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Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Aviação / Aeronaves - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a conceitos e fenômenos meteorológicos, julgue os seguintes itens.
Os códigos meteorológicos METAR e TAF são uma descrição completa das condições meteorológicas previstas para um aeródromo durante todo o período de previsão, incluindo qualquer mudança significativa nas operações aéreas.
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Com relação a conceitos e fenômenos meteorológicos, julgue os seguintes itens.
As correntes de jato são importantes para os pilotos porque os ventos fracos em altitude podem ajudar ou dificultar o vôo, dependendo de sua direção.
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Com relação a conceitos e fenômenos meteorológicos, julgue os seguintes itens.
A ocorrência do fenômeno meteorológico denominado nevoeiro forte fecha os aeródromos para pouso e decolagem de aeronaves.
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Com relação a conceitos e fenômenos meteorológicos, julgue os seguintes itens.
No inverno do hemisfério sul, a zona de convergência intertropical (ZCIT) desloca-se para o hemisfério norte.
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Uma aeronave convencional de asa fixa, ao mudar sua atitude de voo, gira em torno de um ou mais eixos de referência, x, y e z, que passam pelo seu centro de gravidade, conforme mostra a figura acima. Acerca desses eixos e considerando uma aeronave inicialmente em voo reto e nivelado, julgue os itens que se seguem.
Os ailerons situados nos bordos de fuga das asas são responsáveis por girar a aeronave em torno do eixo x, eixo transversal da aeronave.
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Uma aeronave convencional de asa fixa, ao mudar sua atitude de voo, gira em torno de um ou mais eixos de referência, x, y e z, que passam pelo seu centro de gravidade, conforme mostra a figura acima. Acerca desses eixos e considerando uma aeronave inicialmente em voo reto e nivelado, julgue os itens que se seguem.
Os compensadores servem para controlar o balanceamento de uma aeronave, de forma a mantê-la em voo reto e nivelado, sem que haja necessidade da atuação do piloto nos comandos principais da mesma.
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Uma aeronave convencional de asa fixa, ao mudar sua atitude de voo, gira em torno de um ou mais eixos de referência, x, y e z, que passam pelo seu centro de gravidade, conforme mostra a figura acima. Acerca desses eixos e considerando uma aeronave inicialmente em voo reto e nivelado, julgue os itens que se seguem.
Uma assimetria no movimento de deflexão dos flapes tende a provocar um movimento de rotação da aeronave em torno do eixo y, eixo longitudinal da aeronave.
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Uma aeronave convencional de asa fixa, ao mudar sua atitude de voo, gira em torno de um ou mais eixos de referência, x, y e z, que passam pelo seu centro de gravidade, conforme mostra a figura acima. Acerca desses eixos e considerando uma aeronave inicialmente em voo reto e nivelado, julgue os itens que se seguem.
O manche, ao ser empurrado pelo piloto para trás, eleva o nariz da aeronave, colocando-a em uma atitude picada.
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Uma aeronave convencional de asa fixa, ao mudar sua atitude de voo, gira em torno de um ou mais eixos de referência, x, y e z, que passam pelo seu centro de gravidade, conforme mostra a figura acima. Acerca desses eixos e considerando uma aeronave inicialmente em voo reto e nivelado, julgue os itens que se seguem.
Uma aeronave que possua estabilidade estática e dinâmica positivas, quando tiver o nariz subitamente elevado ao atravessar uma zona de turbulência, retornará à atitude de voo anterior, baixando o nariz sem a necessidade da atuação do piloto.
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Acerca das reações aerodinâmicas que atuam em uma aeronave de asa fixa durante o voo, julgue os itens subsequentes.
A força de arrasto é a componente da força aerodinâmica que sempre atua no sentido contrário ao deslocamento da aeronave.
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