Questões sobre Área: Criminalística/Perícia Criminal

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Segundo o Dicionário Aurélio, identificar é reconhecer a natureza de algo. Desta forma podemos dizer que identificar e individualizar. Sobre o Sistema AFIS, podemos afirmar:

  • A.

    Quando uma impressão digitalizada, o sistema identifica as bifurcações, tanto das cristas como dos sulcos papilares e armazena os pontos característicos.

  • B.

    Quando uma impressão é digitalizada, o sistema compara imagem com imagem e armazena ambas.

  • C.

    Quando uma impressão é digitalizada o sistema compara o tipo fundamental da impressão digital.

  • D.

    Quando uma impressão é digitalizada o sistema identifica os deltas classificando-os para posteriormente realizar o confronto no sistema.

Do ponto de vista médico-legal, identidade e identificação têm conceitos distintos. Enquanto identidade é o conjunto de características que individualizam a pessoa, tornando-a única, identificação é o processo pelo qual se determina a individualização. Com base nessas informações e nos múltiplos conhecimentos a elas relacionados, julgue os itens a seguir, referentes à identidade e à identificação no contexto da antropologia forense.

Para fins de identificação humana, as análises de caligrafia e voz não possuem valor jurídico, uma vez que não obedecem aos critérios de imutabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os melhores resultados de uma análise química dependem da pureza dos reagentes e da precisão das vidrarias. Um técnico preparou 100 mL de uma solução de ácido nítrico (HNO3) de concentração 0,5 mol/L, partindo do ácido concentrado de densidade d = 1,5 g/mL e massa molecular MM = 63,0 g/mol. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o procedimento que pode ter sido utilizado pelo técnico no preparo descrito.

  • A.

    O técnico pipetou 2,1 mL do ácido concentrado, transferiu-os para um balão volumétrico vazio e completou o volume com água destilada, até a marca de 100 mL.

  • B.

    O técnico pipetou 2,1 mL do ácido concentrado, transferiu-os para um balão volumétrico que continha alguns mililitros de água destilada e completou o volume com água destilada, até a marca de 100 mL.

  • C.

    O técnico mediu, em uma proveta, 2,1 mL do ácido concentrado, transferiu-os para um balão volumétrico e completou o volume com água destilada, até a marca de 100 mL.

  • D.

    O técnico pipetou 3,2 mL do ácido concentrado, transferiu-os para um balão volumétrico que continha alguns mililitros de água destilada e completou o volume com água destilada, até a marca de 100 mL.

  • E.

    O técnico mediu, em uma proveta, 3,2 mL do ácido concentrado, transferiu-os para um balão volumétrico e completou o volume com água destilada, até a marca de 100 mL.

Texto IV, para responder às questões 38 e 39.

Segundo o texto IV, é correto afirmar que

  • A.

    o enquadramento varia de acordo com o tamanho final da fotografia impressa.

  • B.

    a conotação é o sentido preciso da foto.

  • C.

    a conotação é um sentido diferente da situação real, conforme o enquadramento, a iluminação, entre outros fatores, escolhido pelo fotógrafo na tomada da imagem.

  • D.

    o controle da luz é também uma forma de enquadrar a imagem.

  • E.

    conotar uma imagem é o trabalho do editor chefe, ao escolher uma fotografia, depois do trabalho fotográfico elaborado.

Texto IV, para responder às questões 38 e 39.

Com relação à conotação da imagem, a partir do enquadramento, é correto afirmar que

  • A.

    enquadrar é ajustar a realidade ao ISO utilizado na câmara.

  • B.

    o fotógrafo conhece a realidade que fotografa, o que favorece a escolha da fotografia para não dar um sentido conotado à imagem.

  • C.

    o enquadramento é possível, a partir da resolução da imagem.

  • D.

    enquadrar é fazer escolhas sobre o que fotografar, como fotografar, que imagem construir. A fotografia, ao registrar, cria e transforma a realidade percebida.

  • E.

    a conotação vai de encontro às escolhas do fotógrafo.

A respeito de edição de imagens, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Trata-se do material fotográfico que, logo após produzido, vai para o arquivo, com data e nome do evento.

  • B.

    Trata-se de escolhas de imagem, muitas vezes ainda na câmara, para saber o que vai ser levado para o arquivo final e o que pode ser descartado, como fotos desfocadas ou tremidas e, em um segundo momento, já no computador, de escolhas de fotos que necessitam de tratamento e as que já estão em um padrão de qualidade ideal.

  • C.

    Trata-se de escolhas que o fotógrafo realiza ao fotografar um evento, como, por exemplo, tomadas gerais, retratos, grupos de pessoas etc.

  • D.

    A palavra edição, na fotografia, quer dizer seleção prévia de equipamento e de lentes e, durante a execução do trabalho, definição de enquadramento, abertura, obturador etc.

  • E.

    Edição de imagens é um dos artifícios constantes do menu do equipamento digital, que facilita o trabalho do profissional.

De acordo com Rouille, é correto afirmar que o plano estético

  • A.

    faz referência ao enquadramento, à luz, ao ângulo, ao tipo de objetivas, de filme, enfim, ao ponto de vista do fotógrafo, com sua cultura e valores.

  • B.

    tem vínculo basicamente com o tipo de câmara que o fotógrafo utiliza e com os recursos oferecidos por ela.

  • C.

    é construído com softwares, como Photoshop, para melhorar e valorizar a imagem obtida.

  • D.

    é o planejamento anterior às fotos, feito pelo fotógrafo, para realizar as imagens adequadamente durante o evento.

  • E.

    cria para o fotógrafo condições de trabalho com a estética da imagem, nos equipamentos digitais, uma vez que eles oferecem muito mais recursos que manipulam o resultado final da imagem.

A respeito de resolução da imagem, assinale alternativa correta.

  • A.

    A resolução é a quantidade de pixels de uma imagem que permite ao fotógrafo saber, com antecedência, se a foto pode passar por tratamentos em um programa de edição.

  • B.

    A resolução da imagem permite ao fotógrafo, ao fazer o backup do trabalho, saber que, depois de armazenadas, elas não perderão a qualidade de impressão.

  • C.

    As máquinas digitais, diferentes das analógicas, permitem, a partir da resolução, saber até que tamanho a imagem pode ser ampliada sem perder a qualidade do branco.

  • D.

    As imagens digitais são construídas por pixels – picture elements –, que são sensíveis à luz. A quantidade de pixels vai influenciar no tamanho da imagem e na sua resolução. Quanto maior o número de pixels, mais se pode ampliar a imagem sem perder qualidade, mais detalhes podem-se perceber na imagem final.

  • E.

    A melhor resolução de uma imagem é conseguida ao se trabalhar com um programa de edição, na ferramenta “curvas”.

Acerca do formato de imagem RAW, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É um formato que oferece apenas melhor qualidade em ciano, magenta, amarelo e preto.

  • B.

    É o negativo da imagem que não foi processada pela câmara, vem direto do CCD e tem de ser editada por um aplicativo como o Photoshop. A resolução e a qualidade da imagem são melhores do que em JPEG, que é uma imagem comprimida.

  • C.

    É um formato que facilita trabalhar a imagem em camadas no Photoshop, para melhor equilíbrio das cores.

  • D.

    É um formato de compressão da imagem que perde em qualidade.

  • E.

    É diferente do JPEG, pois permite o tratamento e a transmissão de fotos, via Internet, com mais facilidade e mais qualidade.

É correto afirmar que o obturador

  • A.

    é muito utilizado para tirar fotos de paisagem.

  • B.

    permite que o fotógrafo escolha a profundidade de campo.

  • C.

    fica na lente e funciona como a pupila do olho, controlando a entrada da luz.

  • D.

    tem a preferência dos repórteres fotográficos para melhorar os trabalhos com câmaras de formato 35 mm.

  • E.

    é um dispositivo do equipamento que permite que a luz entre na câmara para gravar a imagem. Ele regula o tempo que o sensor, na câmara digital, fica exposto à luz para a formação das imagens.

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