Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vários agentes químicos podem ser usados para a desinfecção e esterilização em laboratórios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à concentração usualmente recomendada para uma perfeita desinfecção e/ou esterilização:

  • A. Álcool – 98%
  • B. Formaldeído – 4%
  • C. Glutaraldeído – 2%
  • D. Compostos liberadores de cloro ativo – 10.000 ppm
  • E. Iodóforos – 1%

As cabines de segurança biológica são classificadas em 3 classes, sendo I, II e III. Analise as proposições abaixo:

I . As cabines de Classe I e II são consideradas como barreiras de proteção parcial, enquanto a cabine de classe III é uma barreira de proteção total.

II . A da classe III é a forma mais simples de cabine, podendo ser construída com o painel frontal aberto.

III . Na classe I não há proteção para o experimento, somente para o operador e o meio ambiente.

IV . A cabine de classe II tem como princípio fundamental a proteção do trabalhador (operador), meio ambiente e do experimento ou produto.

As proposições CORRETAS são:

  • A. I, II e IV
  • B. I e II
  • C. I, III e IV
  • D. II e IV
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Entre as alternativas abaixo, qual a alternativa CORRETA em relação ao procedimento para uso da cabine de segurança biológica?

  • A. Usar incinerador elétrico ou microqueimador automático.
  • B. Manter-se dentro da cabine quando equipamentos como centrífugas e outros estiverem ligados.
  • C. Introduzir a cabeça na zona estéril.
  • D. Manter a luz UV ligada enquanto a cabine estiver sendo utilizada.
  • E. Usar bico de Bunsen.

Em se tratando de Scrapie, como e quando ocorreu sua introdução no Brasil?

  • A. Através de navios ancorados no Rio de Janeiro, em 1890 e 1900.
  • B. Através da importação de ovinos da Inglaterra, em 1977 e 1995.
  • C. Através de produtos contaminados importados da Itália, em 1970 e 1990.
  • D. Através da importação de equinos importados da Inglaterra, em 1971 e 1980.
  • E. Através da doação de sangue, em 1955 e 1990.

O termo genérico de encefalopatia subaguda espongiforme reúne várias doenças neurodegenerativas e fatais, EXCETO:

  • A. O Scrapie.
  • B. A Encefalopatia Espongiforme Bovina.
  • C. A Encefalopatia Espongiforme de outras espécies.
  • D. A Doença de Creutzfeldt-Jakob.
  • E. A Síndrome da insônia familiar fatal.

Entende-se por doenças emergentes:

  • A. Doenças descobertas recentemente pela ciência e que ainda não foram prontamente estudadas, embora já existam há anos.
  • B. Doenças já existentes em uma determinada região e que, por algum motivo, começam a se disseminar para outros locais, como está ocorrendo em nosso país com a febre amarela.
  • C. Doenças causadas por novos agentes patogênicos, ou ainda por antigos agentes que ganharam novas capacidades destrutivas.
  • D. Doenças novas, que nunca foram relatadas em artigos científicos, mas que seus sintomas já haviam sido relatados.
  • E. Doenças já existentes e que quando se disseminam para outros locais ficam mais ou menos patogênicas.

Em relação ao manejo de risco, marque a alternativa INCORRETA:

  • A. O manejo de risco integra os resultados da avaliação de riscos com a opinião pública e com considerações técnicas, sociais, econômicas e políticas.
  • B. O manejo de risco integra os resultados da avaliação de riscos com a opinião pública e com considerações técnicas, sociais, econômicas e políticas.
  • C. O manejo de risco deve prevenir ou aliviar os riscos, particularmente no caso de introdução no meio ambiente de organismos que não podem ser recuperados com facilidade.
  • D. Os tipos e o rigor do manejo de riscos a serem aplicados dependem dos riscos avaliados.
  • E. Feito por órgãos reguladores sob mandatos legislativos, o manejo de risco é um processo de tomada de decisão que requer julgamento de valores que comparam riscos e benefícios potenciais.

Quanto à engenharia genética as plantas devem ser avaliadas sob diversos aspectos que incluem:

  • A. A toxicidade do próprio DNA inserido.
  • B. A toxicidade ou alergenicidade do produto do gene.
  • C. Possíveis efeitos secundários e pleiotrópicos consequentes à inserção.
  • D. A transferência de genes de plantas usadas como alimentos para microorganismos da flora intestinal.
  • E. Todas as respostas acima.

São principais fatores de risco potencial ao meio ambiente, EXCETO:

  • A. A criação de novas pragas e um aumento do efeito deletério daquelas já existentes.
  • B. A produção de substâncias que reconhecidamente sejam ou poderiam ser tóxicas.
  • C. O efeito disruptivo em comunidades bióticas e o desperdício de valiosos recursos biológicos, seguido de contaminação de espécies nativas com características originadas de parentes distantes ou de espécies não relacionadas.
  • D. Efeitos adversos em processos dos ecossistemas e origem de substâncias secundárias tóxicas após a degradação incompleta de químicos perigosos.
  • E. As plantas daninhas são restritas a áreas agronômicas.

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I . Tem-se registro de limite de exposição, em nível mundial, de cerca de 50.000 produtos, vários aceitos somente por alguns países.

II . Há pouca informação sobre os efeitos combinados dos agentes químicos e destes com fatores como calor, ruído, umidade, trabalho em turnos, fumo, consumo de álcool, etc.

III . Há diversas metodologias validadas para avaliações ambientais de agentes químicos isolados e, principalmente, combinados (misturas de diferentes substâncias).

IV . Poucas são as empresas e serviços públicos que possuem aparelhos específicos e pessoal tecnicamente habilitado para efetuar avaliações ambientais.

  • A. I, II e IV são corretas.
  • B. I e III são corretas.
  • C. II e IV são corretas.
  • D. III e IV são corretas.
  • E. I e IV são corretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...