Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A diferença entre o GN (gás natural) e o GLP (gás liqüefeito do petróleo) é

  • A.

    a forma de exploração, embora apresentem a mesma composição.

  • B.

    que o GN é mais pesado que o ar, enquanto que o GLP é mais leve.

  • C.

    que o GN, após tratamento, tem maior quantidade de impurezas pesadas que o GLP.

  • D.

    que o GLP é usado em veículos automotores, enquanto que GV tem outras aplicações.

  • E.

    que o GN tem alto percentual de metano e o GLP alto percentual de propano ou butano.

A Portaria 243 de 18/10/2000, da ANP (Agência Nacional de Petróleo) define gás natural como

  • A.

    a energia do futuro, sendo encontrado em jazidas, abaixo da superfície terrestre, seja no continente ("Onshore") ou na plataforma continental ("Offshore") muitas vezes associado com petróleo líquido.

  • B.

    todo hidrocarboneto com características de baixa densidade inferior a do ar, alto ponto de vaporização e baixo limite de inflamabilidade inferior a outros gases combustíveis quando em contato com o ar.

  • C.

    todo hidrocarboneto de baixa liquefação, que produz uma mistura de alta densidade energética, que permite a estocagem, facilidade de transporte em caminhões e possa sofrer posterior transformação.

  • D.

    todo hidrocarboneto, não importando o estado como se apresente, porém que seja extraído no continente ("Onshore") ou na plataforma continental ("Offshore") e tenha um grau de pureza livre de resíduos.

  • E.

    todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gasíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros.

Os principais processos de fabricação de tubos com e sem costura, são, respectivamente,

  • A. solidificação rápida e soldagem.
  • B. metalurgia do pó e laminação.
  • C. mandrilamento e extrusão.
  • D. trefilação e estampagem.
  • E. fundição e soldagem.

A tenacidade é uma propriedade dos materiais, definida como

  • A.

    a capacidade que o material possui em absorver energia mecânica na zona elastoplástica.

  • B.

    a capacidade que o material possui em absorver energia mecânica na zona elástica.

  • C.

    a capacidade que o material possui em absorver energia mecânica até a fratura.

  • D.

    a capacidade que o material possui em absorver energia elástica e devolvê-la.

  • E.

    uma medida da extensão da deformação que ocorre até a fratura.

Quando um material é submetido à tração e o mesmo começa a se deformar, existirá uma região a qual é chamada de "zona elástica". Esta região é definida pela lei de Hooke e pode ser enunciada de acordo com a alternativa:

  • A.

    A energia absorvida pelo material produz deformações e atritos internos.

  • B.

    Nesta região onde o corpo sofreu deformação o mesmo não terá retorno.

  • C.

    A força aplicada cresce rapidamente gerando uma curva não linear.

  • D.

    A partir do limite de escoamento o material obedece a Lei de Hooke.

  • E.

    A intensidade da força elástica é proporcional a sua deformação.

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5
  • B. 1 – 2 – 3 – 5 – 4
  • C. 1 – 3 – 2 – 4 – 5
  • D. 1 – 3 – 2 – 5 – 4
  • E. 5 – 2 – 3 – 4 – 1

Segundo o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras, a capacidade estática nacional de armazenagem pode ser classificada de três modos,em função dos tipos e definições de armazéns. Sobre os tipos de armazéns, analise as afirmativas a seguir:

I - Convencional - neste tipo de armazém o produto é colocado numa unidade de embalagem definida, geralmente sacaria de juta, algodão e polipropileno.

II - Granel – neste tipo de armazém a manipulação de grãos é mecânica, sem o emprego de sacaria e mão-de-obra intensiva.

III - Depósitos – neste tipo de armazém, as instalações têm alto padrão de qualidade e representam a tendência generalizada pelas vantagens econômicas que apresentam.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas I e II;

  • B.

    apenas I e III;

  • C.

    apenas II e III;

  • D.

    apenas III;

  • E.

    apenas I.

A chamada cadeia de frios envolve uma série de operações frigoríficas que varia entre produtos e é característica de cada tipo de comercialização. Sobre a cadeia de frios analise as afirmativas a seguir:

I - Os produtos mais beneficiados pela cadeia de frios são: as carnes in natura, peixes, laticínios, verduras, legumes e frutas.

II - A refrigeração ou resfriamento implica a utilização de temperaturas inferiores ao ponto de solidificação de uma grande parte de água contida nos produtos.

III - O congelamento emprega faixa de temperaturas superiores ao ponto de resfriamento.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    apenas I;

  • B.

    apenas II;

  • C.

    apenas III

  • D.

    apenas I e II;

  • E.

    apenas II e III.

A tendência à liberalização econômica e à redução da intervenção governamental nos mercados e produção agrícola tem colocado os agricultores em concorrência direta com fornecedores externos. Por isso, a competitividade no setor agroindustrial depende de seu investimento não apenas na produção agrícola, como também em sua inserção na cadeia de abastecimento ao mercado. A partir do texto, analise as afirmativas a seguir:

I - O comportamento cooperativo irá reduzir o risco e aprimorar a eficiência de todo o processo logístico.

II - A eliminação de trabalho duplicado e inútil irá aumentar a eficiência econômica.

III - O interesse individual dos agentes irá aumentar seus ganhos e aprimorar a eficiência de todo o processo logístico.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    apenas I;

  • B.

    apenas II;

  • C.

    apenas III;

  • D.

    apenas I e II;

  • E.

    apenas II e III.

Sobre a ocorrência freqüente de desaparecimento de cargas, que afeta o desempenho do setor de transportes de produtos agroindustriais e de alimentos, analise as afirmativas a seguir:

I - O contexto de insegurança leva à transferência do risco por meio do seguro de carga.

II - A sinistralidade é um indicador de desempenho dos seguros medido pela razão entre o valor das indenizações pagas e o faturamento do setor de transportes.

 III - A utilização de seguros para cargas tem relação com a especificidade da carga transportada e a região de abrangência do frete.

As afirmativas corretas são:

  • A.

    apenas I;

  • B.

    apenas II;

  • C.

    apenas III;

  • D.

    apenas I e III;

  • E.

    apenas II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...