Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um circuito elétrico de Corrente Alternada (CA), a oposição à passagem da corrente elétrica recebe os seguintes nomes:

I - Resistência (R) quando se tratar de um circuito formado por resistência elétrica.

II - Reatância indutiva (XC) quando se tratar de bobinas (enrolamentos).

III - Reatância capacitiva (XL) quando se tratar de capacitor.

De acordo com seus conhecimentos:

  • A. Nenhum nome está correto.
  • B. Todos os nomes estão corretos.
  • C. Apenas 2 nomes estão corretos.
  • D. Apenas 1 nome está correto.

Em um circuito trifásico de alta tensão, com diferença de potencial de 13.856 volts entre fases, cada fase quando aferida juntamente com o neutro apresentará: (observação – se houver casas decimais, desprezar)

  • A. 4.618 Volts.
  • B. 6.928 Volts.
  • C. 8.000 Volts.
  • D. Nenhum valor completa corretamente o enunciado da questão.

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I - As ondas de corrente e de tensão podem estar defasadas uma da outra em um circuito elétrico. Quando a corrente está em uma determinada posição, a tensão pode estar em outra posição e viceversa.

II - Quando a corrente está adiantada em seu deslocamento da tensão, a carga é denominada de indutiva. Este adiantamento (defasamento) é de até 90°. O circuito elétrico é indutivo.

III - Quando a corrente está atrasada em seu deslocamento da tensão, a carga é denominada de capacitiva. Este atraso (defasamento) é de até 90°. O circuito é capacitivo.

IV - Quando a tensão está em fase com a corrente, a carga é denominada de resistia, o circuito é resistivo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Todas as afirmativas estão corretas.
  • B. Apenas 1 afirmativa está correta.
  • C. Apenas 1 afirmativa está incorreta.
  • D. Apenas 2 afirmativas estão corretas.

Observe com atenção a imagem abaixo, a mesma é a representação de um eletrodo (ou haste) de aterramento. Este componente apresenta as seguintes dimensões em milímetros: 2.400 de comprimento, 25 de largura e 3 de espessura; sua ponta em forma de cunha mede 70.

 

No desenho técnico, a linha de corte, em forma de “S” destacada pelo círculo, representa:

  • A. A peça em perspectiva.
  • B. O local onde a peça deverá ser cortada.
  • C. Um encurtamento no desenho.
  • D. Uma dobra na peça.

Um problema recorrente principalmente nas áreas rurais é a queda de tensão devido a distância entre a medição e o consumo, o ideal para minimizar este problema é aumentar a bitola dos condutores. Como é denominada a tabela que auxilia o profissional na hora de fazer os cálculos de “Ampère X Metro”?

  • A. Fator de Potência.
  • B. Grau de Proteção.
  • C. Momento Elétrico.
  • D. Tempo Máximo de Tensão de Contato.

A execução de trabalhos em redes e linhas de distribuição desenergizadas, apresenta-se à primeira vista, como sendo uma condição aparentemente segura para realização de trabalhos. No entanto, estas redes e linhas de distribuição podem vir a ser energizadas indevidamente, por diversos motivos, entre os quais citamos alguns, EXCETO:

  • A. Descargas atmosféricas, mesmo que distantes do local de trabalho.
  • B. Erros de manobra e/ou fontes de alimentação de terceiros.
  • C. Indução eletrostática provocada por nuvens carregadas.
  • D. Tensões reativas magnéticas de redes ou linhas remotas.

Observe com atenção o circuito abaixo:

 

O mesmo representa o circuito de acionamento de um:

  • A. Motor de Corrente Contínua com possibilidade de inversão do sentido de rotação.
  • B. Motor de Indução com duas velocidades distintas de funcionamento e partida em estrela-triângulo.
  • C. Motor tipo Dahlander com duas velocidades distintas de funcionamento e possibilidade de inversão do sentido de rotação.
  • D. Motor Trifásico com capacitor, com duas velocidades distintas de funcionamento e possibilidade de inversão do sentido de rotação.

Os ambientes das escolas de educação infantil devem ser organizados de modo a propiciar às crianças oportunidades para ampliar suas experiências no mundo da natureza e da cultura. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta um ambiente escolar.

  • A. Ambiente aberto à exploração do lúdico.
  • B. Ambiente sem visibilidade do espaço exterior.
  • C. Ambiente que integra uma postura de cuidado à educação, traduzindo em ações os direitos da criança.
  • D. Ambiente onde crianças e adultos possam se engajar em atividades culturais, cujos aspectos cognitivos, estéticos e éticos sejam continuamente ressignificados.
  • E. Ambiente com uma atmosfera de tolerância, respeito e curiosidade para com as culturas locais, as famílias, suas comunidades e seus modos próprios de viver.

A escolha e o planejamento do trabalho com as crianças na educação infantil devem atender os seguintes critérios com relação a materiais:

I. variedade de materiais necessários à expressão nas diferentes linguagens;

II. acessibilidade e segurança dos materiais necessários ao movimento em suas diversas possibilidades de uso;

III. oferta maior de brinquedos convencionais, pois facilitam a criatividade, do que materiais menos estruturados;

IV. acessibilidade aos CD’s de música, aos livros e outros portadores de escrita, bem como a outros bens culturais.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

A organização dos conteúdos para o trabalho na área de música em instituições deverá priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Sobre esta organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Explorar a vivência da organização dos sons e silêncios em linguagem musical pelo fazer e pelo contato com obras diversas.
  • B. Possibilitar a reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano, sendo uma importante forma de conhecer e representar o mundo.
  • C. Abranger a exploração de materiais e a escuta de obras musicais para propiciar o contato e as experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio.
  • D. Respeitar o nível de percepção e desenvolvimento (musical e global) das crianças em cada fase, bem como as diferenças socioculturais entre os grupos de crianças das muitas regiões do
  • E. Organizar de modo que o fazer musical, uma forma de comunicação e expressão, nunca aconteça por meio da improvisação, pois uma composição deve estar sempre pronta para a interpretação.
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