Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2008

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Os tubos 1 e 2 conectados ao atuador hidráulico da figura abaixo têm mesmo diâmetro.

Durante o avanço do atuador, serão iguais as

  • A.

    vazões do fluido à esquerda e à direita do êmbolo no interior do atuador.

  • B.

    velocidades dos fluidos nos tubos 1 e 2.

  • C.

    vazões dos fluidos nos tubos 1 e 2.

  • D.

    pressões nos tubos 1 e 2.

  • E.

    velocidades dos fluidos à esquerda e à direita do êmbolo no interior do atuador.

A figura mostra um trecho de um circuito hidráulico. O componente em destaque tem a função de

  • A.

    regular a velocidade de avanço.

  • B.

    limitar a pressão no fim-de-curso.

  • C.

    regular a velocidade de retorno.

  • D.

    atrasar o avanço do atuador.

  • E.

    possibilitar o retorno automático.

A figura abaixo mostra um atuador pneumático de dupla ação comandado por uma válvula direcional acionada por um botão.

A função da válvula em destaque é

  • A.

    regular a pressão na linha de retorno.

  • B.

    controlar a velocidade de retorno do atuador.

  • C.

    controlar a velocidade de avanço do atuador.

  • D.

    acelerar a retorno do atuador.

  • E.

    possibilitar a parada do atuador em qualquer posição.

Em motores de combustão interna, o envelhecimento do lubrificante por oxidação ocasiona o aparecimento de substâncias pouco solúveis. A fim de combater esse efeito indesejado devem ser utilizados aditivos

  • A.

    de adesividade.

  • B.

    anticorrosivos.

  • C.

    de extrema pressão.

  • D.

    antiespumante.

  • E.

    dispersantes.

O sistema representado abaixo mostra uma transmissão por correia e engrenagens de diversos tipos, sendo indicado na figura os diâmetros das polias, o número de dentes das engrenagens 3, 4 e 8 e o número de entradas do sem-fim.

Se o eixo de entrada gira a 1760 rpm e o de saída a 22 rpm, a relação de transmissão das engrenagens cônicas é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

O eixo de um motor deverá ser conectado a um eixo de um sistema de transmissão. Sendo considerada baixa a potência a ser transmitida, é viável a adoção do acoplamento por

  • A.

    luvas.

  • B.

    flanges parafusados.

  • C.

    flanges dentados.

  • D.

    flanges conectados por conjunto de lâminas de aço.

  • E.

    molas elásticas.

Para a montagem de um rolamento com dupla blindagem com interferência em um eixo deve-se

  • A.

    resfriá-lo em gelo seco.

  • B.

    pré lavá-lo em benzeno.

  • C.

    aquecê-lo em óleo quente.

  • D.

    aquecê-lo em estufa.

  • E.

    iniciar pelo seu anel interno.

Duas peças que apresentam grande seção e formato irregular deverão ser unidas através de um processo de soldagem por resistência. Dadas as características das peças, é conveniente optar pelo processo

  • A.

    por costura.

  • B.

    de topo por resistência.

  • C.

    por projeção.

  • D.

    de topo por centelhamento.

  • E.

    por pontos.

A penetração obtida em um processo de soldagem TIG com a polaridade invertida, comparativamente, é menor

  • A.

    se utilizada corrente alternada.

  • B.

    se não utilizar gás protetor.

  • C.

    se utilizado argônio como gás protetor.

  • D.

    se utilizado hélio como gás protetor.

  • E.

    do que a obtida com a polaridade direta.

Os limites do curso do pistão em um motor de combustão interna são definidos pelos pontos mortos superior (fig.1) e inferior (fig.2).

A taxa de compressão é dada por

  • A.

    V1

  • B.

    V2 − V1

  • C.

    V2/V1

  • D.

    V2

  • E.

    (V2 − V1)/V2

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