Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Escoamentos hipersônicos normalmente ocorrem em camadas da atmosfera onde a densidade do ar é extremamente baixa. Contudo, estas circunstâncias representam o limite de validade da hipótese do contínuo, que precisa ser satisfeita para permitir o uso das equações de Navier-Stokes na modelagem e simulação desses escoamentos. O parâmetro adimensional que regula essa transição é o número de Knudsen Kn, que representa a razão entre o caminho livre médio entre as moléculas e um comprimento característico do escoamento. As equações de Navier- Stokes podem ser utilizadas sem modificações até Kn < 0.001, aproximadamente. Acima deste valor, dentro da faixa de 0.001 < Kn < 10, uma ou mais modificações devem ser feitas ao modelo de Navier- -Stokes. Apesar de este intervalo ser aproximado, esta ou estas modificações devem
incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn2) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.
incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.
apenas desprezar o tensor difusivo.
incluir apenas a condição de contorno de escorregamento.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
alto calor específico e baixa densidade.
baixa densidade e baixa temperatura de ebulição.
alto calor de combustão e baixa densidade.
alto calor de combustão e alto calor específico.
alto calor específico e baixa temperatura de ebulição.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Alguns scramjets possuem uma rampa essencialmente bidimensional em sua região de entrada. Além disso, essas rampas costumam ter pequenas inclinações δ, medidas em relação à linha de corrente alinhada com o escoamento livre, que geram choques oblíquos. O escoamento atrás do choque pode ser subsônico ou supersônico, dependendo do ângulo θ que o choque oblíquo forma com a mesma linha de corrente. Quando o número de Mach do escoamento livre é muito grande, o ângulo crítico θc que separa esses dois tipos de escoamento atrás do choque depende de um único parâmetro, dado por:
Re, número de Reynolds.
M, número de Mach.
y razão o entre calores específicos.
δ, ângulo da rampa de um scramjet.
Kn, número de Knudsen.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O projeto da região de entrada de um scramjet para compressão do escoamento livre pode ser de três tipos diferentes: externo, misto ou interno. Um dos objetivos que se deseja evitar nesse projeto é um excesso de compressão, uma vez que ele
dificulta o processo da combustão.
reduz a razão ar/combustível.
impede o início da combustão.
gera efeitos de não equilíbrio termodinâmico.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Dois equipamentos laboratoriais muito utilizados para estudos experimentais de escoamentos hipersônicos são o tubo de choque e o túnel de choque. Quando utilizados para estudar o escoamento de ar ao redor de objetos rombudos, seus regimes de operação são distintos. Qual das afirmações a seguir é válida para esse experimentos em tubos de choque?
Altas pressões impedem o acesso ótico ao experimento.
Tempo de teste é extremamente pequeno.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir ionização no NO.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no O2.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no N2.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma das principais limitações operacionais de um tubo de choque é o número de Mach do escoamento atrás da onda de choque formada. Seu número de Mach não permite que este escoamento seja
hipersônico.
supersônico.
sônico.
subsônico porém ainda compressível.
incompressível.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Túneis de vento hipersônicos utilizam bocais De-Laval para acelerar o ar do reservatório onde se encontra estacionário até a seção de testes, que fica logo após a seção divergente do bocal. Para que a temperatura na seção de testes seja mantida constante na medida em que o escoamento é acelerado para números de Mach hipersônicos, a temperatura do ar no reservatório também deve ser aumentada. Desta forma, o número de Mach máximo da seção de testes é limitado pela capacidade dos aquecedores utilizados de aumentar a temperatura do ar no reservatório.
Qual fenômeno ocorre com esse ar, que é úmido, durante sua expansão na seção divergente do bocal, se ele não for aquecido devidamente no reservatório?Aumento da pressão.
Recombinação.
Rarefação.
Remoção da excitação vibracional.
Liquefação.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere neste problema que T representa a temperatura, P, a pressão, v, o volume específico, R, a constante do gás, e os subscritos r, p, i, f e c indicam reagentes, produtos, inicial, final e chama adiabática, respectivamente. Assumindo que reagentes e produtos de combustão são substâncias puras, a temperatura de chama adiabática Tc para um motor de propulsão aspirada pode ser calculada pela expressão:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Hidrogênio é um combustível muito utilizado em motores de propulsão aspirada hipersônicos devido ao elevado impulso específico que ele gera numa reação química com oxigênio, o que permite números de Mach em voo maiores do que os alcançados com o uso de hidrocarbonetos. Contudo, hidrocarbonetos, principalmente metano e seus derivados como a querosene, ainda são muito populares, principalmente devido à sua baixa densidade. Qual é a outra razão importante para essa popularidade?
Menor impulso específico de hidrocarbonetos.
Maior energia por unidade de volume de hidrocarbonetos.
Menor energia por unidade de massa de hidrocarbonetos.
Menor calor específico de hidrocarbonetos.
Alta temperatura de ebulição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...