Questões sobre Área: Proteção Radiológica

Lista completa de Questões sobre Área: Proteção Radiológica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Por meio da radioatividade, o netúnio de número atômico 93 e número de massa 239 emite um partícula beta. O núcleo residual também é radioativo e forma o urânio 235. É correto afirmar que a partícula emitida junto com o urânio 235 é:

  • A.

    partícula beta.

  • B.

    partícula alfa.

  • C.

    um nêutron.

  • D.

    uma radiação gama.

  • E.

    um pósitron.

É correto afirmar que

  • A.

    a captura eletrônica é a captura de um elétron pelo núcleo, e este se combina com um próton para formar um nêutron, de modo que o número atômico diminua em uma unidade e o número de massa se mantenha igual.

  • B.

    a emissão de uma partícula beta conduz a uma diminuição do número de prótons no núcleo e a uma diminuição simultânea do número de nêutrons.

  • C.

    a emissão de uma partícula beta conduz a um aumento do número de prótons no núcleo e a um aumento simultâneo do número de nêutrons.

  • D.

    a captura eletrônica é a captura de um elétron pelo núcleo, e este se combina com um nêutron para formar um próton, de modo que o número atômico aumente em uma unidade e o número de massa se mantenha igual.

  • E.

    a captura eletrônica é a captura de um elétron pelo núcleo, e este se combina com um próton para formar um nêutron, de modo que o número atômico aumente em uma unidade e o número de massa se mantenha igual.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Radiações ionizantes, no contexto biológico, são aquelas capazes de ejetar os elétrons orbitais dos átomos de C, H, O e N. A quantidade de energia depositada por uma radiação não ionizante, ao atravessar um material, depende da natureza química do material e de sua massa específica. É importante ressaltar que a absorção de radiações não ionizantes pela matéria é um fenômeno atômico e não molecular.

  • B.

    Radiações não ionizantes, no contexto biológico, são aquelas capazes de ejetar os elétrons orbitais dos átomos de C, H, O e N. A quantidade de energia depositada por uma radiação ionizante, ao atravessar um material, depende da natureza química do material e de sua massa específica. É importante ressaltar que a absorção de radiações ionizantes pela matéria é um fenômeno atômico e não molecular.

  • C.

    Radiações que são capazes de ejetar os elétrons da camada eletrônica para os elementos considerados (C, H, O, N) são ditas não ionizantes (no contexto biológico). Os efeitos dessas radiações nos organismos não são menos perigosos pelo fato de não provocarem ionizações, pois elas não atuam só em nível atômico, como acontece com radiações ionizantes, mas também em nível molecular, como acontece com a radiação ultravioleta (UV) quando interage com a molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico).

  • D.

    Radiações que não são capazes de ejetar os elétrons da camada eletrônica para os elementos considerados (C, H, O, N) são ditas ionizantes (no contexto biológico). Os efeitos dessas radiações nos organismos não são menos perigosos pelo fato de provocarem ionizações, pois elas não atuam só em nível atômico, como acontece com radiações ionizantes, mas também em nível molecular, como acontece com a radiação ultravioleta (UV) quando interage com a molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico).

  • E.

    Radiações ionizantes, no contexto biológico, são aquelas capazes de ejetar os elétrons orbitais dos átomos de C, H, O e N. A quantidade de energia depositada por uma radiação ionizante, ao atravessar um material, depende da natureza química do material e de sua massa específica. É importante ressaltar que a absorção de radiações ionizantes pela matéria é um fenômeno atômico e não molecular.

São exemplos de radiação ionizante e não ionizante, correta e respectivamente,

  • A.

    raios cósmicos e raios X.

  • B.

    ondas de rádio e radiações provenientes de material radioativo.

  • C.

    raios cósmicos e luz ultravioleta.

  • D.

    ondas de rádio e luz ultravioleta.

  • E.

    micro-ondas e raios X.

É correto afirmar que

  • A.

    a eficiência de um detector está associada normalmente somente ao tipo da radiação e é, basicamente, a capacidade do detector de registrá-la.

  • B.

    a eficiência de um detector pode ser definida de duas formas: eficiência intrínseca e eficiência absoluta.

  • C.

    o tipo e a energia de radiação, normalmente, são fatores ligados às características intrínsecas do detector. A eficiência intrínseca pode ser obtida pela razão entre o número de sinais registrados e o número de radiações emitidas pela fonte.

  • D.

    a eficiência absoluta está relacionada não só com as suas características de construção, mas também com a fonte de radiação que está sendo medida, com o meio e com a geometria de medição. Ela pode ser determinada pela razão do número de sinais registrados e o número de radiações incidentes no detector.

  • E.

    a eficiência de um detector está associada normalmente somente à energia da radiação e é basicamente a capacidade do detector de registrá-la.

A eficiência intrínseca de um detector (Ei) é a medida de sua capacidade em detectar radiação e é, geralmente, definida como a razão entre o número de fótons, ou partículas, de um dado tipo de radiação detectada e o número de fótons, ou partículas, que incidem sobre o volume sensível do detector. O valor de Ei é dado pela relação entre o número de partículas detectadas pelo detector e o número de partículas que incidem sobre o volume do detector. O valor de 0,5 (50%) de eficiência intrínseca significa que somente a metade da radiação incidente sobre o volume sensível do detector foi detectada e que a outra metade simplesmente não interagiu com o volume sensível do detector. Baseado nisso, é correto concluir que

  • A.

    quanto mais alta a eficiência intrínseca do detector utilizado, maior será a exatidão da medida.

  • B.

    quanto mais baixa a eficiência intrínseca do detector utilizado, maior será a exatidão da medida.

  • C.

    quanto mais alta a eficiência intrínseca do detector utilizado, menor será a exatidão da medida.

  • D.

    uma eficiência intrínseca de 30% significa que um terço da radiação incidente sobre o volume sensível do detector não foi detectada.

  • E.

    a eficiência intrínseca de um detector depende unicamente da quantidade de partículas incidentes.

Uma das regras da gerência de rejeitos radioativos é:

  • A.

    Se a meia-vida é maior que 60 dias, deixamos o rejeito decair até o limite de isenção e o eliminamos no lixo comum.

  • B.

    Se a meia-vida é menor que 60 dias, deixamos o rejeito decair até o limite de isenção e o eliminamos no lixo comum.

  • C.

    Se a meia-vida é maior que 60 dias, realizamos o tratamento, o acondicionamento, o armazenamento e o eliminamos no lixo comum.

  • D.

    Se a meia-vida é maior que um ano, deixamos o rejeito decair até o limite de isenção e o eliminamos no lixo comum.

  • E.

    Se a meia-vida é menor que um ano, deixamos o rejeito decair totalmente e o eliminamos no lixo comum.

Na radioproteção, a atividade atualmente é medida em becquerel (Bq); antigamente, a mesma atividade era mediada em Curie (Ci). Sabe-se que um curie vale 3,7 x 1010 dps (desintegração por seg) e que um becquerel vale um dps. Portanto,

  • A.

    um curie vale 2,7 x 10– 11 becquerel.

  • B.

    um becquerel vale 3,7 x 10– 10 curie.

  • C.

    um becquerel vale 2,7 x 10– 11 curie.

  • D.

    um becquerel vale um curie.

  • E.

    um curie vale 2,2 x 10– 11 becquerel.

A relação entre a constante de desintegração e meia-vida é que

  • A.

    essas grandezas não são proporcionais.

  • B.

    elas são diretamente proporcionais.

  • C.

    elas são inversamente proporcionais.

  • D.

    a constante de desintegração é o dobro da meia-vida.

  • E.

    a constante de desintegração é metade da meia-vida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...