Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

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Quando utilizamos o paquímetro, frequentemente é preciso realizar o cálculo da aproximação ou sensibilidade do instrumento, ou seja, a menor medida linear que este instrumento tem sensibilidade para medir. Sabendo que para um paquímetro especial a menor divisão da escala principal é 1 milímetro, o número de divisões do nônio (ou Vernier) são 25 e que na equação usada para o cálculo da sensibilidade o valor da sensibilidade é obtido dividindo a menor divisão da escala principal pelo número de divisões do nônio (ou Vernier), podemos afirmar que a sensibilidade do paquímetro é de:

  • A. 0,05 milímetro.
  • B. 0,01 milímetro.
  • C. 0,04 milímetro.
  • D. 0,005 milímetro.
  • E. 0,004 milímetro.

Medidas angulares fazem parte do cotidiano de instrutores na área de usinagem para fabricação de peças e equipamentos. Com relação aos tipos de ângulos, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

I – O valor de um ângulo reto é de 90°.

II – O valor de um ângulo agudo é menor que 60°.

III – Um ângulo obtuso possuí abertura maior que 90°.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

  • A. V, V e F.
  • B. V, F e F.
  • C. F, F e V.
  • D. V, V e V.
  • E. V, F e V.

Um material cilíndrico de seção transversal de 1 milímetro quadrado é submetido à uma força 100 N (N = Newton, unidade de força). Considerando que a força aplicada é uniaxial e que o material é constituído de alumínio puro recozido com tensão limite de resistência de 48 MPa, podemos afirmar que:

  • A. a tensão aplicada na seção transversal não é suficiente para deformar plasticamente o material.
  • B. a tensão aplicada na seção transversal é de 80 MPa e o material rompe durante o carregamento.
  • C. a tensão aplicada na seção transversal é de 100 MPa.
  • D. a tensão aplicada na seção transversal é de 50 MPa e o material não rompe durante o carregamento.
  • E. a tensão aplicada é de 80 MPa e o material não rompe durante o carregamento.

É possível obter parâmetros importantes para materiais metálicos a partir de ensaios de tração. Com relação a estes parâmetros podemos afirmar que:

  • A. a tensão limite de resistência e a resiliência possuem o mesmo valor de tensão.
  • B. a equação σ = E x ε é aplicável após o valor de tensão (σ) ultrapassar o valor correspondente a tensão limite de escoamento do material.
  • C. a equação σ = E x ε é aplicável somente dentro do regime em que os valores de tensão correspondem a região de deformação elástica do material.
  • D. a tensão limite de escamento independe da temperatura de teste.
  • E. os corpos-de-prova utilizados nos testes não precisam ser normalizados, pois a obtenção dos parâmetros independem da geometria dos mesmos.

NÃO pode ser considerada uma máquina operatriz:

  • A. torno.
  • B. fresa.
  • C. plaina.
  • D. estufa.
  • E. mandriladora.

NÃO pode ser considerado um processo mecânico de usinagem:

  • A. torneamento.
  • B. fresamento.
  • C. aplainamento.
  • D. furação.
  • E. nitretação.

O valor da velocidade de corte nos movimentos rotativos é obtido pelo produto entre o diâmetro da peça ou da ferramenta (em metros), o número de rotações por minuto da peça ou ferramenta (em rpm, abreviação de rotações por minuto) e a constante π (igual a 3,14). Sabendo que uma ferramenta possuí 4 milímetros de diâmetro e gira à 500 rpm, a velocidade de corte desta fresa é de:

  • A. 7,00 metros por minuto.
  • B. 8,32 metros por minuto.
  • C. 5,02 metros por minuto.
  • D. 6,28 metros por minuto.
  • E. 3,14 metros por minuto.

  • A. instrumental.
  • B. atitudinal.
  • C. tradicional comportamentalista.
  • D. diretivista.
  • E. cognitivista.

No contexto da pós-modernidade as relações econômicas, políticas, sócio-culturais e tecnológicas estão reduzidas à sua operacionalidade. Para a reprodução dessa rede, as práticas educacionais têm o importante papel de

  • A. fornecer ao sistema aprendizes capazes de preencher de forma aceitável seus papéis nos postos pragmáticos exigidos por suas instituições.
  • B. aprimorar sistemas de capacitação humana de forma a utilizar suas próprias palavras para o processo de leitura de mundo social e econômico.
  • C. oferecer condições linguísticas e culturais para que a linguagem seja respeitada como forma de atuação política dos participantes educadores e educandos.
  • D. defender uma nova epistemologia do saber com o objetivo de superar o paradigma tradicional das relações de trabalho terceirizado.
  • E. oferecer condições para se trabalhar com grupos e técnicas para motivar, facilitando a aprendizagem e diminuindo a sensação de solidão do trabalhador.
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