Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Observe as afirmações:
I. numa distribuição assimétrica positiva a moda é maior que a média. II. numa distribuição assimétrica negativa a mediana é menor que a moda. III. numa distribuição simétrica a moda, a mediana e a média são iguais. IV. numa distribuição assimétrica negativa a média é menor que a mediana. Pode-se dizer que são corretas:somente uma delas.
todas.
somente duas delas.
somente três delas.
nenhuma.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Observando as afirmações abaixo pode-se dizer que é incorreta:
amostragem probabilística ocorre quando há uma escolha deliberada dos elementos de uma amostra.
amostragem acidental é formada por elementos que são obtidos até completar o número desejado de elementos.
Se um entrevistador busca dados sobre a preferência de um determinado perfume e entrevista pessoas numa loja de cosméticos a amostragem pode ser intencional.
a amostragem por quotas pode ser utilizada em prévias eleitorais.
amostras não probabilísticas garantem a representatividade da população, pois são determinadas sobre critérios rigorosos.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Em uma pesquisa eleitoral para verificar a posição de três candidatos a prefeito de uma cidade, 2700 pessoas foram consultadas. Se o resultado da pesquisa deve ser mostrado em três setores circulares de um mesmo disco e certo candidato recebeu 300 intenções de voto, então o ângulo central correspondente a este candidato deve ser:
45º
90º
20º
40º
60º
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
I - 44, II - 4%
I - 50, II - 18%
I - 44, II - 0,08%
I - 50, II - 16%
I - 50, II - 8%
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Se uma série apresenta variância igual a 13,1 podemos afirmar que o desvio padrão é, aproximadamente, igual a:
3,62
4
5,1
5,1
6,55
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
27,7
27,7
32,7
31,6
28,8
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
De acordo com as pesquisadoras Menga Lüdke e Marli André (1986) é cada vez mais evidente o interesse dos pesquisadores da área de educação pelas metodologias qualitativas. Apesar disso, ainda persistem dúvidas sobre o que realmente caracteriza uma pesquisa qualitativa. Segundo as autoras, este tema foi desenvolvido por Bogdan e Bilken (1982) que apresentaram algumas características básicas desse tipo de abordagem. Tendo como base o texto acima e, considerando as afirmações que se seguem:
I. Os problemas são estudados no ambiente em que ocorrem naturalmente, sem qualquer manipulação intencional do pesquisador, ( ) por isso esse tipo de estudo é também chamado de naturalístico. II. Os dados coletados nesse tipo de estudo são predominantemente descritivos. III. A preocupação com o processo é muito maior do que com o produto, pois o interesse do pesquisador é verificar como o problema se manifesta nas atividades, procedimentos e interações cotidianas. IV. A análise dos dados tende a seguir um processo dedutivo, a partir das hipóteses definidas pelo pesquisador antes do início dos estudos. V. Nesses estudos há sempre uma tentativa de capturar a perspectiva dos participantes, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas. Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto das proposições que caracterizam a abordagem qualitativa:II, III e V.
I, II, III e V.
I, III IV e V.
II, III, IV.
Todas as proposições estão corretas
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sabe-se que a classificação das pesquisas se faz com base em algum critério. A literatura relativa às metodologias de pesquisa as classificam em três grandes grupos quanto aos objetivos gerais: exploratórias, descritivas e explicativas.
Considerando as afirmações abaixo: I. são aquelas que se preocupam em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos da realidade estudada. II. são aquelas que buscam identificar as características de determinada população (ex: idade, sexo, nível de escolaridade, etc) ou fenômeno (ex: condições de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade) ou, ainda, a relação entre variáveis (ex: relação entre preferência político-partidária e nível de escolaridade). III. são aquelas que buscam uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Assinale a alternativa que informa a ordem correta desses três tipos de pesquisa:exploratória, descritiva, explicativa
descritiva, explicativa, exploratória
exploratória, explicativa, descritiva
explicativa, descritiva, exploratória
explicativa, exploratória, descritiva
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Informações e Avaliações Educacionais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Considere a seguinte definição:
É um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (Thiollent,1985, apud GIL, 2009, p. 55-56). Assinale a alternativa que designa este tipo de pesquisa:pesquisa participante
pesquisa-ação
pesquisa de campo
estudo de caso
pesquisa ex-post facto
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Laboratório - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação musical brasileira teve importantes contribuições de metodologias e abordagens relevantes, que são usadas até hoje para o ensino/aprendizagem da música. Entre os principais educadores musicais estão:
E. J. Dalcroze, E. Willems, Z. Kódaly e M. Schafer.
E. Willems, Villa-Lobos, L. Mozart e S. Suzuki.
W. Shakespeare, Z. Kódaly, S. Suzuki e L.V. Beethoven.
J. S. Bach, E. Willems, Z. Kódaly e Villa-Lobos.
L. V. Beethoven, Carl Orff, E. J. Dalcroze e M. Schafer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...