Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
A formação do artista circense contemporâneo deve priorizar em seu currículo:
I. os conhecimentos técnicos específicos, de modo que os alunos de escolas profissionalizantes sejam selecionados por seus conhecimentos prévios e sua qualidade artística; II. os conhecimentos específicos acumulados historicamente combinados a novos saberes (técnicos, tecnológicos), frutos da pesquisa artística, permitindo a construção de maior diversidade estética; III. os conhecimentos práticos próprios das modalidades circenses com maior inserção/aceitação no mercado; IV. os conhecimentos teóricos e práticos, de modo a permitir maior autonomia artística e criativa dos futuros artistas. Considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) acima e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Com a constituição das escolas de circo fora da lona, a partir do final da década de 1970, outros debates sobre o fazer circense entraram em cena. A alternativa que melhor reproduz o processo histórico do surgimento das escolas de circo e os novos modos de formação profissional é:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
A formação do profissional circense tem no corpo do próprio artista um de seus principais pilares, sendo por isso fundamental a manutenção das condições psicofísicas adequadas. Nesse sentido, cabe aos profissionais responsáveis pela formação dos artistas circenses:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Uma das principais características do circo moderno ainda muito presente na contemporaneidade é a estética do risco. Esse modelo estético representa:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
O malabarismo está presente na sociedade ocidental há séculos, tendo seu espaço garantido nos espetáculos circenses. De um modo geral, o malabarismo pode ser definido como:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
A segurança representa um tema central no debate sobre a formação dos artistas circenses. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. Embora existam diferentes tecnologias que auxiliam no controle de riscos, e, por tanto, a manutenção da segurança, os acidentes ainda são mais frequentes do que o desejado. II. O emprego de instrumentos que aumentem a segurança dos artistas influenciam negativamente a qualidade técnica e estética do espetáculo, pois compromete a atuação do artista; III. É preciso evitar as modalidades aéreas, uma vez que produzem os acidentes mais graves. A sequência correta é:Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Embora não seja um tema recente, foi principalmente a partir das últimas duas décadas que o ensino do circo alcançou maior destaque como conteúdo programático de instituições educacionais (projetos sociais; escolas regulares; ONGs, universidades, etc.). Nesse sentido, o ensino das artes circenses para além das escolas profissionalizantes de circo pode:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Durante séculos a construção dos materiais e equipamentos circenses foi realizada de modo artesanal e em pequena escala. Atualmente observamos o surgimento de algumas empresas (fabricantes e revendedoras) de diferentes implementos, modificando, em parte, o cenário acima descrito. Essa relação pode ser melhor compreendida se:
Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Uma das dificuldades enfrentadas pelos circenses contemporâneos é a formação e a manutenção de trupes numerosas para a realização de números que exigem um grande contingente de artistas, como, por exemplo, a báscula russa ou o trapézio de voos. Sobre essa realidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Sendo essa uma tendência mundial, é preciso considerar o fator econômico e fomentar números individuais ou com grupos formados por poucos artistas. II. O Brasil nunca teve tradição em números de báscula russa e trapézio de voos, portanto este fenômeno não afeta as escolas de formação profissionalizante de circo. III. O mercado do circo contemporâneo determina a produção artística, e neste caso, o desenvolvimento do circo deve focar os números que envolvam poucos artistas. Assinale se:Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Instrutor Circense - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2014
Quanto à formação do malabarista, analise as afirmativas a seguir, considerando F para a(s) falsa(s) e V para a(s) verdadeira(s):
I. Ao contrário do que acontece com o acrobata ou o aerialista (trapezista, por exemplo), a formação do malabarista requer menor atenção na preparação corporal e foco na pesquisa e elaboração do número. II. Os malabaristas devem dedicar a maior parte do seu tempo treinando as técnicas específicas que o objeto e o projeto artístico requerem. O condicionamento físico acontecerá de modo natural, sem a necessidade de uma atenção especial. III. O artista malabarista necessita de constante preparação corporal, que envolve alongamentos e condicionamento físico específico, aliado a outras atividades criativas e de formação expressiva. A sequência correta é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...