Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2009

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.

Ao transformar o arquivo CMYK para o modo bitmap, conclui-se que o profissional

  • A.

    conseguiria fazê-lo diretamente, pois este procedimento é perfeitamente viável no Photoshop.

  • B.

    conseguiria fazê-lo somente se o arquivo bitmap estivesse com a tonalidade cyan, magenta ou amarelo.

  • C.

    conseguiria fazê-lo se, primeiramente, o transformasse para escala de cinzas, para posteriormente transformá-lo em bitmap.

  • D.

    não conseguiria fazê-lo porque o modo CMYK é o único meio possível de se conseguir um fotolito a traço.

  • E.

    não conseguiria fazê-lo diretamente, tendo antes que transformá-lo para o modo RGB.

Considere a reprodução e a descrição abaixo para responder às questões de nos 26 e 27.

Se a imagem estivesse dividida em duas camadas, isto é, os números e os textos em uma camada e todo o restante em outra, ao transformá-lo para o modo bitmap, elas seriam, necessariamente,

  • A.

    sobrepostas com transparências equivalentes às suas escalas máxima e mínima.

  • B.

    desabilitadas automaticamente porque seria gerada uma terceira camada com todas as informações tonais necessárias para o mapa de bits.

  • C.

    separadas em dois arquivos distintos, pois o modo bitmap somente aceita um arquivo de cada vez.

  • D.

    fundidas em uma só, porque o modo bitmap não aceita camadas.

  • E.

    colorizadas com a tonalidade predominante do arquivo, pois o modo bitmap prioriza a cor mais intensa.

As três dimensões da cor que podem ser definidas e medidas são: matiz, que é a cor em si mesma; saturação, que é a pureza relativa de uma cor; e brilho, que é relativo ao claro e escuro. Estabeleça uma relação entre essas dimensões e as descrições à direita.

A relação correta é

  • A.

    I – P , II – Q e III – R.

  • B.

    I – Q , II – R e III – S.

  • C.

    I – Q , II – S e III – P.

  • D.

    I – R , II – Q e III – S.

  • E.

    I – S , II – R e III – Q.

Considere as ilustrações e respectivas informações.

Um projetista de valores está trabalhando separadamente essas duas imagens no Photoshop. O profissional quer fundi-las em um único arquivo. Para isto, ele executa o seguinte procedimento: seleciona totalmente a imagem 1 e a copia; seleciona totalmente a imagem 2 e cola sobre ela a imagem copiada, gerando uma segunda camada. Acompanhando o procedimento do projetista, conclui-se que a imagem

  • A.

    1 terá preferência no ambiente do software e transformará, automaticamente, a imagem 2 em CMYK, ocupando 1/2 da área total da imagem 2.

  • B.

    1 será transformada, automaticamente, em escala de cinzas e ocupará 1/4 da área total da imagem 2.

  • C.

    1 não será transferida para o arquivo que contém a imagem 2 por incompatibilidade dos dois modos de cor.

  • D.

    2 será transformada para CMYK e sua resolução será alterada para 300 pixels/polegada.

  • E.

    2 sofrerá, automaticamente, a influência do efeito colorização, por conta da primazia da cor sobre o cinza e não terá sua resolução alterada.

As áreas visuais do layout em que o olho humano não é estimulado naturalmente, necessitando de um procedimento indicativo do projetista de valores para serem vistas e lidas, são denominadas zonas

  • A.

    mortas.

  • B.

    esquecidas.

  • C.

    de rosto.

  • D.

    de sangria.

  • E.

    de contragrafismo.

De acordo com a posição relativa das vistas no 1.º diedro, representadas na figura acima, assinale a opção correspondente à associação correta.

  • A.

    1 – vista lateral esquerda; 2 – vista frontal; 3 – vista lateral direita; 4 – vista posterior; 5 – vista superior; 6 – vista inferior

  • B.

    1 – vista lateral esquerda; 2 – vista posterior; 3 – vista inferior; 4 – vista frontal; 5 – vista superior; 6 – vista lateral direita

  • C.

    1 – vista lateral direita; 2 – vista frontal; 3 – vista lateral esquerda; 4 – vista posterior; 5 – vista inferior; 6 – vista superior

  • D.

    1 – vista frontal; 2 – vista lateral direita; 3 – vista posterior; 4 – vista lateral esquerda; 5 – vista superior; 6 – vista inferior

De acordo com as medidas dos ângulos do par de esquadros e com base no desenho apresentado acima, é correto afirmar que os ângulos x, y e z correspondem, respectivamente, a

  • A.

    45º, 120º e 60º.

  • B.

    60º, 123º e 30º.

  • C.

    60º, 105º e 45º.

  • D.

    45º, 105º e 30º.

Acerca da terminologia em desenho técnico, assinale a opção correta.

  • A.

    Esboço, desenho preliminar e croqui são diferentes modos de apresentar o grau de pormenorização do desenho do objeto.

  • B.

    O desenho de conjunto apresenta vista ampliada do componente ou parte de um todo complexo.

  • C.

    O croqui, mesmo quando confeccionado à mão livre, deve ser, obrigatoriamente, apresentado em escala.

  • D.

    O desenho preliminar é uma representação gráfica empregada em estágios intermediários da elaboração do projeto.

Com relação ao rebatimento dos planos de projeção para a realização da épura, assinale a opção correta.

  • A.

    O plano vertical de projeção gira 180º em torno da linha de terra com o objetivo de inverter as projeções horizontais.

  • B.

    O plano horizontal de projeção gira 90º em torno da linha de terra, abrindo o 1.º diedro, tornando-o coincidente com o plano vertical de projeção.

  • C.

    O plano horizontal gira 180º em torno de linha de terra com o objetivo de inverter as projeções verticais.

  • D.

    O plano vertical de projeção gira 90º em torno da linha de terra, abrindo o 2.º diedro, tornando-o coincidente com o plano horizontal de projeção.

Acerca do software AutoCAD, assinale a opção correta.

  • A.

    O comando ELLIPSE é acessado por meio do menu modify > HATCH ou via atalho EL.

  • B.

    O comando TRIM é acessado por meio do menu modify > TRIM ou via atalho TRM.

  • C.

    O comando FILLET é acessado por meio do menu modify > FILLET ou via atalho F.

  • D.

    O comando EXTEND é acessado por meio do menu modify > HATCH ou via atalho H.

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