Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

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O tipo de manutenção caracterizado pela atuação das equipes de manutenção em fatos que já ocorreram, sejam esses fatos desempenhos inferiores ao almejado ou a uma falha propriamente dita, e no qual não há preparação prévia de um plano de ação é denominado manutenção:

  • A. corretiva planejada.
  • B. corretiva não planejada.
  • C. preditiva.
  • D. detectiva.
  • E. preventiva.

Sobre os aspectos necessários para o sucesso da implantação de um plano de manutenção, avalie atentamente as afirmativas abaixo.

(I) O aumento da qualificação da mão de obra, mesmo com o aumento do tempo de execução dos processos, é um aspecto fundamental para o sucesso do plano de manutenção.

(II) A revisão contínua do sistema de manutenção, que pode levar à indicação da necessidade de aumentar os custos de manutenção, é um ponto importante no estabelecimento de um plano de manutenção.

(III) A redução de estoques de manutenção e peças reservas é um aspecto a ser observado para garantir o sucesso de um plano de manutenção.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I for correta.
  • B. se somente a afirmativa II for correta.
  • C. se somente a afirmativa III for correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II forem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III forem corretas.

Empregando os dados de desenhos de engenharia como fontes de informação, o ato de preparar instruções detalhadas quanto ao tipo e a sequencia de instruções de fabricação a serem usados para produzir uma peça acabada é denominado:

  • A. controle robótico.
  • B. planejamento de processo assistido por computador.
  • C. controle numérico.
  • D. projeto assistido por computador.
  • E. prototipação rápida.

Sobre a lubrificação de mancais, é correto afirmar que:

  • A. Na lubrificação dos mancais dos motores que trabalham em altas rotações, deve-se empregar óleo com alta viscosidade.
  • B. Na lubrificação dos mancais dos motores que trabalham em temperaturas altas, deve-se empregar graxa com baixa consistência.
  • C. Nos mancais de deslizamento, a escolha do óleo independe da geometria do mancal.
  • D. Nos mancais de deslizamento, no caso de lubrificação com graxa, a principal propriedade a ser observada é sua filamentação.
  • E. Nos mancais de rolamento, a caixa de rolamento deve ser preenchida até metade ou um terço de seu espaço livre, em caso de lubrificação com graxa.

Sobre o armazenamento de lubrificantes, avalie atentamente as afirmativas abaixo.

(I) Os tambores com lubrificantes devem ser armazenados, preferencialmente, deitados sobre ripas de madeira.

(II) Tambores armazenados verticalmente devem ter sua base perfeitamente apoiada no chão.

(III) Em cada extremidade de fila, os tambores armazenados horizontalmente não devem ser escorados.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I for correta.
  • B. se somente a afirmativa II for correta.
  • C. se somente a afirmativa III for correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II forem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III forem corretas.

  • A. 5,000mm e 4,984mm.
  • B. 5,020mm e 4,984mm.
  • C. 5,020mm e 4,990mm.
  • D. 5,036mm e 4,990mm.
  • E. 5,036mm e 5,000mm.

  • A. cilindricidade e de concentricidade.
  • B. cilindricidade e de posição de um elemento.
  • C. circularidade e de concentricidade.
  • D. circularidade e de posição de um elemento.
  • E. circularidade e de cilindricidade.

A produção de uma empresa tem custos fixos anuais de R$1.350.000,00 e custos variáveis anuais da ordem de R$250.000,00. Sabendo que a receita anual total da empresa é de R$4.750.000,00, o ponto de nivelamento dessa empresa é:

  • A. 15%.
  • B. 25%.
  • C. 30%.
  • D. 35%
  • E. 45%

Antes de pôr em funcionamento qualquer bomba, deve-se encher a canalização de sucção com o líquido a ser bombeado eliminando, assim, o ar presente na canalização e na bomba, ou seja, realiza-se a escorva da bomba. Há situações, porém, que o processo de escorva da bomba pode ser inviável e, nessas situações, deve-se empregar um dispositivo que conserva a bomba escorvada. Esse dispositivo é:

  • A. o ejetor.
  • B. a válvula de retenção.
  • C. a válvula de gaveta.
  • D. a válvula de pé.
  • E. o exaustor.

Sobre a instalação de purgadores a vapor em tubulações industriais, é correto afirmar que:

  • A. Devem ser colocados acima da cota da geratriz inferior do tubo a drenar.
  • B. É imprescindível a colocação de filtros imediatamente após cada purgador.
  • C. Quando o purgador tiver descarga livre, instala-se uma válvula de bloqueio antes do purgador e uma válvula de dreno para descarregar o vapor condensado.
  • D. Quando o purgador descarregar para uma linha de retorno, a instalação não deve utilizar válvulas de bloqueio.
  • E. Os tubos de entrada e saída do purgador devem possuir o maior comprimento possível.
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