Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em comparação com o vídeo digital, o vídeo analógico tem como principal característica o fato de

  • A. utilizar o código binário.
  • B. filtrar as oscilações de frequências contínuas.
  • C. gerar mais de uma fita para os efeitos.
  • D. manipular imagens e sons através de bits.
  • E. eliminar os sinais eletrônicos nas imagens.

Uma das características da compactação de imagens chamada “sem perdas” é o consumo de

  • A. pixels.
  • B. quadros.
  • C. redundância.
  • D. valores originais.
  • E. espaço de armazenamento.

Quando duas ou mais câmeras são utilizadas em estúdio, é necessário que a produção e os personagens em cena saibam qual delas está ativa ou “no ar”. Para isso, utiliza-se uma pequena sinalização localizada acima do visor, que é denominada luz de

  • A. DVD.
  • B. BNC.
  • C. Filtro.
  • D. Tally.
  • E. FireWire.

Em uma ilha de edição não linear, a sigla EDL significa

  • A. velocidades selecionadas para a gravação.
  • B. listas de instruções para edição.
  • C. sistema de intercomunicação.
  • D. bitolas.
  • E. log in de usuário para acesso ao VTR.

A utilização do modo drop frame de gravação permite que o time code

  • A. esteja sincronizado com o tempo real do programa.
  • B. seja dispensado durante a edição de imagem.
  • C. faça com que o software de edição salte todos os frames da mídia original.
  • D. identifique cada um dos frames com um endereço de tempo exclusivo.
  • E. acrescente 3 ½ segundos a cada imagem selecionada.

Uma das principais características do modo de edição conhecido como switching é

  • A. exigir a decupagem prévia de todas as imagens a serem utilizadas.
  • B. dispensar a operação de mesas de corte em estúdio.
  • C. necessitar de agilidade na escolha dos planos a serem colocados no ar.
  • D. utilizar um mesmo e único comando para selecionar diferentes fontes de vídeo.
  • E. impedir o uso de efeitos de transição como o fade e a fusão.

Na confecção do set de uma produção televisiva, a utilização da hardwall deve levar em conta que esse tipo de divisória cenográfica

  • A. tem um custo muito mais baixo que as tapadeiras de tecido.
  • B. interfere na captação do áudio devido à reflexão do som.
  • C. impede o uso de adereços de cena como quadros e arandelas.
  • D. pode ser transportada com facilidade por uma única pessoa.
  • E. é a mais flexível do mercado.

Durante a redação do roteiro de um telejornal, o editor de texto tem que indicar, na lauda, três informações: uma nota pé a ser lida pelo apresentador; o tempo referente à leitura da cabeça e à exibição do videoteipe de uma reportagem; e a identificação de um personagem entrevistado com exclusividade pelo telejornal. De acordo com a nomenclatura técnica de televisão, estas três informações serão respectivamente indicadas no roteiro através das abreviaturas

  • A. VT / NT / APV.
  • B. NT / tVT / MODI.
  • C. LOC OFF / GC / NT.
  • D. OFF / tCAB / MODI.
  • E. LOC VIVO / tMAT / GC.

No roteiro de um telejornal, cada linha de texto a ser lida pelo apresentador costuma ser preenchida por 30 toques. Este padrão é utilizado para calcular a duração total das cabeças, cujo intervalo de tempo correspondente a duas linhas lidas é de aproximadamente

  • A. 30 segundos.
  • B. 15 segundos.
  • C. 10 segundos.
  • D. 9 segundos.
  • E. 3 segundos.

Assinale a alternativa que define a estratégia correta para a transmissão ao vivo de um grande evento em externa.

  • A. Fixar as câmeras em lados opostos da ação que está sendo transmitida ao vivo em externa facilita a continuidade dos cortes e não permite que os equipamentos utilizados apareçam nas imagens que são colocadas no ar.
  • B. A utilização de um grande número de câmeras, microfones, refletores e equipamentos sofisticados de televisão garante que a transmissão ao vivo será de qualidade.
  • C. Durante a transmissão ao vivo de um evento externo, todos os transmissores de voz dos fones da equipe devem estar simultaneamente ligados, uma vez que isto contribui para a clareza e o entendimento da intercomunicação.
  • D. Posicionar as câmeras no ponto mais próximo possível do evento externo que está sendo transmitido ao vivo contribui para que os cinegrafistas não tenham que utilizar a lente zoom em ângulos estreitos demais.
  • E. Equipamentos usados para replays instantâneos devem ser banidos das transmissões ao vivo em externa, porque sua tecnologia só é aplicada às transmissões em estúdio.
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