Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Esse tipo de objetiva possui um ângulo ultra-aberto, que permite uma visão panorâmica de 180° e tem aplicações bem específicas. Essas características são da lente

  • A. grande angular.
  • B. teleobjetiva.
  • C. olho de peixe.
  • D. macro.
  • E. supergrande angular.

Sistema de edição de vídeo que utiliza VT’s e VTR’s ligados a uma mesa de operação para produção do material audiovisual. Esse sistema exige grande habilidade do editor de imagens, para uma produção rápida e de qualidade. Essas características pertencem ao sistema de edição

  • A. híbrido.
  • B. linear.
  • C. assemble.
  • D. workstation.
  • E. não linear.

Projetor de luz parabólico-aluminizado que possui uma lâmpada que produz um feixe de luz oval e muito similar ao farol de um carro, utilizado para iluminar grandes áreas de dia ou à noite. Trata-se do refletor

  • A. hmi.
  • B. scoop.
  • C. flood.
  • D. kino.
  • E. par.

Sobre a resolução 4 K, é correto afirmar-se que

  • A. foi idealizada pela digital cinema initiative, no final da década de 90, e possui resolução de 2048x1080, popularizando-se nas salas de cinema.
  • B. o seu desenvolvimento se deu no Japão, a partir de 1995. Possui o codinome de Super Hi-Vision. A sua resolução máxima pode chegar a 10080x4320.
  • C. criada em 2003 pela Sony, possui várias resoluções de trabalho. Na televisão, utiliza-se a resolução de 3840x2160, a uma proporção de 1.77:1, oferecendo uma experiência única ao telespectador.
  • D. possui varredura progressiva ou entrelaçada e uma resolução em pixels em torno de 2.1 megapixels, com relação de aspecto 16:9. Pode ser utilizada de forma progressiva em 30 fps, com 48 bits de profundidade de cor, pelo codec apple prores.
  • E. foi concebida nos laboratórios AT&T Bell Labs no final da década de 80. Possui uma resolução horizontal de 1280 pixels, podendo ser distribuída em taxas de frames que vão de 24 a 60 fps.

Na figura, há o esquema de iluminação de um programa de TV estilo entrevista, em que as indicações numéricas de 1 a 6 referem-se aos tipos de refletores para iluminar os personagens A & B. A relação correta dos tipos de refletores é

  • A. 1&2 – key lights; 3&4 – back lights; 5&6 – fill lights.
  • B. 1&2 – fill lights; 3&4 – key lights; 5&6 – back lights.
  • C. 1&2 – key lights; 3&4 – fill lights; 5&6 – back lights.
  • D. 1&2 – back lights; 3&4 – fill lights; 5&6 – key lights.
  • E. 1&2 – key lights; 3&4 – back lights; 5&6 – set lights.

Sobre os parâmetros de percepção do som, é correto dizer-se que

  • A. a altura pode ser medida em decibéis (Db).
  • B. a altura é a qualidade que distingue os sons de grande volume dos de baixo volume.
  • C. o timbre pode ser medido em hertz (Hz).
  • D. a altura, a partir da frequência medida em ciclos por segundos, distingue os sons graves dos agudos.
  • E. a intensidade é a qualidade que distingue os sons agudos dos graves.

A figura apresenta o diagrama polar de quatro tipos de microfone. A classificação correta dos tipos de microfones apresentados, conforme a sua captação, em sequência, está na opção

  • A. omnidirecional, bidirecional, cardioide e supercardioide.
  • B. omnidirecional, bidirecional, cardioide e hipercardioide.
  • C. omnidirecional, bidirecional, cardioide e hipercardioide.
  • D. omnidirecional, duodirecional, cardioide e supercardioide.
  • E. panorâmico, duplo direcional, cardioide e hipercardioide.

Equipamento de processamento de áudio que atua sobre o timbre do sinal sonoro e em várias faixas de frequência, atenuando-o ou reforçando-o. Trata-se do(a)

  • A. mesa de som.
  • B. equalizador.
  • C. processador de efeitos.
  • D. crossover.
  • E. reverb.

Ao fazer uma edição de áudio, o técnico deseja fazer a mixagem de dois tracks de áudio, em que, na passagem de um áudio para o outro, ele deseja que ocorra de forma gradativa, saindo de um e entrando no outro, de forma sutil, para não incomodar o ouvinte. Esse efeito estético pode ser obtido por meio de um

  • A. fade out.
  • B. silence.
  • C. crossfade.
  • D. fade in.
  • E. volume in.

Existem inúmeros formatos de armazenamento de áudio digital no mercado, diversificando no modo como são armazenados, se é com ou sem compressão. Os formatos de armazenamento de áudio com e sem compressão, respectivamente, são

  • A. aac e pcm.
  • B. wave e aiff.
  • C. flac e mp3.
  • D. alac e ogg.
  • E. aiff e mp3.
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