Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 0000

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Gonçalves (2007), ao comparar as artes marciais com o ensino das lutas na escola, encontra uma grande diferença, ou seja, o ensino da luta na escola não deveria desenvolver técnicas preestabelecidas das artes marciais. O aluno vai desenvolvendo sua própria técnica através de jogos lúdicos. Para que seja atingido esse objetivo junto à criança como um ser ativo, descobrindo suas próprias técnicas, faz-se necessário que se desvinculem as lutas escolares das artes marciais. Sobre o ensino das lutas nas escolas, é CORRETO afirmar que

  • A. deve ser ensinada somente por professor que tiver graduação em artes marcial.
  • B. uma grande diferença entre as lutas ensinadas nas escolas e nas artes marciais é que o resultado do combate tem grande relevância.
  • C. não se pode referir-se às lutas no sentido de processo de ensino, visto que a forma é centrada em um único modelo, qual seja, o da repetição das partes.
  • D. a competitividade nunca deve perder importância em relação às vivências corporais. Seria semelhante a algumas concepções de competição desportiva, ou seja, um alto grau de competitividade.
  • E. as lutas são fenômenos culturais, devem ser vivenciadas como cultura corporal. Sendo indissociáveis dos outros fenômenos de civilização, “toda técnica do corpo é fundamentalmente cultural”, devendo a luta, enquanto pratica pedagógica, ser assim ensinada e praticada.

O esqueleto humano possui 206 ossos, sendo 80 no esqueleto axial e 126 no esqueleto apendicular. Nele, os ossos são compostos de aproximadamente 25% de água, um terço de material orgânico (o que lhe confere elasticidade), dois terços de material inorgânico (o que lhe confere solidez e durabilidade), sendo essa última parte prioritariamente formada de carbonato de cálcio, fosfato e colágeno. Tais ossos são tecidos vivos e dinâmicos, em constante desenvolvimento. São de diversos tamanhos e variados formatos e, na vida dos seres humanos, o esqueleto possui diversas funções. Sobre esse assunto, observe as afirmativas a seguir em relação às funções dos ossos do esqueleto humano.

I. Protegem alguns órgãos vitais.

II. São tecidos que produzem as células sanguíneas relacionadas ao sistema imunológico.

III. Permitem movimentos por formarem as alavancas corporais.

IV. Produzem as hemácias, que são células sanguíneas relacionadas ao transporte de oxigênio no corpo.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. I – III.
  • C. III – IV.
  • D. I – II – IV.
  • E. I – III – IV.

O voleibol faz parte dos Jogos Desportivos Coletivos e, como tal, possui regras unitárias, obrigatórias e universais. Nesse contexto, segundo as regras estabelecidas pela FIVB – Federação Internacional de Voleibol, os jogadores devem permanecer em suas posições de rodízio até o momento em que a bola entra em jogo. Com relação às regras do voleibol, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) O rodízio acontece no sentido horário.

( ) O jogador que realiza o saque é aquele que está na posição 1.

( ) No rodízio, o jogador da posição 4 deve se deslocar para a posição 5.

( ) O rodízio acontece sempre que uma equipe que não iniciou o rally marca o ponto.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – F – V.
  • B. V – F – V – V.
  • C. F – F – V – V.
  • D. V – V – F – V.
  • E. F – V – V – V.

No ano de 2014, o Comitê Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) aprovou algumas alterações nas regras do basquetebol, as quais provocaram mudanças no desenvolvimento do jogo e, consequentemente, na estruturação da forma de treinar o componente tático das equipes. Dentre as alterações, destacam-se o(a)

I. pedido de tempo das equipes.

II. alteração na regra dos 24’’ para os rebotes defensivos.

III. desqualificação do atleta em caso de duas faltas técnicas.

IV. modificação das faltas técnicas de dois lances para um lance livre.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. I – III.
  • C. III – IV.
  • D. I – II – IV.
  • E. I – III – IV.

O salto triplo é a prova do atletismo brasileiro que mais deu títulos internacionais ao nosso país. Segundo Fernandes (2004), esta prova trata-se de uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. Por esse motivo, cada fase do salto triplo possui uma denominação específica. De acordo com as regras oficiais de atletismo, a sequência CORRETA para execução do salto triplo é iniciada pela corrida de impulso, sendo as fases seguintes:

  • A. step (troca de perna), hop (mesma perna) e jump (salto).
  • B. step (troca de perna), hop (mesma perna) e jump (salto).
  • C. hop (mesma perna), step (troca de perna) e jump (salto).
  • D. hop (mesma perna), jump (salto), e step (troca de perna).
  • E. jump (salto), hop (mesma perna) e step (troca de perna).

Muito se fala sobre como desempenhar seu papel profissional de forma ética e, assim, busca-se na literatura o verdadeiro conceito de ética.

Segundo Weber (2013), ética é um(uma)

  • A. conjunto de regras, normas e prescrições para a vida em sociedade.
  • B. reflexão sobre atos praticados e sua relação com o bem comum.
  • C. dever imposto pela moral.
  • D. imperativo categórico, seguido pelos grupos sociais ao longo da história.
  • E. ação individual que em nada influencia no coletivo.

O material gessado destinado à imobilização em traumatologia poderá apresentar-se em forma de placas, talas e ligaduras, sendo esta a forma usual da sua aplicação. Apesar do aparecimento de resinas sintéticas, também em forma de ligaduras, e de materiais termomoldáveis, é ainda a ligadura gessada que, não só pelo seu preço, mas também pelo tipo de manobras que permite executar, mais se utiliza, tornando-a imprescindível na imobilização de certas fraturas em fase aguda de traumatismo. A ligadura gessada, tal como a conhecemos hoje, é, normalmente, constituída pelos seguintes elementos:

  • A. pasta gessada, gaze, tutor e invólucro.
  • B. poliuretano tendo suporte a malha de fibra de vidro e poliéster em suporte de malha de fibra de algodão.
  • C. poliéster em suporte de malha de fibra de algodão e poliuretano em suporte de malha de prolipropileno.
  • D. poliuretano em suporte de malha de prolipropileno, tutor e invólucro.
  • E. pasta gessada e gaze.

Executar bem uma imobilização é muito importante, porém, para retirá-la, não deixa de ser necessário obedecer a princípios e a recomendações que não poderão ser, de forma alguma, menosprezados. Sobre a técnica de retirada da imobilização, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. A máquina (serra de gessos) será posta em movimento quando entrar em contato com a imobilização.
  • B. A imobilização deve ser cortada em forma de bivalve, evitando as saliências ósseas sempre que possível.
  • C. O corte será executado por golpes sucessivos, apenas em extensão, precisando evitar o contato com os tecidos moles.
  • D. A sua lâmina da serra de gessos será dirigida ao gessado na posição longitudinal.
  • E. Nenhum outro material de corte deverá ser utilizado para retirar gesso.

Sobre a gipsotomia, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Um importante cuidado pós-gipsotomia é solicitar que o traumatizado vá imediatamente para sua residência a fim de descansar o membro afetado.
  • B. É um ato técnico que consiste em dar um corte parcialmente transversal num gessado que contenha uma fratura com algum desvio de alinhamento e/ou pequenas diferenças do seu comprimento original.
  • C. Somente será executada imediatamente antes da secagem do gessado.
  • D. Os desvios, assim como os resultados dos atos de gipsotomia, não precisam ser avaliados por exames imagiológicos.
  • E. É procedimento exclusivo da perna.

Os materiais de proteção/almofadamento são destinados a protegerem a integridade da zona a se submeter à imobilização sem, contudo, retirar a eficácia que da mesma se espera. Sobre tais materiais, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Quanto maior for o espaço, entre as paredes da imobilização e a região ocupada por estes materiais, maiores serão as dificuldades encontradas em controlar os já referidos e inquietantes movimentos.
  • B. Tem que utilizar materiais prensados a alto volume e que não se decomponham ou se desloquem facilmente.
  • C. Os materiais deverão ser de estrutura compacta e rígida em todos os sentidos, permitindo boa adaptação às zonas menos regulares.
  • D. Os materiais deverão ser de características alérgicas para uma boa tolerância, hidrófugos, sempre que possível, e preferencialmente de origem vegetal.
  • E. A manga de algodão em malha de jérsei não satisfaz os requisitos.
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