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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Área: Propulsão Hipersônica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A eficiência líquida ηL de um motor de propulsão aspirada hipersônico, seguindo o modelo de um ciclo fechado de Brayton, depende de dois parâmetros fundamentais: a eficiência térmica ηT e a capacidade de conversão da energia disponível na reação química em energia cinética ηC. Esta relação é dada pela seguinte fórmula:
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cp cv = R
cp cv = R (T/P) (dP/dT )v
cp cv = ((du/dv)T + p) (dv/dT )p
cp cv = (dh/dv)T (dv/dT )p
cp cv = v (dP/dT )v
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ã (RT − 2añ)
ã R T/(bñ − 1)2
ã (RT − 2añ(bñ − 1))/(bñ − 1)2
ã (RT − 2añ(bñ − 1)2)/(bñ − 1)
ã (RT − 2añ(bñ − 1)2)/(bñ − 1)2
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Um modelo simples para o ar considera que ele é composto por dois átomos N e O e três moléculas diatômicas N2, O2 e NO. Considere o ar fazendo parte de um escoamento hipersônico no qual as temperaturas T atingidas sejam altas o suficiente para excitar modos energéticos translacional, rotacional e vibracional, distinguindo, é claro, os casos M monoatômicos e D diatômicos. Estamos considerando aqui um aquecimento que leva a excitação plena do modo energético vibracional. Sabendo que Ri é a constante do gás associado à espécie i, as energias internas ug de cada grupo M e D, respectivamente, são dadas por:
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Escoamentos hipersônicos normalmente ocorrem em camadas da atmosfera onde a densidade do ar é extremamente baixa. Contudo, estas circunstâncias representam o limite de validade da hipótese do contínuo, que precisa ser satisfeita para permitir o uso das equações de Navier-Stokes na modelagem e simulação desses escoamentos. O parâmetro adimensional que regula essa transição é o número de Knudsen Kn, que representa a razão entre o caminho livre médio entre as moléculas e um comprimento característico do escoamento. As equações de Navier- Stokes podem ser utilizadas sem modificações até Kn < 0.001, aproximadamente. Acima deste valor, dentro da faixa de 0.001 < Kn < 10, uma ou mais modificações devem ser feitas ao modelo de Navier- -Stokes. Apesar de este intervalo ser aproximado, esta ou estas modificações devem
incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn2) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.
incluir condição de contorno de escorregamento + incluir termos de O(Kn) provenientes da expansão de Chapman-Enskog das equações de Boltzmann.
apenas desprezar o tensor difusivo.
incluir apenas a condição de contorno de escorregamento.
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alto calor específico e baixa densidade.
baixa densidade e baixa temperatura de ebulição.
alto calor de combustão e baixa densidade.
alto calor de combustão e alto calor específico.
alto calor específico e baixa temperatura de ebulição.
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Alguns scramjets possuem uma rampa essencialmente bidimensional em sua região de entrada. Além disso, essas rampas costumam ter pequenas inclinações δ, medidas em relação à linha de corrente alinhada com o escoamento livre, que geram choques oblíquos. O escoamento atrás do choque pode ser subsônico ou supersônico, dependendo do ângulo θ que o choque oblíquo forma com a mesma linha de corrente. Quando o número de Mach do escoamento livre é muito grande, o ângulo crítico θc que separa esses dois tipos de escoamento atrás do choque depende de um único parâmetro, dado por:
Re, número de Reynolds.
M, número de Mach.
y razão o entre calores específicos.
δ, ângulo da rampa de um scramjet.
Kn, número de Knudsen.
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O projeto da região de entrada de um scramjet para compressão do escoamento livre pode ser de três tipos diferentes: externo, misto ou interno. Um dos objetivos que se deseja evitar nesse projeto é um excesso de compressão, uma vez que ele
dificulta o processo da combustão.
reduz a razão ar/combustível.
impede o início da combustão.
gera efeitos de não equilíbrio termodinâmico.
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Dois equipamentos laboratoriais muito utilizados para estudos experimentais de escoamentos hipersônicos são o tubo de choque e o túnel de choque. Quando utilizados para estudar o escoamento de ar ao redor de objetos rombudos, seus regimes de operação são distintos. Qual das afirmações a seguir é válida para esse experimentos em tubos de choque?
Altas pressões impedem o acesso ótico ao experimento.
Tempo de teste é extremamente pequeno.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir ionização no NO.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no O2.
Temperaturas de estagnação não são altas o suficiente para induzir dissociação no N2.
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