Questões sobre Área: Logística de Transportes

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Um Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão empresarial que integra vários setores de uma organização, possibilitando que os usuários visualizem o que ocorre nas diversas áreas. A adoção desse sistema apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui

  • A. a facilidade de implementação em qualquer cenário.
  • B. a ampliação dos limites de tempo de resposta ao mercado.
  • C. a possibilidade de contar com um número maior de fornecedores de softwares.
  • D. o curto espaço de tempo necessário para sua implementação.
  • E. o fornecimento de informações em tempo real, otimizando a comunicação na cadeia de suprimentos.

Durante a elevação e o transporte de carga utilizando ponte rolante, recomenda-se

  • A. impedir a presença de mais de duas pessoas não autorizadas na ponte.
  • B. exceder apenas até 10% o peso máximo indicado no equipamento para a realização do trabalho.
  • C. improvisar sempre que houver necessidade.
  • D. deixar a carga suspensa na ponte durante situações de emergência.
  • E. elevar a carga somente quando estiver pendurada e bem presa ao sistema de guincho.

Existem diversos critérios competitivos na área de operações relacionados à estratégia de negócios de uma empresa e vinculados ao nível de exigência dos clientes quanto à aquisição de um produto. O critério que define que o produto deve ter desempenho superior ao de seus competidores é a(o)

  • A. inovação
  • B. flexibilidade
  • C. qualidade
  • D. custo
  • E. desempenho de entrega

Nas cadeias de suprimentos, há estoques de matérias- -primas e de produtos acabados; no entanto, existem motivos determinantes que levam uma organização a operar com a menor quantidade possível de estoque, ou a não tê-lo. Um dos motivos que levam uma empresa a NÃO ter estoque é o(a)

  • A. aumento de custos de aquisição e de manutenção do produto estocado.
  • B. abastecimento contínuo dos canais de distribuição, visando a atingir os pontos de venda.
  • C. oferecimento de um bom atendimento ao cliente, mantendo produtos de reposição sempre à sua disposição.
  • D. redução dos custos de aquisição e de transporte do produto, quando se adquirem grandes volumes para estoque.
  • E. possibilidade de equacionar a demanda com a capacidade de entrega de um determinado produto.

A navegação mercante realizada entre portos do território brasileiro denomina-se

  • A. cabotagem
  • B. sea-bea
  • C. dutoviária
  • D. navegação interior
  • E. navegação de longo curso

As várias classificações de navios correspondem às suas funções ou aos tipos de carga que transportam. O tipo de navio destinado ao transporte de granéis liquidos é o

  • A. graneleiro
  • B. tanque
  • C. lash
  • D. fuel container ship
  • E. roll-on/roll-off

Os serviços de transporte aéreo público internacional podem ser realizados por empresas nacionais ou estrangeiras. O principal órgão regulador do transporte aéreo internacional é a

  • A. ANAC
  • B. ANAT
  • C. IARA
  • D. IATA
  • E. FAB

Define-se como veículo de carga aquele que é utilizado para trânsito nas vias de rolamento e que se destina ao transporte geral de cargas nas formas sólida, líquida e gasosa. É classificado oficialmente como um veículo de carga o

  • A. automóvel
  • B. micro-ônibus
  • C. ônibus
  • D. bonde
  • E. caminhão

De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida. Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que

  • A. o condutor seja um profissional conhecedor da sinalização local.
  • B. o veículo seja adequado às dimensões das vias trafegadas.
  • C. os pedestres sejam parte integrante da educação para o trânsito.
  • D. a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.
  • E. a sinalização seja, prioritariamente, horizontal, às margens das vias.

Um experiente condutor foi encarregado de realizar a entrega de um carregamento de óleo diesel em um posto situado numa rua de acesso restrito. Antes de realizar o serviço, informaram-lhe que, no trecho do trajeto que antecedia à chegada ao posto, ele iria trafegar por uma via com intersecções em nível, controlada por semáforos e dotada de acesso às vias secundárias e locais. Além disso, ele recebeu a recomendação de, nessa parte do percurso, não ultrapassar a velocidade de 60 km/h, sob pena de cometer infração de trânsito. Diante das informações recebidas, o condutor concluiu acertadamente que

  • A. a entrega não seria viabilizada no prazo combinado devido à velocidade permitida no local.
  • B. a parte especificada do trajeto seria percorrida em uma via arterial.
  • C. o trajeto não fora bem elaborado pelo técnico em logística da empresa.
  • D. o trecho informado não oferecia acesso aos lotes lindeiros.
  • E. o veículo que ele conduzia não seria o mais indicado para aquela entrega.
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