Questões sobre Área: Estradas

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No que diz respeito aos componentes estruturais de uma via férrea, assinale a alternativa correta.

  • A. A soldagem de trilhos, apesar de proporcionar redução de gastos na conservação das vias férreas, não traz muito conforto ao transporte e costuma proporcionar menor velocidade.
  • B. As placas de apoio são elementos utilizados para reduzir a área de apoio dos trilhos sobre os dormentes.
  • C. Subleito, sublastro, lastro, dormentes, trilhos, placas de apoio e fixadores constituem componentes estruturais de uma via férrea.
  • D. Os trilhos são geralmente confeccionados em aço de qualidade inferior por questão de economia.
  • E. A camada de lastro localiza-se sob a camada de sublastro.

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente elementos gráficos que devem estar contidos em uma planta de corte transversal de um projeto arquitetônico.

  • A. Norte magnético e pé direito.
  • B. Cotas de largura e comprimento.
  • C. Cotas longitudinais e pé direito.
  • D. Desníveis e norte magnético.
  • E. Cotas verticais e cotas de nível.

Para que sejam atendidas as propriedades de um projeto estrutural, é essencial que a concretagem de uma estrutura proceda com algumas operações devidamente controladas, tais como: lançamento, adensamento e cura do concreto. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que define e caracteriza a cura do concreto.

  • A. Para que sejam atendidas as propriedades de um projeto estrutural, é essencial que a concretagem de uma estrutura proceda com algumas operações devidamente controladas, tais como: lançamento, adensamento e cura do concreto. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que define e caracteriza a cura do concreto.
  • B. A compactação do concreto fresco ao induzir a saída de ar da mistura, facilitando o arranjo dos agregados e melhorando o contato com as formas e com a armação.
  • C. O tratamento de patologias do concreto como eflorescência e fissuração.
  • D. Conjunto de medidas que tem como objetivo evitar a evaporação da água utilizada na mistura do concreto, a qual reagirá com o cimento, promovendo o ganho de resistência e prevenindo fissuras.
  • E. Pintura com resina apropriada para tratar fissuras, manchas e reforçar a impermeabilização do substrato de concreto.

Acerca da elaboração de projetos de edificações, assinale a alternativa que indica um documento técnico obrigatório a ser apresentado em um projeto para execução de arquitetura.

  • A. Perspectiva.
  • B. Maquete eletrônica.
  • C. Memorial de cálculo.
  • D. Levantamento planialtimétrico.
  • E. Planta geral de implantação.

Considere hipoteticamente que, ao analisar um projeto, um técnico em estradas resolve conferir as distâncias entre as estacas de locação para uma ferrovia, por meio de uma régua centimétrica. Se a escala indicada na planta é de 1:500 e ele mediu, nessa mesma planta, uma distância entre estacas de 4 cm, é correto afirmar que a medida real entre eixos de estacas é de

  • A. 20 metros.
  • B. 125 metros.
  • C. 12,5 metros.
  • D. 200 metros.
  • E. 25 metros.

Observe a planta a seguir.

Com base na figura apresentada, assinale a alternativa que indica o elemento hidrossanitário que pode ser observado.

  • A. Tubulação de água fria.
  • B. Barrilete.
  • C. Coluna de distribuição.
  • D. Caixa de gordura.
  • E. Registro geral.

Assinale a alternativa que apresenta o significado de superelevação em projetos ferroviários.

  • A. Elevação excessiva do greide em um trecho de ferrovia.
  • B. Altura máxima de um aterro.
  • C. Elevação do trilho externo em relação ao interno em uma curva horizontal de ferrovia.
  • D. Elevação do trilho interno em relação ao externo em uma curva horizontal de ferrovia.
  • E. Rebaixo do trilho externo em relação ao interno em uma curva horizontal de ferrovia.

A capacidade estrutural de uma via férrea pode ser definida com o quanto ela pode resistir às tensões provenientes dos carregamentos aplicados pelas rodas do trem. Considerando o método AREMA para projeto estrutural de vias férreas, assinale a alternativa que indica os parâmetros de projeto.

  • A. Carga dinâmica, módulo de suporte do trilho, carga admissível da superfície de apoio do dormente-lastro, tensão máxima admissível do subleito, tensão entre a placa de apoio do trilho e o dormente, e tensões de flexão e fadiga no trilho.
  • B. Carga estática dos vagões, carga dinâmica, módulo de elasticidade do aço, e tensão máxima admissível do subleito.
  • C. Cargas dinâmicas e estáticas, resistência do subleito e resistência dos trilhos.
  • D. Área do trilho, peso do trilho, tensão máxima admissível do subleito e comprimento do veículo.
  • E. Área do trilho, peso do trilho, módulo de suporte do trilho e comprimento do trilho.

Assinale a alternativa que apresenta apenas equipamentos utilizados para compactação de solos.

  • A. Moto scraper, soquete vibratório e rolo pneumático.
  • B. Rolo vibratório, soquete vibratório, motoniveladora e rolo pneumático.
  • C. Escavadeira com shovel, moto scraper, soquete vibratório e rolo pneumático.
  • D. Rolo vibratório, soquete vibratório, rolo pneumático e moto scraper.
  • E. Rolo liso, Rolo vibratório, Soquete vibratório e Rolo pneumático.

Os benefícios e despesas indiretas (BDI) constituem um percentual aplicado sobre o custo direto de obras, sejam elas de edificação, rodovias, ferrovias, entre outras. A esse respeito, é correto afirmar que estão inclusos em sua composição

  • A. custos com encargos sociais, administração central, taxa de risco, custo financeiro do capital de giro, tributos e lucro.
  • B. custos com encargos incidentes e reincidentes das leis sociais, administração central, taxa de risco, custo financeiro do capital de giro, tributos e lucro.
  • C. custos com a administração central, taxa de risco, custo financeiro do capital de giro, tributos e lucro.
  • D. custos com aluguel de equipamentos para obra, funcionários mensalistas, administração da obra, tributos e lucro.
  • E. os de preparação do canteiro de obras, mobilização e desmobilização, taxa de risco, custo financeiro do capital de giro, tributos e lucro.
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