície sensível recebe a informação luminosa.

Observe as duas imagens a seguir. Em ambas, encontra- se retratado o líder revolucionário “Che Guevara”. Alguns procedimentos, utilizando-se do programa de edição Adobe Photoshop CS6, foram executados para se obter o que mostra a imagem “Y”.

Seguindo uma sequência, os procedimentos escolhidos foram:

  • A. Retangular Marquee; Image - Crop; Image - Duplicate.
  • B. Image - Duplicate; Select - All; View - Zoom In.
  • C. Retangular Marquee; Select - Inverse; Image - Ajustment - Inverse.
  • D. Retangular Marquee; Image - Rotate Canvas -180º; Image - Crop.
  • E. Image - Duplicate; Retangular Marquee; View - Zoom In.

Em muitos auditórios, é comum, durante os testes para ajustes de áudio, ou mesmo durante momentos de uma sessão, ouvirmos um som muito alto e estridente, chamado pelos técnicos de “microfonia”, que é:

  • A. um ruído de baixa frequência que ocorre quando existe realimentação de áudio.
  • B. um ruído de áudio que ocorre sempre que dois ou mais microfones são ligados muito próximo uns aos outros.
  • C. um ruído de alta frequência que ocorre devido aos altos volumes das caixas de som ou dos transmissores de rádio frequência.
  • D. uma realimentação de áudio que ocorre quando o microfone capta o seu próprio som, saindo de um alto-falante.
  • E. uma interferência no áudio gerada por correntes elétricas ou sistemas de iluminação.

A distribuição espacial do som por um ambiente é feita pelo posicionamento de caixas acústicas. O popular surround 5.1 emprega caixas de som que devem ser posicionadas da seguinte forma:

  • A. 1 caixa frontal, duas caixas frontais laterais e duas caixas traseiras, uma em cada lateral.
  • B. 3 caixas à frente do ouvinte e duas caixas laterais.
  • C. 1 caixa frontal, duas caixas frontais laterais, 1 subwoofer em qualquer posição e duas caixas traseiras laterais.
  • D. 1 caixa central para sons graves, quatro laterais e um subwoofer para os sons mais agudos.
  • E. três caixas frontais e três caixas posteriores, em qualquer posição, pois não há diferença perceptível na distribuição do som nas diversas caixas.

Com relação aos cabos com conectores HDMI, pode-se afirmar que

  • A. servem para conectar quaisquer aparelhos de áudio e vídeo por meio de um só cabo.
  • B. têm qualidade e preço inferior ao DVI, razão pela qual são bem populares entre os profissionais do audiovisual.
  • C. permitem a transmissão de dados de áudio e vídeo comprimidos para monitores de televisão full HD.
  • D. transmitem dados analógicos e digitais de áudio e vídeo para monitores de televisão full HD.
  • E. fornecem uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio e vídeo digital e um monitor de TV digital.
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