Questões sobre Área: Propulsão Hipersônica

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A eficiência líquida ηL de um motor de propulsão aspirada hipersônico, seguindo o modelo de um ciclo fechado de Brayton, depende de dois parâmetros fundamentais: a eficiência térmica ηT e a capacidade de conversão da energia disponível na reação química em energia cinética ηC. Esta relação é dada pela seguinte fórmula:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    cp – cv = R

  • B.

    cp – cv = R (T/P) (dP/dT )v

  • C.

    cp – cv = ((du/dv)T + p) (dv/dT )p

  • D.

    cp – cv = (dh/dv)T (dv/dT )p

  • E.

    cp – cv = v (dP/dT )v

  • A.

    ã (RT − 2añ)

  • B.

    ã R T/(bñ − 1)2

  • C.

    ã (RT − 2añ(bñ − 1))/(bñ − 1)2

  • D.

    ã (RT − 2añ(bñ − 1)2)/(bñ − 1)

  • E.

    ã (RT − 2añ(bñ − 1)2)/(bñ − 1)2

Um modelo simples para o ar considera que ele é composto por dois átomos N e O e três moléculas diatômicas N2, O2 e NO. Considere o ar fazendo parte de um escoamento hipersônico no qual as temperaturas T atingidas sejam altas o suficiente para excitar modos energéticos translacional, rotacional e vibracional, distinguindo, é claro, os casos M monoatômicos e D diatômicos. Estamos considerando aqui um aquecimento que leva a excitação plena do modo energético vibracional. Sabendo que Ri é a constante do gás associado à espécie i, as energias internas ug de cada grupo M e D, respectivamente, são dadas por:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Escoamentos hipersônicos normalmente ocorrem em camadas da atmosfera onde a densidade do ar é extremamente baixa. Contudo, estas circunstâncias representam o limite de validade da hipótese do contínuo, que precisa ser satisfeita para permitir o uso das equações de Navier-Stokes na modelagem e simulação desses escoamentos. O parâmetro adimensional que regula essa transição é o número de Knudsen Kn, que representa a razão entre o caminho livre médio entre as moléculas e um comprimento característico do escoamento. As equações de Navier- Stokes podem ser utilizadas sem modificações até Kn < 0.001, aproximadamente. Acima deste valor, dentro da faixa de 0.001 < Kn < 10, uma ou mais modificações devem ser feitas ao modelo de Navier- -Stokes. Apesar de este intervalo ser aproximado, esta ou estas modificações devem

  • A.

    incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn2) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.

  • B.

    incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.

  • C. incluir condição de contorno de escorregamento + desprezar o tensor difusivo.
  • D.

    apenas desprezar o tensor difusivo.

  • E.

    incluir apenas a condição de contorno de escorregamento.

  • A.

    alto calor específico e baixa densidade.

  • B.

    baixa densidade e baixa temperatura de ebulição.

  • C.

    alto calor de combustão e baixa densidade.

  • D.

    alto calor de combustão e alto calor específico.

  • E.

    alto calor específico e baixa temperatura de ebulição.

Alguns scramjets possuem uma rampa essencialmente bidimensional em sua região de entrada. Além disso, essas rampas costumam ter pequenas inclinações δ, medidas em relação à linha de corrente alinhada com o escoamento livre, que geram choques oblíquos. O escoamento atrás do choque pode ser subsônico ou supersônico, dependendo do ângulo θ que o choque oblíquo forma com a mesma linha de corrente. Quando o número de Mach do escoamento livre é muito grande, o ângulo crítico θc que separa esses dois tipos de escoamento atrás do choque depende de um único parâmetro, dado por:

  • A.

    Re, número de Reynolds.

  • B.

    M, número de Mach.

  • C.

    y razão o entre calores específicos.

  • D.

    δ, ângulo da rampa de um scramjet.

  • E.

    Kn, número de Knudsen.

O projeto da região de entrada de um scramjet para compressão do escoamento livre pode ser de três tipos diferentes: externo, misto ou interno. Um dos objetivos que se deseja evitar nesse projeto é um excesso de compressão, uma vez que ele

  • A.

    dificulta o processo da combustão.

  • B.

    reduz a razão ar/combustível.

  • C. restringe o uso de geometrias variáveis.
  • D.

    impede o início da combustão.

  • E.

    gera efeitos de não equilíbrio termodinâmico.

Dois equipamentos laboratoriais muito utilizados para estudos experimentais de escoamentos hipersônicos são o tubo de choque e o túnel de choque. Quando utilizados para estudar o escoamento de ar ao redor de objetos rombudos, seus regimes de operação são distintos. Qual das afirmações a seguir é válida para esse experimentos em tubos de choque?

  • A.

    Altas pressões impedem o acesso ótico ao experimento.

  • B.

    Tempo de teste é extremamente pequeno.

  • C.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir ionização no NO.

  • D.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no O2.

  • E.

    Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no N2.

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