Questões sobre Arteterapeuta

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Segundo Stanley Keleman, “o cérebro humano e as vísceras têm a capacidade de gerar imagem. O cérebro aprende a usar essa imagem para influenciar seu comportamento. Os batimentos cardíacos, o peristaltismo ininterrupto do intestino, o pulso e o tônus muscular produzem sensações que o cérebro organiza numa imagem neural e, depois, numa imagem visual”. O nosso corpo faz uma imagem de si mesmo no seu cérebro. Isso é chamado de:

  • A.

    sensação do corpo ou das interiorizações.

  • B.

    imagem corporal ou somática.

  • C.

    percepção tátil ou reflexiva.

  • D.

    encarnação ou corporificação.

  • E.

    mitos orgânicos ou pulsões imagéticas.

De acordo com Shirley Riley, o trabalho daArteterapia com famílias que vivenciam violência doméstica possui o intuito de proporcionar:

  • A.

    o elemento desencadea dor para os desentendimentos e as ampliações das neuroses presentes no âmbito familiar.

  • B.

    uma possibilidade de total dissolução dos problemas familiares, assim como o surgimento de novas questões negativas adormecidas.

  • C.

    a busca pela saúde social, humanitária, coletiva e existencial de toda a família e sua rede de acesso.

  • D.

    o distanciamento necessário em relação ao trauma imediato e o modo de dar voz, sem palavras, às idéias confusas.

  • E.

    a aprendizagem de práticas artísticas e estéticas que exploram a expressão e favorecem a diluição de conteúdos estressores.

De acordo com Violet Oaklander, “quando a criança se torna desligada do seu corpo, perde o senso de si própria, bem como grande dose de força física e emocional. Assim, precisamos fornecer-lhe métodos para ajudá-la a readquirir seu corpo, ajudá-la a conhecer seu corpo, sentir-se à vontade nele e aprender a usá-lo novamente”. Nesse contexto, um aspecto fundamental a ser trabalhado pelo Arteterapeuta é:

  • A.

    o processo inconsciente da criança totalmente sem proteção.

  • B.

    a árvore genealógica e a origem ancestral do corpo familiar.

  • C.

    a história sonoro-musical da criança e a sua expressão corporal.

  • D.

    o alongamento corporal por meio de diversificados jogos lúdicos.

  • E.

    a consciência corporal da criança por meio da respiração.

De acordo com Hebert Read, as quatro funções psicológicas básicas existentes segundo Jung são pensamento, sentimento, sensação e intuição. Se uma dessas funções predomina, temos como resultado um tipo correspondente. Cada um desses tipos pode, além disso, ser:

  • A.

    somático ou sintomático.

  • B.

    introvertido ou extrovertido.

  • C.

    ativo ou passivo.

  • D.

    reflexivo ou introspectivo.

  • E.

    simbólico ou realista.

Segundo a arteterapeuta Angela Philippini, “em Arteterapia com abordagem junguiana, o caminho será fornecer suportes materiais adequados para que a energia psíquica plasme símbolos em criações diversas”. Estas produções simbólicas retratam múltiplos estágios da psique, ativando e realizando a comunicação entre:

  • A.

    os arquétipos e os mitos.

  • B.

    as brincadeiras e os jogos.

  • C.

    o brincar e a realidade.

  • D.

    o inconsciente e o consciente.

  • E.

    a luz e a sombra.

Assinale a opção correta.

  • A.

    A violência tornou-se a principal causa de mortalidade jovem no Brasil.

  • B.

    Nas grandes capitais, os acidentes de trânsito e os atropelamentos constituem fator de pouca relevância na mortalidade entre os escolares.

  • C.

    A intoxicação por animais peçonhentos não é considerada causa externa, pois o veneno atinge os órgãos vitais por meio do sangue.

  • D.

    Os acidentes de trabalho referem-se exclusivamente aos ocorridos no local de trabalho.

  • E.

    A violência contra a mulher é cometida, na maioria das vezes, por seus próprios companheiros de trabalho.

Ao final da década de 40 do século XX, teve início o exercício de inúmeras atividades ocupacionais que visavam humanizar os hospitais psiquiátricos e possibilitar aos doentes mentais a expressão de seu mundo interno. A partir dessas experiências, constatou-se a presença de uma riqueza de conteúdos, que, contrariando conceitos estabelecidos, se preservava, apesar do estado patológico crônico em que se encontravam os pacientes. De 1949 até 1974, desenvolveu-se, cotidianamente, em seção de terapia ocupacional, importante trabalho com diversos pacientes psiquiátricos, o que se tornou um marco na história da arteterapia e modelo para muitos arteterapeutas. Tal experiência foi desenvolvida

  • A.

    no Centro Psiquiátrico Pedro II.

  • B.

    Instituto Philippe Pinel.

  • C.

    no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

  • D.

    na Colônia Juliano Moreira.

  • E.

    na Casa de Saúde Dr. Eiras.

A arte produzida nos hospitais psiquiátricos por seus internos recebeu a denominação de arte bruta. Houve muita discussão em torno desse tipo de arte: alguns críticos e estudiosos chegaram a discordar que se desse status de arte à produção dos doentes mentais. Porém, há, no Brasil, alguns exemplos de artistas que ganharam reconhecimento apesar de terem realizado sua arte durante uma internação psiquiátrica. Inclui-se entre esses exemplos

  • A.

    Vincent Van Gogh.

  • B.

    Raul Seixas.

  • C.

    Arthur Bispo do Rosário.

  • D.

    Paulo Coelho.

  • E.

    Volpi.

Na definição de arteterapia, a palavra arte adquire um sentido que, construído após a segunda metade do século XX, está marcado pelo pós-guerra. De acordo com esse novo sentido, a arte

  • A.

    é a recriação da beleza ideal.

  • B.

    está a serviço da religião.

  • C.

    está a serviço da exaltação da natureza, da religião e da beleza ideal.

  • D.

    está a serviço da representação visual do domínio figurativo.

  • E.

    expressiva está a serviço das artes marciais.

A arte contemporânea rompeu radicalmente com a que a precedeu, o que deu origem a um questionamento acerca da própria função da arte. Essas mudanças ocorreram por meio da técnica e da ideologia estética, inspirando diferentes práticas de arteterapia. Tais mudanças podem ser observadas

  • A.

    na arte sacra.

  • B.

    em pinturas rupestres.

  • C.

    na fotografia.

  • D.

    na art nouveau.

  • E.

    no balé clássico.

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