Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe as afirmações:

I. numa distribuição assimétrica positiva a moda é maior que a média.

II. numa distribuição assimétrica negativa a mediana é menor que a moda.

III. numa distribuição simétrica a moda, a mediana e a média são iguais.

IV. numa distribuição assimétrica negativa a média é menor que a mediana.

Pode-se dizer que são corretas:

  • A.

    somente uma delas.

  • B.

    todas.

  • C.

    somente duas delas.

  • D.

    somente três delas.

  • E.

    nenhuma.

Observando as afirmações abaixo pode-se dizer que é incorreta:

  • A.

    amostragem probabilística ocorre quando há uma escolha deliberada dos elementos de uma amostra.

  • B.

    amostragem acidental é formada por elementos que são obtidos até completar o número desejado de elementos.

  • C.

    Se um entrevistador busca dados sobre a preferência de um determinado perfume e entrevista pessoas numa loja de cosméticos a amostragem pode ser intencional.

  • D.

    a amostragem por quotas pode ser utilizada em prévias eleitorais.

  • E.

    amostras não probabilísticas garantem a representatividade da população, pois são determinadas sobre critérios rigorosos.

Em uma pesquisa eleitoral para verificar a posição de três candidatos a prefeito de uma cidade, 2700 pessoas foram consultadas. Se o resultado da pesquisa deve ser mostrado em três setores circulares de um mesmo disco e certo candidato recebeu 300 intenções de voto, então o ângulo central correspondente a este candidato deve ser:

  • A.

    45º

  • B.

    90º

  • C.

    20º

  • D.

    40º

  • E.

    60º

  • A.

    I - 44, II - 4%

  • B.

    I - 50, II - 18%

  • C.

    I - 44, II - 0,08%

  • D.

    I - 50, II - 16%

  • E.

    I - 50, II - 8%

Se uma série apresenta variância igual a 13,1 podemos afirmar que o desvio padrão é, aproximadamente, igual a:

  • A.

    3,62

  • B.

    4

  • C.

    5,1

  • D.

    5,1

  • E.

    6,55

De acordo com as pesquisadoras Menga Lüdke e Marli André (1986) é cada vez mais evidente o interesse dos pesquisadores da área de educação pelas metodologias qualitativas. Apesar disso, ainda persistem dúvidas sobre o que realmente caracteriza uma pesquisa qualitativa. Segundo as autoras, este tema foi desenvolvido por Bogdan e Bilken (1982) que apresentaram algumas características básicas desse tipo de abordagem. Tendo como base o texto acima e, considerando as afirmações que se seguem:

I. Os problemas são estudados no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador, (…) por isso esse tipo de estudo é também chamado de “naturalístico”.

II. Os dados coletados nesse tipo de estudo são predominantemente descritivos.

III. A preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, pois o interesse do pesquisador é verificar como o problema se manifesta nas atividades, procedimentos e interações cotidianas.

IV. A análise dos dados tende a seguir um processo dedutivo, a partir das hipóteses definidas pelo pesquisador antes do início dos estudos.

V. Nesses estudos há sempre uma tentativa de capturar a “perspectiva dos participantes”, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas.

Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto das proposições que caracterizam a abordagem qualitativa:

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, III IV e V.

  • D.

    II, III, IV.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas

Sabe-se que a classificação das pesquisas se faz com base em algum critério. A literatura relativa às metodologias de pesquisa as classificam em três grandes grupos quanto aos objetivos gerais: exploratórias, descritivas e explicativas.

Considerando as afirmações abaixo:

I. são aquelas que se preocupam em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos da realidade estudada.

II. são aquelas que buscam identificar as características de determinada população (ex: idade, sexo, nível de escolaridade, etc) ou fenômeno (ex: condições de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade) ou, ainda, a relação entre variáveis (ex: relação entre preferência político-partidária e nível de escolaridade).

III. são aquelas que buscam uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses.

Assinale a alternativa que informa a ordem correta desses três tipos de pesquisa:

  • A.

    exploratória, descritiva, explicativa

  • B.

    descritiva, explicativa, exploratória

  • C.

    exploratória, explicativa, descritiva

  • D.

    explicativa, descritiva, exploratória

  • E.

    explicativa, exploratória, descritiva

Considere a seguinte definição:

É “um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (Thiollent,1985, apud GIL, 2009, p. 55-56).

Assinale a alternativa que designa este tipo de pesquisa:

  • A.

    pesquisa participante

  • B.

    pesquisa-ação

  • C.

    pesquisa de campo

  • D.

    estudo de caso

  • E.

    pesquisa ex-post facto

A educação musical brasileira teve importantes contribuições de metodologias e abordagens relevantes, que são usadas até hoje para o ensino/aprendizagem da música. Entre os principais educadores musicais estão:

  • A.

    E. J. Dalcroze, E. Willems, Z. Kódaly e M. Schafer.

  • B.

    E. Willems, Villa-Lobos, L. Mozart e S. Suzuki.

  • C.

    W. Shakespeare, Z. Kódaly, S. Suzuki e L.V. Beethoven.

  • D.

    J. S. Bach, E. Willems, Z. Kódaly e Villa-Lobos.

  • E.

    L. V. Beethoven, Carl Orff, E. J. Dalcroze e M. Schafer.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...