Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2014

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Em usinagem de precisão, o instrumento mais adequado para controlar as medidas é o/a:

  • A. medidor.
  • B. compasso.
  • C. multímetro.
  • D. micrômetro.
  • E. transferidor.

Deseja-se tornear uma peça cônica de pequeno comprimento. Para obter esse formato, um procedimento adequado é usar o carro:

  • A. inferior, dando uma inclinação no grau desejado.
  • B. inferior, com uma direção transversal ao eixo da haste do mandril.
  • C. superior, dando uma inclinação no grau desejado.
  • D. superior, com uma direção transversal ao eixo da haste do mandril.
  • E. superior, com uma direção longitudinal ao eixo da haste do mandril.

Em um torno mecânico, o elemento que transmite o movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa Norton, com cujas engrenagens é possível ajustar o avanço para a ferramenta, é denominado;

  • A. barramento.
  • B. recâmbio.
  • C. cabeçote fixo.
  • D. cabeçote móvel.
  • E. carro superior.

Algumas peças necessitam ter uma superfície serrilhada, para proporcionar uma rugosidade que evite que ela escorregue na mão de quem vai utilizá-la. Para tornear peças com esse serrilhado, deve-se utilizar uma ferramenta chamada:

  • A. cone.
  • B. cunha.
  • C. bedame.
  • D. castanha.
  • E. recartilha.

O controle numérico para a operação de máquinas como fresadora ou torno mecânico identificado pela sigla CN consiste em:

  • A. registrar, minuto a minuto, o avanço obtido durante a confecção de uma peça.
  • B. utilizar um sistema de ábacos, consultados pelo operador durante as operações.
  • C. utilizar um sistema analógico e/ou digital para controlar as operações.
  • D. Verificar com grande acurácia todas as dimensões das peças produzidas.
  • E. controlar as operações utilizando sistemas de rede wi-fi.

As vantagens dos sistemas de comando CNC em relação à operação manual incluem as seguintes, EXCETO:

  • A. redução do refugo.
  • B. maior segurança para o operador.
  • C. menor tempo de espera.
  • D. grande precisão e repetibilidade.
  • E. eliminar completamente os erros humanos.

Em um veículo que se desloca e opera em direção ofensiva,

  • A. o cinto de segurança deve estar afivelado em manobras mais arriscadas, o veículo em perfeitas condições de uso, luzes, água e combustível, entre outras, inspecionados, mensalmente.
  • B. as portas devem estar travadas e o passageiro deve manter os vidros laterais fechados ou com abertura, máxima, de 05 centímetros.
  • C. manobras bruscas, como parada repentina ou mudanças de faixa de rolamento, não devem ser sinalizadas para dificultar a ação de meliantes ou condutores agressivos.
  • D. o itinerário, deverá ser sempre o mesmo, criando uma rotina de trajeto, que leve ao reconhecimento do veículo pelas pessoas que circulam regularmente por estas vias.
  • E. a velocidade deve ser menor do que a média das velocidades dos veículos em circulação e nunca devem ser realizados giros e inversões rápidas de direção, mesmo em situações de risco.

Tendo em vista a direção defensiva, para reduzir o custo causado a partir dos acidentes de trânsito pagos pela sociedade, é fundamental

  • A. que, na ausência de valores éticos e educação de base mais qualificada, seja aplicado, de forma sistêmica e sob supervisão das autoridades de trânsito, a tentativa e erro, permitidos e tolerados.
  • B. conhecer os riscos e os perigos no trânsito e saber que os mesmos deixam de existir ao editar-se uma legislação alinhada às condições de trânsito local.
  • C. a capacitação dos motoristas para o comportamento seguro no trânsito, atendendo a diretriz da preservação da vida, da saúde e do meio ambiente.
  • D. o aumento da carga horária de trabalho dos condutores de veículos, de cargas e de transporte de passageiros.
  • E. a criação de peças publicitárias que estimulem o comportamento de predador, com mais disputas, além de salvo conduto para dirigir veículos grandes em velocidade.

Em um motor ciclo OTTO, o ponto máximo que o pistão alcança, ao subir dentro do cilindro, é chamado de

  • A. posição máxima de faísca da vela.
  • B. ponto morto superior.
  • C. conexão de escape dos gases.
  • D. ponto máximo de sincronização da vela com o vira brequim.
  • E. posição de admissão inferior.
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