Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2013

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Escoamentos hipersônicos normalmente ocorrem em camadas da atmosfera onde a densidade do ar é extremamente baixa. Contudo, estas circunstâncias representam o limite de validade da hipótese do contínuo, que precisa ser satisfeita para permitir o uso das equações de Navier-Stokes na modelagem e simulação desses escoamentos. O parâmetro adimensional que regula essa transição é o número de Knudsen Kn, que representa a razão entre o caminho livre médio entre as moléculas e um comprimento característico do escoamento. As equações de Navier- Stokes podem ser utilizadas sem modificações até Kn < 0.001, aproximadamente. Acima deste valor, dentro da faixa de 0.001 < Kn < 10, uma ou mais modificações devem ser feitas ao modelo de Navier- -Stokes. Apesar de este intervalo ser aproximado, esta ou estas modificações devem

  • A.

    incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn2) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.

  • B.

    incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.

  • C. incluir condição de contorno de escorregamento + desprezar o tensor difusivo.
  • D.

    apenas desprezar o tensor difusivo.

  • E.

    incluir apenas a condição de contorno de escorregamento.

  • A.

    alto calor específico e baixa densidade.

  • B.

    baixa densidade e baixa temperatura de ebulição.

  • C.

    alto calor de combustão e baixa densidade.

  • D.

    alto calor de combustão e alto calor específico.

  • E.

    alto calor específico e baixa temperatura de ebulição.

Alguns scramjets possuem uma rampa essencialmente bidimensional em sua região de entrada. Além disso, essas rampas costumam ter pequenas inclinações δ, medidas em relação à linha de corrente alinhada com o escoamento livre, que geram choques oblíquos. O escoamento atrás do choque pode ser subsônico ou supersônico, dependendo do ângulo θ que o choque oblíquo forma com a mesma linha de corrente. Quando o número de Mach do escoamento livre é muito grande, o ângulo crítico θc que separa esses dois tipos de escoamento atrás do choque depende de um único parâmetro, dado por:

  • A.

    Re, número de Reynolds.

  • B.

    M, número de Mach.

  • C.

    y razão o entre calores específicos.

  • D.

    δ, ângulo da rampa de um scramjet.

  • E.

    Kn, número de Knudsen.

O projeto da região de entrada de um scramjet para compressão do escoamento livre pode ser de três tipos diferentes: externo, misto ou interno. Um dos objetivos que se deseja evitar nesse projeto é um excesso de compressão, uma vez que ele

  • A.

    dificulta o processo da combustão.

  • B.

    reduz a razão ar/combustível.

  • C. restringe o uso de geometrias variáveis.
  • D.

    impede o início da combustão.

  • E.

    gera efeitos de não equilíbrio termodinâmico.

Dois equipamentos laboratoriais muito utilizados para estudos experimentais de escoamentos hipersônicos são o tubo de choque e o túnel de choque. Quando utilizados para estudar o escoamento de ar ao redor de objetos rombudos, seus regimes de operação são distintos. Qual das afirmações a seguir é válida para esse experimentos em tubos de choque?

  • A.

    Altas pressões impedem o acesso ótico ao experimento.

  • B.

    Tempo de teste é extremamente pequeno.

  • C.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir ionização no NO.

  • D.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no O2.

  • E.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no N2.

Uma das principais limitações operacionais de um tubo de choque é o número de Mach do escoamento atrás da onda de choque formada. Seu número de Mach não permite que este escoamento seja

  • A.

    hipersônico.

  • B.

    supersônico.

  • C.

    sônico.

  • D.

    subsônico porém ainda compressível.

  • E.

    incompressível.

Túneis de vento hipersônicos utilizam bocais De-Laval para acelerar o ar do reservatório onde se encontra estacionário até a seção de testes, que fica logo após a seção divergente do bocal. Para que a temperatura na seção de testes seja mantida constante na medida em que o escoamento é acelerado para números de Mach hipersônicos, a temperatura do ar no reservatório também deve ser aumentada. Desta forma, o número de Mach máximo da seção de testes é limitado pela capacidade dos aquecedores utilizados de aumentar a temperatura do ar no reservatório.

Qual fenômeno ocorre com esse ar, que é úmido, durante sua expansão na seção divergente do bocal, se ele não for aquecido devidamente no reservatório?

  • A.

    Aumento da pressão.

  • B.

    Recombinação.

  • C.

    Rarefação.

  • D.

    Remoção da excitação vibracional.

  • E.

    Liquefação.

Considere neste problema que T representa a temperatura, P, a pressão, v, o volume específico, R, a constante do gás, e os subscritos r, p, i, f e c indicam reagentes, produtos, inicial, final e chama adiabática, respectivamente. Assumindo que reagentes e produtos de combustão são substâncias puras, a temperatura de chama adiabática Tc para um motor de propulsão aspirada pode ser calculada pela expressão:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Hidrogênio é um combustível muito utilizado em motores de propulsão aspirada hipersônicos devido ao elevado impulso específico que ele gera numa reação química com oxigênio, o que permite números de Mach em voo maiores do que os alcançados com o uso de hidrocarbonetos. Contudo, hidrocarbonetos, principalmente metano e seus derivados como a querosene, ainda são muito populares, principalmente devido à sua baixa densidade. Qual é a outra razão importante para essa popularidade?

  • A.

    Menor impulso específico de hidrocarbonetos.

  • B.

    Maior energia por unidade de volume de hidrocarbonetos.

  • C.

    Menor energia por unidade de massa de hidrocarbonetos.

  • D.

    Menor calor específico de hidrocarbonetos.

  • E.

    Alta temperatura de ebulição.

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